Fluência oral em língua inglesa : concepções, perspectivas e a avaliação da aprendizagem
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33825 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018. |
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Fluência oral em língua inglesa : concepções, perspectivas e a avaliação da aprendizagemProfessores - língua estrangeiraLíngua inglesaFluência oralDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.Embora seja um termo considerado vago, indefinido (FREED, 2000; SCHMIDT, 2000; WOOD, 2001, 2006), cuja noção popular quase sempre se baseia em intuição (GUILLOT, 1999), fluência é um termo de central importância no ensino de inglês, especialmente no ensino comunicativo (BRUMFIT, 1984; HEDGE, 1993). Num mundo em que falar fluentemente um idioma permite acesso à comunicação global, expandindo possibilidades sociais, acadêmicas e crescimento profissional (MCCARTHY, 2009), proporcionalmente à relevância do ensino e aprendizagem de línguas cresce também a importância da avaliação, parte desse processo (SCARAMUCCI, 2016), o que requer que repensemos, enquanto professores, práticas e padrões de qualidade a ela relacionados. Esta é uma pesquisa qualitativa, de base etnográfica, que teve por finalidade identificar as concepções de professoras de inglês sobre a fluência oral, observando de que modo suas visões influenciam sua ação na sala de aula e na avaliação oral de seus alunos. Realizada em um centro de línguas público do Distrito Federal, a pesquisa teve seus dados coletados através de entrevistas semiestruturadas, observações de aulas com gravação de áudio e notas de campo do pesquisador. Os resultados dessa análise sugeriram três tipos de concepções: fluência como sinônimo de proficiência oral global; fluência como beleza e uniformidade da fala; e fluência como instrumento para a comunicação. Essas concepções demonstraram influenciar, de diferentes maneiras, as práticas de sala de aula e a avaliação da aprendizagem.Though considered a vague, undefined term (FREED, 2000; SCHMIDT, 2000; WOOD, 2001, 2006) whose popular notion is almost always based on intuition (GUILLOT, 1999), fluency is a highly important term in the teaching of English, particularly in communicative teaching (BRUMFIT, 1984; HEDGE, 1993). In a world where speaking a language fluently allows access to global communication, expanding social and academic possibilities as well as professional growth (MCCARTHY, 2009), the importance of assessment grows proportionally to the relevance of the language teaching and learning process (SCARAMUCCI, 2016), which requires that as teachers we re-thing practices and quality standards related to them. This was an ethnographic-based qualitative research which aimed at identifying the conceptions of teachers of English about oral fluency, by observing whether and how their views influence their classroom work and how they carry out their students’ oral assessment. The study was conducted in a public language school at the Brazilian Federal District and the data were collected by means of semi-structured interviews, classroom observations with audio recordings and the researcher's field notes. The findings of the data analyses suggest three types of conceptions: fluency as a synonym of global oral proficiency; fluency as speech beauty and uniformity; and fluency as an instrument for communication. Such conceptions were found to influence in different ways the teachers' practice and learning assessment.Instituto de Letras (IL)Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)Programa de Pós-Graduação em Linguística AplicadaCamargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira deDutra, Eber Clayton2019-01-29T11:29:34Z2019-01-29T11:29:34Z2019-01-292018-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDUTRA, Eber Clayton. Fluência oral em língua inglesa: concepções, perspectivas e a avaliação da aprendizagem. 2018. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33825A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-18T21:07:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/33825Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-18T21:07:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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