Ensino de inglês no contexto superior : analisando conceitos de identidades de raça e de classe por uma perspectiva crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Romar Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42373
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.
id UNB_c28e3a05a2e36562836437f407f204f4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/42373
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino de inglês no contexto superior : analisando conceitos de identidades de raça e de classe por uma perspectiva críticaDiscursoIdeologiaClasseRaçaPráticas pedagógicasTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.Esta pesquisa tem como escopo central compreender a forma como discursos e ideologias, veiculados nas aulas de inglês, no contexto de ensino superior, influenciam a prática pedagógica de professores dessa língua. O estudo defende a tese de “os discursos e as ideologias presentes nas aulas de inglês do contexto superior apresentam estereótipos identitários que se configuram como empecilhos ao processo de ensino de inglês quando se considera a raça e a classe daqueles que dessa língua desejam apropriar-se”. Para alcançar essa tese, foram aplicados questionários aos colaboradores deste estudo, alunos e professores; algumas das aulas dos professores colaboradores foram observadas e a coleção do livro didático Top Notch foi analisada, por ser adotada na instituição de ensino superior, locus desta pesquisa. O corpus é analisado para contemplar o objetivo geral, compreender a forma como o discurso e as ideologias veiculados nas aulas de inglês observadas influenciam a prática pedagógica dos professores colaboradores, seguido de três objetivos específicos, a saber: identificar estereótipos identitários de classe e de raça nos livros didáticos selecionados e analisar como esses estereótipos são apresentados; explicar a maneira como as ideologias e os discursos presentes nas aulas de inglês influenciam a prática pedagógica dos professores colaboradores e; analisar as identidades dos atores colaboradores com o intuito de percebê-las e problematizá-las em relação ao processo de ensino de inglês. Para tanto, os conceitos de Análise de Discurso Crítica, de Identidades e de Ideologia são abordados. A metodologia é qualitativa e as categorias de análise são aquelas propostas por Fairclough (2003) e por Thompson (1995). Os resultados mostram que os discursos e as ideologias, ao permear o discurso do livro didático, influenciam a prática pedagógica dos professores colaboradores, dificultando, dessa forma, o processo de aprendizagem de inglês de alunos negros, uma vez que os padrões linguísticos e culturais apresentados, ao contemplar majoritariamente as narrativas da hegemonia racial branca, excluem as outras variantes desse processo.Programa de Apoio à Capacitação Docente (PAC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).This research has as central scope to understand how discourses and ideologies, conveyed in English classes in the context of higher education, influence the pedagogical practice of professors of this language. The study defends the thesis that “the discourses and ideologies present in English classes in the higher education context present identity stereotypes that are configured as obstacles to the English teaching process when considering the race and the class of those who wish to master this language”. To reach this thesis, questionnaires were applied to the collaborators of this study, students and professors; some of the classes of the collaborating professors were observed and the Top Notch textbook collection was analyzed, as it is adopted in the higher institution, locus of the research. The corpus is analyzed to contemplate the general objective, to understand how the discourse and ideologies conveyed in the observed English classes influence the pedagogical practice of the collaborating professors, which is followed by three specific objectives, namely: 1) to identify stereotypes of class and race in the selected textbooks and to analyze how these stereotypes are presented; 2) to explain how the ideologies and discourses present in English classes influence the pedagogical practice of the collaborating professors and; 3) to analyze the identities of the collaborating actors in order to understand and discuss them in relation to to English teaching process. Therefore, the concepts of Critical Discourses Analysis, Identity and ideology are approached. The methodology is qualitative and the analytical categories are those proposed by Fairclough (2003) and by Thompson (1995). The results show that discourses and ideologies, by permeating the textbook discourse, influence the pedagogical practice of the collaborating professors, hindering, in this way, the English learning process of black students, once the linguistic and cultural patterns presented, by mainly contemplating the narratives of the white hegemony, exclude the other variants of this process.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaSilva, Francisca Cordélia Oliveira daDias, Romar Souza2021-11-22T18:20:47Z2021-11-22T18:20:47Z2021-11-222021-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfDIAS, Romar Souza. Ensino de inglês no contexto superior: analisando conceitos de identidades de raça e de classe por uma perspectiva crítica. 2021. 238 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42373A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T18:02:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/42373Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T18:02:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de inglês no contexto superior : analisando conceitos de identidades de raça e de classe por uma perspectiva crítica
title Ensino de inglês no contexto superior : analisando conceitos de identidades de raça e de classe por uma perspectiva crítica
spellingShingle Ensino de inglês no contexto superior : analisando conceitos de identidades de raça e de classe por uma perspectiva crítica
Dias, Romar Souza
Discurso
Ideologia
Classe
Raça
Práticas pedagógicas
title_short Ensino de inglês no contexto superior : analisando conceitos de identidades de raça e de classe por uma perspectiva crítica
title_full Ensino de inglês no contexto superior : analisando conceitos de identidades de raça e de classe por uma perspectiva crítica
title_fullStr Ensino de inglês no contexto superior : analisando conceitos de identidades de raça e de classe por uma perspectiva crítica
title_full_unstemmed Ensino de inglês no contexto superior : analisando conceitos de identidades de raça e de classe por uma perspectiva crítica
title_sort Ensino de inglês no contexto superior : analisando conceitos de identidades de raça e de classe por uma perspectiva crítica
author Dias, Romar Souza
author_facet Dias, Romar Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Francisca Cordélia Oliveira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Romar Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Ideologia
Classe
Raça
Práticas pedagógicas
topic Discurso
Ideologia
Classe
Raça
Práticas pedagógicas
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22T18:20:47Z
2021-11-22T18:20:47Z
2021-11-22
2021-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Romar Souza. Ensino de inglês no contexto superior: analisando conceitos de identidades de raça e de classe por uma perspectiva crítica. 2021. 238 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42373
identifier_str_mv DIAS, Romar Souza. Ensino de inglês no contexto superior: analisando conceitos de identidades de raça e de classe por uma perspectiva crítica. 2021. 238 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/42373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508219728396288