Impacto da intervenção assistida por animais nas habilidades sociais, motivação e estresse em crianças cursando o ensino fundamental : um estudo etológico, neurofisiológico e neuropsicológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Lucylle Fróis de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16888
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2014.
id UNB_c1e50c24ef1d6054d161d68cdf2d5b6c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16888
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Impacto da intervenção assistida por animais nas habilidades sociais, motivação e estresse em crianças cursando o ensino fundamental : um estudo etológico, neurofisiológico e neuropsicológicoComportamento - avaliaçãoMotivação (Psicologia)Psicologia infantilEstresseIntervenção Assistida por Animais (IAA)Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2014.A Intervenção Assistida por Animais (IAA) dentro do contexto escolar, através da intervenção direcionada e seus possíveis efeitos identificados em medidas etológicas, neurofisiológicas e neuropsicológicas a cerca do comportamento foram os focos deste estudo. Assim, os objetivos foram avaliar em crianças de nove a onze anos, cursando o quarto ano do ensino fundamental: (1) as alterações comportamentais nas etapas de antes, durante e após a IAA por meio de estudo etológico de observação natural destas; (2) avaliar as esferas cognitivas e emocionais, motivação, habilidades sociais e estresse por meio da aplicação de avaliações neuropsicológicas específicas a estas, antes e após a IAA; e (3) por último, aferir por meio de um estudo neurofisiológico o nível de concentração do hormônio do estresse (cortisol) em períodos matutino e vespertino nos dias que ocorreram as atividades estressoras (falar em público) antes e após a IAA. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram os formulários de etograma para o estudo etológico, os testes neuropsicológicos (IMHSC-Dell-Prette, ESI e EAME-IJ) e o kit biomédico para aferição salivar do cortisol. Foram realizadas treze sessões de IAA com diferentes atividades que compuseram esta etapa, os resultados indicaram melhora do rendimento escolar, das habilidades sociais e dos níveis de motivação. E sobre o estresse foi possível notar diminuições individuais na pontuação da escala. Houve também, uma diminuição nos níveis de cortisol dos participantes mais estressados. Os resultados confirmam os benefícios da relação humano e animal relatados em estudos anteriores, e no caso específico com o desenvolvimento voltado para o contexto escolar. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe Assisted Intervention for Animals (AIA) within the school context, through directed and its possible effects identified in ethological, neurophysiological and neuropsychological measures about behavior were the focus of this study. The objectives were to evaluate in children nine to eleven years, attending the fourth year of elementary school: (1) behavioral changes in the steps before, during and after the AIA through ethological study of these natural observation; (2) assess cognitive and emotional spheres, motivation, social skills and stress through the application of specific neuropsychological assessments at these before and after AIA; and (3) finally, assess through a neurophysiological study the level of concentration of stress (cortisol) hormone in morning and afternoon on days that occurred the stressful activities (public speaking) before and after the AIA. The instruments used in the research were the forms of ethogram for ethological study, the neuropsychological tests (IMHSC-Dell-Prette, ESI and EAME-IJ) and the biomedical kit for salivary cortisol measurement. AIA thirteen sessions were held with different activities that compose this step, the results indicated improvement in academic performance, social skills and motivation levels. What about stress was noticeable decreases in individual scores of the scale. There was also a decrease in cortisol levels of the stressed participants. The results confirm the benefits of human relationship animals and reported in previous studies, and in the case with the development facing the school context.Silva, Sérgio Leme daMelo, Lucylle Fróis de2014-11-15T11:17:01Z2014-11-15T11:17:01Z2014-11-152014-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMELO, Lucylle Fróis de. Impacto da intervenção assistida por animais nas habilidades sociais, motivação e estresse em crianças cursando o ensino fundamental: um estudo etológico, neurofisiológico e neuropsicológico. 2014. xv, 122 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16888A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:23:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/16888Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:23:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da intervenção assistida por animais nas habilidades sociais, motivação e estresse em crianças cursando o ensino fundamental : um estudo etológico, neurofisiológico e neuropsicológico
title Impacto da intervenção assistida por animais nas habilidades sociais, motivação e estresse em crianças cursando o ensino fundamental : um estudo etológico, neurofisiológico e neuropsicológico
spellingShingle Impacto da intervenção assistida por animais nas habilidades sociais, motivação e estresse em crianças cursando o ensino fundamental : um estudo etológico, neurofisiológico e neuropsicológico
Melo, Lucylle Fróis de
Comportamento - avaliação
Motivação (Psicologia)
Psicologia infantil
Estresse
Intervenção Assistida por Animais (IAA)
title_short Impacto da intervenção assistida por animais nas habilidades sociais, motivação e estresse em crianças cursando o ensino fundamental : um estudo etológico, neurofisiológico e neuropsicológico
title_full Impacto da intervenção assistida por animais nas habilidades sociais, motivação e estresse em crianças cursando o ensino fundamental : um estudo etológico, neurofisiológico e neuropsicológico
title_fullStr Impacto da intervenção assistida por animais nas habilidades sociais, motivação e estresse em crianças cursando o ensino fundamental : um estudo etológico, neurofisiológico e neuropsicológico
title_full_unstemmed Impacto da intervenção assistida por animais nas habilidades sociais, motivação e estresse em crianças cursando o ensino fundamental : um estudo etológico, neurofisiológico e neuropsicológico
title_sort Impacto da intervenção assistida por animais nas habilidades sociais, motivação e estresse em crianças cursando o ensino fundamental : um estudo etológico, neurofisiológico e neuropsicológico
author Melo, Lucylle Fróis de
author_facet Melo, Lucylle Fróis de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Sérgio Leme da
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Lucylle Fróis de
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento - avaliação
Motivação (Psicologia)
Psicologia infantil
Estresse
Intervenção Assistida por Animais (IAA)
topic Comportamento - avaliação
Motivação (Psicologia)
Psicologia infantil
Estresse
Intervenção Assistida por Animais (IAA)
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-15T11:17:01Z
2014-11-15T11:17:01Z
2014-11-15
2014-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Lucylle Fróis de. Impacto da intervenção assistida por animais nas habilidades sociais, motivação e estresse em crianças cursando o ensino fundamental: um estudo etológico, neurofisiológico e neuropsicológico. 2014. xv, 122 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16888
identifier_str_mv MELO, Lucylle Fróis de. Impacto da intervenção assistida por animais nas habilidades sociais, motivação e estresse em crianças cursando o ensino fundamental: um estudo etológico, neurofisiológico e neuropsicológico. 2014. xv, 122 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508248067211264