Esforço acadêmico : práticas e crenças de graduandos de curso a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrador, Fernanda Miquelotti Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32411
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
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spelling Esforço acadêmico : práticas e crenças de graduandos de curso a distânciaEnsino a distânciaAvaliação educacionalEnsino a distância - Universidade de BrasíliaBourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretaçãoUniversidade Aberta do BrasilDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.O objetivo desta pesquisa é analisar como os graduandos de curso a distância interiorizam e exteriorizam a ideia do esforço, considerando a sua posição social no campo da graduação no ensino superior público e as características da educação a distância (EaD). Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis graduandos do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, oferecido no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil. Para a realização das entrevistas e posterior análise dos dados, adotamos as contribuições teórico-metodológicas de Pierre Bourdieu. Partimos da noção de habitus para a análise da interiorização e exteriorização da ideia do esforço pelos sujeitos, considerando como principais características da EaD a utilização das tecnologias da educação e comunicação (TICs), a distância física e temporal entre professor e estudante e o predomínio do ensino por meio da escrita e da leitura. Destacamos como resultados da pesquisa que o sentido atribuído às trajetórias familiares, marcadas por grande dificuldade econômica e pela desvalorização social, geram as disposições para o investimento na educação. Os graduandos entrevistados são filhos de famílias com pouca ou nenhuma escolaridade, herdam dos pais a crença de que para ser “alguém na vida” é preciso estudar, buscam a distinção e almejam dar aos filhos o que os pais não lhes deram. Para estes estudantes, a EaD é a única opção que se adequa às suas condições de vida, já que é preciso conciliar o curso com o trabalho e com a família. A percepção e a crença dos estudantes em relação às dificuldades na EaD são modificadas após o ingresso no curso, sendo o cumprimento dos prazos e a distância física do professor as maiores dificuldades enfrentadas por eles. Os graduandos têm a crença de que os efeitos do menor ou maior esforço refletem, respectivamente, no fracasso e no sucesso escolar e atribuem ao esforço acadêmico o sentido heroico – de não desistência. Como virtude, o esforço dos graduandos, percebido principalmente na abdicação do sono e do tempo de convívio com a família, dá-se em busca da obtenção do diploma da universidade pública – legitimando, assim, o “jogo escolar” praticado no curso a distância.The objective of this research is to analyze how distance course undergraduates internalize and externalize the idea of the effort considering their social position in the field of graduation in public higher education and the characteristics of distance education. For this purpose, semistructured interviews were conducted with six undergraduates of the Pedagogy Course of the University of Brasília offered under the Brazilian Open System University. For the interviews and subsequent data analysis, we adopted the theoretical-methodological contributions of Pierre Bourdieu. We start from the notion of habitus for the analysis of the internalization and externalization of the idea of the effort by the subjects considering as main characteristics of distance education the use of the information and communication technology (ICT), the physical and temporal distance between professor and student and the predominance of teaching through reading and writing. We emphasize as results of the research that the sense attributed to the family trajectories, marked by great economic difficulty and by the social devaluation, generate the dispositions for the investment in education. The interviewed undergraduates are children of families with little or no schooling and inherit from parents the belief that to be "someone in life" one must study. They seek distinction and want to give their children what their parents did not give them. For these students, distance education is the only option that suits their living conditions, since it is necessary to reconcile the course with work and family. Students' perceptions and beliefs about the difficulties in distance education are modified after entry into the course. Meeting deadlines and the physical distance to the professor are the greatest difficulties faced by them. The undergraduates have the belief that the effects of lesser or greater effort reflect respectively on failure and success in school and attribute to the academic effort the heroic sense - of non-withdrawal. As a virtue, the effort of the undergraduates, mainly perceived in the abdication of sleep and time spent with family, is in search of obtaining the diploma of the public university - legitimizing the "school game" practiced in the distance course.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSousa, Carlos Alberto Lopes deSerrador, Fernanda Miquelotti Pereira2018-08-14T17:45:09Z2018-08-14T17:45:09Z2018-08-092018-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSERRADOR, Fernanda Miquelotti Pereira. Esforço acadêmico: práticas e crenças de graduandos de curso a distância. 2018. 79 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32411A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-22T16:37:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/32411Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-22T16:37:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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