Autoavaliação em matemática : uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Daniel dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13495
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
id UNB_c376f653373096d8ac539144eb217192
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/13495
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Autoavaliação em matemática : uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamentalEnsino da matemática (Ensino fundamental)Matemática - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.A pesquisa teve por finalidade orientar uma investigação no campo da avaliação em educação matemática. O foco central foi a análise das percepções dos estudantes acerca das potencialidades da autoavaliação como um processo avaliativo a partir do uso de estratégias autoavaliativas tais como o registro no caderno de autoavaliação e a autocorreção das atividades avaliativas. A pesquisa desenvolveu-se em uma turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Pesquisador e professor regente desenvolveram a pesquisa de forma colaborativa. A pesquisa caracterizou-se como um estudo exploratório que nos permitiu um conhecimento mais apurado sobre a influência da autoavaliação nas aprendizagens matemáticas de um grupo específico de alunos. A análise dos resultados foi desenvolvida por meio da técnica de análise de conteúdo. Tanto as informações produzidas a partir dos registros em áudio que foram transcritas como as informações produzidas a partir dos registros escritos foram organizadas e categorizadas com o objetivo de facilitar a discussão dos resultados. A discussão dos resultados se desenvolveu a partir das questões de pesquisa, pois percebemos que as informações categorizadas traziam argumentos que respondiam às questões de pesquisa. Podemos dizer que a relevância da pesquisa assentou-se na percepção de que as aprendizagens foram significativas, pois o estudante foi estimulado a refletir acerca de suas produções, corrigindo seus erros e/ou consolidando os procedimentos de resolução de problemas utilizados nas atividades avaliativas realizadas ao longo do desenvolvimento da pesquisa, o que possibilitou ao estudante o gerenciamento de suas próprias aprendizagens. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe research aimed at guiding research in the field of evaluation in mathematics education. The central focus was the analysis of the students' perceptions about the potential of self- evaluation as an evaluative process through the use of self-evaluative strategies such as the record in terms of self-evaluation and self-correction of evaluation methods. The research has been developed within a 7th grade class of basic education at a Distrito Federal (federal district) public school. The regent professor and the researcher developed the research collaboratively. The research was characterized as an exploratory study that allowed for a more accurate knowledge about the influence of self-evaluation in the mathematics learning of a specific group of students. The analysis was developed using the technique of content analysis. In order to facilitate discussion of the results, the information produced from audio recordings was transcribed and the information gathered from written records was organized and categorized. The discussion of results grew out of research questions because we realized that the arguments brought up categorized information that answered the research questions. We can say that the relevance of the research was based on the perception that apprenticeships were significant because the students were encouraged to reflect on their productions, correcting their mistakes and/or consolidating the troubleshooting procedures used in evaluation activities carried out throughout the development of the research, allowing the student to manage their own learning.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGontijo, Cleyton HérculesCosta, Daniel dos Santos2013-07-05T11:21:42Z2013-07-05T11:21:42Z2013-07-052013-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Daniel dos Santos. Autoavaliação em matemática : uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental. 2013. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13495A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T18:46:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/13495Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T18:46:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoavaliação em matemática : uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental
title Autoavaliação em matemática : uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental
spellingShingle Autoavaliação em matemática : uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental
Costa, Daniel dos Santos
Ensino da matemática (Ensino fundamental)
Matemática - estudo e ensino
title_short Autoavaliação em matemática : uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental
title_full Autoavaliação em matemática : uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental
title_fullStr Autoavaliação em matemática : uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Autoavaliação em matemática : uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental
title_sort Autoavaliação em matemática : uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental
author Costa, Daniel dos Santos
author_facet Costa, Daniel dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gontijo, Cleyton Hércules
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Daniel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática (Ensino fundamental)
Matemática - estudo e ensino
topic Ensino da matemática (Ensino fundamental)
Matemática - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-05T11:21:42Z
2013-07-05T11:21:42Z
2013-07-05
2013-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Daniel dos Santos. Autoavaliação em matemática : uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental. 2013. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13495
identifier_str_mv COSTA, Daniel dos Santos. Autoavaliação em matemática : uma experiência com alunos das séries finais do ensino fundamental. 2013. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508221660921856