Artigo parecer : o subjetivo e o operacional na aprendizagem em ciências : uma articulação entre tipos de aprendizagem e tipos de conteúdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Amanda Marina Andrade
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Goulart, Daniel Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44629
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172022240115
https://orcid.org/0000-0001-5512-296x
https://orcid.org/0000-0002-0254-0137
Resumo: Este documento possui uma errata: 10.1590/1983-21172022240115er
id UNB_c39570ebeae8c614bdc499a457b4aee5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/44629
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Artigo parecer : o subjetivo e o operacional na aprendizagem em ciências : uma articulação entre tipos de aprendizagem e tipos de conteúdoLo subjetivo y lo operacional en el aprendizaje de las ciencias : una articulación entre tipos de aprendizaje y tipos de contenidoThe subjective and the operational in science learning: an articulation between types of learning and types of contentTeoria da subjetividadeAprendizagemCiênciasEste documento possui uma errata: 10.1590/1983-21172022240115erEste artigo teve sua gênese no parecer do artigo de Alves, Parente, Bezerra e Bezerra (2022), construído pela primeira autora deste trabalho. Seu objetivo é promover reflexões acerca da possível articulação entre os processos subjetivos e operacionais na aprendizagem em ciências. Nesse sentido, procuramos delinear uma articulação entre os tipos de aprendizagem trazidos por Mitjáns Martínez e González Rey, tendo como alicerce a Teoria da Subjetividade em uma abordagem cultural-histórica, e os tipos de conteúdo elaborados por Pozo e Crespo, tendo como base o trabalho inaugural de Alves, Parente, Bezerra e Bezerra (2022), que apresenta e relaciona essas abordagens. Mais do que um comentário crítico a respeito dessa aproximação feita pelos autores, este artigo teve como foco discutir algumas nuances dessa aproximação construída por eles, enfatizando as contribuições da Teoria da Subjetividade de González Rey.This paper had its genesis in the Alves, Parente, Bezerra and Bezerra (2022) paper’s review, which was elaborated by the first author of this work. Its purpose is to promote reflections about the possible articulation between subjective and operational processes in science learning. In this sense, we pursue to delineate an articulation between the types of learning introduced by Mitjáns Martínez and González Rey, based on the Theory of Subjectivity from a cultural-historical approach, and the types of content developed by Pozo and Crespo, based on the inaugural work of Alves, Parente, Bezerra and Bezerra (2022), which presents and relates these approaches. More than a critical comment on this approach made by the authors, this paper focused on discussing some nuances of this approach developed by them, emphasizing the contributions of González Rey’s Theory of Subjectivity.Este artículo tuvo su génesis en el parecer del artículo de Alves, Parente, Bezerra y Bezerra (2022), desarrollado por la primera autora de este trabajo. Su propósito es promover algunas reflexiones sobre la posible articulación entre los procesos subjetivos y operacionales en el aprendizaje de ciencias. En este sentido, buscamos esbozar una articulación entre los tipos de aprendizaje que traen Mitjáns Martínez y González Rey, a partir de la Teoría de la Subjetivi dad en un enfoque cultural-histórico, y los tipos de contenido desarrollados por Pozo y Cres po, a partir del trabajo inaugural de Alves, Parente, Bezerra y Bezerra (2022), que presenta y relaciona estos enfoques. Más que un comentario crítico sobre este enfoque realizado por los autores, este texto se centró en discutir algunos matices de esta aproximación construida por ellos, enfatizando los aportes de la Teoría de la Subjetividad de González ReyFaculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Faculdade UnB Planaltina (FUP)Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais2022-08-24T15:52:29Z2022-08-24T15:52:29Z2022-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMEDEIROS, Amanda Marina Andrade; GOULART, Daniel Magalhães. O subjetivo e o operacional na aprendizagem em ciências: uma articulação entre tipos de aprendizagem e tipos de conteúdo. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 24, e39990, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172022240115. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/tWyGj6BjGR9CjrV6qLn7ffh/?lang=pt. Acesso em: 24 ago. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44629http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172022240115https://orcid.org/0000-0001-5512-296xhttps://orcid.org/0000-0002-0254-0137(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Amanda Marina AndradeGoulart, Daniel Magalhãesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-09-26T20:01:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/44629Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-09-26T20:01:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Artigo parecer : o subjetivo e o operacional na aprendizagem em ciências : uma articulação entre tipos de aprendizagem e tipos de conteúdo
Lo subjetivo y lo operacional en el aprendizaje de las ciencias : una articulación entre tipos de aprendizaje y tipos de contenido
The subjective and the operational in science learning: an articulation between types of learning and types of content
title Artigo parecer : o subjetivo e o operacional na aprendizagem em ciências : uma articulação entre tipos de aprendizagem e tipos de conteúdo
spellingShingle Artigo parecer : o subjetivo e o operacional na aprendizagem em ciências : uma articulação entre tipos de aprendizagem e tipos de conteúdo
Medeiros, Amanda Marina Andrade
Teoria da subjetividade
Aprendizagem
Ciências
title_short Artigo parecer : o subjetivo e o operacional na aprendizagem em ciências : uma articulação entre tipos de aprendizagem e tipos de conteúdo
title_full Artigo parecer : o subjetivo e o operacional na aprendizagem em ciências : uma articulação entre tipos de aprendizagem e tipos de conteúdo
title_fullStr Artigo parecer : o subjetivo e o operacional na aprendizagem em ciências : uma articulação entre tipos de aprendizagem e tipos de conteúdo
title_full_unstemmed Artigo parecer : o subjetivo e o operacional na aprendizagem em ciências : uma articulação entre tipos de aprendizagem e tipos de conteúdo
title_sort Artigo parecer : o subjetivo e o operacional na aprendizagem em ciências : uma articulação entre tipos de aprendizagem e tipos de conteúdo
author Medeiros, Amanda Marina Andrade
author_facet Medeiros, Amanda Marina Andrade
Goulart, Daniel Magalhães
author_role author
author2 Goulart, Daniel Magalhães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Amanda Marina Andrade
Goulart, Daniel Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da subjetividade
Aprendizagem
Ciências
topic Teoria da subjetividade
Aprendizagem
Ciências
description Este documento possui uma errata: 10.1590/1983-21172022240115er
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24T15:52:29Z
2022-08-24T15:52:29Z
2022-07-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Amanda Marina Andrade; GOULART, Daniel Magalhães. O subjetivo e o operacional na aprendizagem em ciências: uma articulação entre tipos de aprendizagem e tipos de conteúdo. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 24, e39990, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172022240115. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/tWyGj6BjGR9CjrV6qLn7ffh/?lang=pt. Acesso em: 24 ago. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/44629
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172022240115
https://orcid.org/0000-0001-5512-296x
https://orcid.org/0000-0002-0254-0137
identifier_str_mv MEDEIROS, Amanda Marina Andrade; GOULART, Daniel Magalhães. O subjetivo e o operacional na aprendizagem em ciências: uma articulação entre tipos de aprendizagem e tipos de conteúdo. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 24, e39990, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172022240115. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/tWyGj6BjGR9CjrV6qLn7ffh/?lang=pt. Acesso em: 24 ago. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/44629
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172022240115
https://orcid.org/0000-0001-5512-296x
https://orcid.org/0000-0002-0254-0137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508199859978240