Cinema na cela de aula : o uso de filmes no Ensino de Biologia para a EJA prisional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Elisângela Caldas Braga
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9143
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física/Instituto de Química, 2011.
id UNB_c4132300b10b29f97333c1af8436c17e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9143
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Cinema na cela de aula : o uso de filmes no Ensino de Biologia para a EJA prisionalEducação de jovens e adultos - prisõesCinema - educaçãoPrisioneiros - BrasilDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física/Instituto de Química, 2011.Considerando as possibilidades e limitações da educação prisional, o presente trabalho buscou analisar o impacto da exibição de um filme de longa-metragem na educação prisional do DF para a promoção de aulas de Biologia baseadas na problematização e no diálogo propostos por Paulo Freire. A investigação foi qualitativa e a fonte de dados foi o ambiente da sala de aula prisional no qual, inicialmente, foi aplicado um questionário de sondagem, exibido um filme de longa-metragem, um de curta-metragem e um documentário. Nas exibições foi observado o interesse dos alunos e a pertinência dos filmes à educação prisional. Após as investigações preliminares, foram escolhidas quatro turmas de 3º Segmento da EJA prisional do DF, com o total de quarenta e sete alunos, para a realização da intervenção, que durou quatro semanas, com encontros uma vez por semana. Foi aplicado um questionário para verificar a apreciação dos alunos em relação ao uso do filme com fins didáticos e exibido o filme “Gattaca”. Após a exibição ocorreu discussão e realização de atividades didáticas. As informações obtidas foram submetidas à análise de conteúdo e indicam que alunos do grupo investigado consideram filmes úteis ao aprendizado de Biologia nas prisões. O filme estimulou o diálogo e a reflexão, não somente sobre os conteúdos de Biologia, mas também sobre as leituras de mundo desses alunos. A experiência aqui apresentada sugere que a utilização do filme na educação prisional pode favorecer o ensino de Biologia, estimulando diálogo acerca de assuntos biológicos, além de incentivar o exercício de leitura de mundo, a autoreflexão e mesmo momentos de liberdade pessoal. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTConsidering the possibilities and limitations of prison education, this study analyzes the impact of watching a long feature film in the education prison in DF for promoting biology classes based on questioning and dialogue proposed by Paulo Freire. The research was qualitative and the data source was the environment of the classroom in the prison which was initially applied a questionnaire survey, showed long feature movie, short feature movie and documentary. The exhibits showed the students' interest and relation between the movie and prision education. After preliminary investigations, were selected four groups from the 3rd segment of this type of education in prison of DF totalize forty-seven students to make the intervention, which lasted four weeks, with meetings once a week. A questionnaire was given to verify the assessment of students in relation to the use of film for teaching purposes and showed "Gattaca", a long feature movie. After the movie, there was a debate and teaching activities about it. The datas obtained were subjected to content analysis and indicate that students from this group consider the movie useful to learn biology in prisons. Its use also encouraged dialogue and reflection, not only in biology but also in manner of they see the world. The experience presented here suggests that the use of movie in prison education can encourage the teaching of biology, stimulating dialogue on biological subjects, and encourage their perceptions about the world, self-reflection and even moments of personal freedom.Gastal, Maria Luiza de AraújoCavalcante, Elisângela Caldas Braga2011-08-02T12:35:32Z2011-08-02T12:35:32Z2011-08-022011-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAVALCANTE, Elisângela Caldas Braga. Cinema na cela de aula: o uso de filmes no Ensino de Biologia para a EJA prisional. 2011. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasilia 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9143info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/9143Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema na cela de aula : o uso de filmes no Ensino de Biologia para a EJA prisional
title Cinema na cela de aula : o uso de filmes no Ensino de Biologia para a EJA prisional
spellingShingle Cinema na cela de aula : o uso de filmes no Ensino de Biologia para a EJA prisional
Cavalcante, Elisângela Caldas Braga
Educação de jovens e adultos - prisões
Cinema - educação
Prisioneiros - Brasil
title_short Cinema na cela de aula : o uso de filmes no Ensino de Biologia para a EJA prisional
title_full Cinema na cela de aula : o uso de filmes no Ensino de Biologia para a EJA prisional
title_fullStr Cinema na cela de aula : o uso de filmes no Ensino de Biologia para a EJA prisional
title_full_unstemmed Cinema na cela de aula : o uso de filmes no Ensino de Biologia para a EJA prisional
title_sort Cinema na cela de aula : o uso de filmes no Ensino de Biologia para a EJA prisional
author Cavalcante, Elisângela Caldas Braga
author_facet Cavalcante, Elisângela Caldas Braga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gastal, Maria Luiza de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Elisângela Caldas Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos - prisões
Cinema - educação
Prisioneiros - Brasil
topic Educação de jovens e adultos - prisões
Cinema - educação
Prisioneiros - Brasil
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física/Instituto de Química, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-02T12:35:32Z
2011-08-02T12:35:32Z
2011-08-02
2011-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Elisângela Caldas Braga. Cinema na cela de aula: o uso de filmes no Ensino de Biologia para a EJA prisional. 2011. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasilia 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9143
identifier_str_mv CAVALCANTE, Elisângela Caldas Braga. Cinema na cela de aula: o uso de filmes no Ensino de Biologia para a EJA prisional. 2011. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasilia 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580859873394688