Análise da demanda do estudo em sustentabilidade e o impacto na vida de profissionais pós REABILITA
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42667 https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n30.2021.18 https://orcid.org/0000-0003-4981-071X https://orcid.org/0000-0002-5745-229X |
Resumo: | A Sustentabilidade é um conceito relativamente novo e o ensino das diretrizes sustentáveis nos currículos acadêmicos de graduação ainda é uma barreira na formação dos arquitetos e urbanistas de todo o Brasil. A necessidade de conhecimentos técnicos acerca da sustentabilidade geroudemanda por cursos de pós-graduação com ênfase nesta temática. Diante desta problemática surgiu o REABILITA, que além de trabalhar este assunto tão necessáriona atualidade, oferece a metodologia de Ensino a Distância que democratiza o estudo da sustentabilidade incluindoalunos de todo o Brasil e também do exterior. Assim, este trabalho objetiva entender o perfil daqueles que fizeram o curso e quais os impactos em suas vidas profissionais depois do estudo a respeito do tema. Para tanto,foi desenvolvido eaplicado um questionário aos ex-alunos do REABILITA investigando os motivos da demanda, asimpressões acerca do curso, e seu impacto nas atividades e vida dos profissionais. Observou-se, a partir dos relatos, que os ex-alunos melhoraram a prática profissional. Consequentemente, têm melhorado a atuação e ensino da Arquitetura e Urbanismo Sustentáveis. |
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Análise da demanda do estudo em sustentabilidade e o impacto na vida de profissionais pós REABILITAAnalysis of the demand for sustainability studies and its impact on the professionals' lives after REABILITAAnálisis de la demanda de estudios de sustentabilidad y el impacto en la vida de los profesionales post-REABILITASustentabilidadeArquitetura sustentávelFormação profissionalA Sustentabilidade é um conceito relativamente novo e o ensino das diretrizes sustentáveis nos currículos acadêmicos de graduação ainda é uma barreira na formação dos arquitetos e urbanistas de todo o Brasil. A necessidade de conhecimentos técnicos acerca da sustentabilidade geroudemanda por cursos de pós-graduação com ênfase nesta temática. Diante desta problemática surgiu o REABILITA, que além de trabalhar este assunto tão necessáriona atualidade, oferece a metodologia de Ensino a Distância que democratiza o estudo da sustentabilidade incluindoalunos de todo o Brasil e também do exterior. Assim, este trabalho objetiva entender o perfil daqueles que fizeram o curso e quais os impactos em suas vidas profissionais depois do estudo a respeito do tema. Para tanto,foi desenvolvido eaplicado um questionário aos ex-alunos do REABILITA investigando os motivos da demanda, asimpressões acerca do curso, e seu impacto nas atividades e vida dos profissionais. Observou-se, a partir dos relatos, que os ex-alunos melhoraram a prática profissional. Consequentemente, têm melhorado a atuação e ensino da Arquitetura e Urbanismo Sustentáveis.Sustainability is a relatively new concept and the teaching of sustainable guidelines in undergraduate academic programmes is still a barrier in the training of architects and urban planners throughout Brazil. The need for technical knowledge about sustainability generates demand for postgraduate courses with an emphasis on this theme. In the face of this problem, REABILITA emerged. In addition to focus on this much needed subject nowadays, it offers the distance learning methodology that democratizes the study of sustainability by making it available for students from all over Brazil and also from abroad.Thus, this work aims to understand the profile of those who took the course and what are the impacts on their professional lives after studying the topic.With this aim in view, a questionnaire was developed and applied to the REABILITA alumni to investigate the reasons for the demand and the impressions about the course, as well as the changes in the professionals' activities and lives. It was observed, from the reports, that the alumni improved their professional practice and got better qualifications. As a result, they have improved the performance and teaching of Sustainable Architecture and Urbanism.La sustentabilidad es un concepto relativamente nuevo y la enseñanza de directrices sostenibles en los planes de estudio académicos de licenciatura siguen siendo una barrera en la formación de arquitectos y urbanistas en todo Brasil. La necesidad de conocimientos técnicos sobre sustentabilidad genera demandas de cursos de posgrado con énfasis en esta temática. Frente a esta problemática surgió REABILITA, que además de trabajar en esta asignatura tan necesaria en la actualidad, ofrece la metodología de Educación a Distancia que democratiza el estudio de la sustentabilidad y alcanza a estudiantes de todo Brasil y también del exterior. Así, este trabajo tiene como objetivocomprender el perfil de quienes realizaron el curso y cuáles son los impactos en su vida profesional luego de estudiar el tema. Para ello, se elaboró y aplicó un cuestionario a los egresados de REABILITA para investigar los motivos de la demanda y las impresiones sobre el curso, así como los cambios en las actividades y vidas de los profesionales. Se observó, a partir de los informes, que los egresados mejoraron su práctica profesional. En consecuencia, han mejorado el desempeño y la enseñanza de Arquitectura y Urbanismo Sostenible.Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília2022-01-05T14:20:50Z2022-01-05T14:20:50Z2021-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGRAFF, Paula Adjuto Martins; GÓES, Thiago Montenegro. Análise da demanda do estudo em sustentabilidade e o impacto na vida de profissionais pós REABILITA. Paranoá, Brasília, v. 1, n. 30, 2021. DOI: 10.18830/issn.1679-0944.n30.2021.18. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/35086. Acesso em: 22 dez. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42667https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n30.2021.18https://orcid.org/0000-0003-4981-071Xhttps://orcid.org/0000-0002-5745-229X(CC BY) Licensed under a Creative Commons Attribution International License.info:eu-repo/semantics/openAccessGraff, Paula Adjuto MartinsGóes, Thiago Montenegroporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-30T17:58:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/42667Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-30T17:58:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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