A identidade docente expressa em memoriais de formação de estudantes de Pedagogia - UnB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Laryssa Bezerra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40020
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
id UNB_c465c19b6bac4a980cfdb2572c5c09f5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40020
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A identidade docente expressa em memoriais de formação de estudantes de Pedagogia - UnBIdentidade profissionalFormação InicialMemoriais de FormaçãoCursos de graduaçãoProfessores - formaçãoPedagogiaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.A Identidade Docente na Formação Inicial é o tema desta dissertação. O estudo tem como objetivo geral analisar a Identidade Docente expressa nos Memoriais de Formação de estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. A metodologia propõe um diálogo entre categorias da Teoria Social e a Análise do Discurso Crítica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se desenvolve pela via do Memorial de Formação, um gênero acadêmico institucionalizado pelo Curso de Pedagogia da UnB como parte integrante do Trabalho de Conclusão de Curso de estudantes em final de formação. A fundamentação teórica pauta-se nas categorias: Identidade e Identidade Docente, a partir de Dubar (2005), Nóvoa (1995) e Rêses (2015); Formação Docente, com base em Dantas (2007), Ludke e Boing (2012), Nóvoa (2019) e Pimenta (1999), e Memorial de Formação, pelos pressupostos de Passeggi (2006), (2011), (2016), entre outros. Os resultados revelam o Memorial de Formação dos estudantes de Pedagogia da UnB como uma fonte de memória viva da Universidade de Brasília, da História de Brasília e da Educação do Distrito Federal, que narra de maneira tautológica contradições históricas da educação e estereótipos da formação pelo questionamento e estranhamento de estudantes em iminência da docência. As conclusões demonstram que a Identidade Docente se expressa nesses Memoriais de Formação pela ênfase no sujeito que antecede o ingresso na Universidade de Brasília. Constituída de contradições, a escola narrada pelos sujeitos é, posteriormente, estranhada e questionada na trajetória acadêmica, refletindo aspectos do momento em que se encontram os estudantes na ocasião de produção das narrativas, ou seja, o momento singular de estarem prestes a tornarem-se licenciados para a docência.L’identité des Enseignants dans la Formation Initiale est le sujet de cette dissertation. L'objectif général de l'étude est d'analyser l'identité d'enseignement exprimée dans le Mémorial de formation des étudiants du Cours de Pédagogie de l'Université de Brasilia. La méthodologie propose un dialogue entre les catégories de la théorie sociale et l'analyse du discours critique. Il s'agit d'une recherche qualitative qui est développée à travers le Mémorial de la Formation, un genre académique, institutionnalisé par le Cours de Pédagogie de l'UnB en tant que partie intégrante du travail de fin de cours des étudiants à la fin de leur formation. La base théorique est basée sur les catégories suivantes : Identité et identité d'enseignement de Dubar (2005), Rêses (2015), Nóvoa (1995) ; Formation d'enseignement basée sur Pimenta (1999), Dantas (2007), Ludke et Boing (2012), Nóvoa (2019) ; et Mémorial de formation à partir des hypothèses de Passeggi (2006), (2011), (2016), entre autres. Les résultats révèlent le Mémorial de la formation des étudiants en pédagogie de l'UnB comme source de mémoire vivante de l'Université de Brasilia, l'Histoire de Brasilia et l'Education du District fédéral, qui raconte de manière tautologique les contradictions historiques de l'éducation et les stéréotypes de formation par le questionnement et l'étrangeté des étudiants à la veille d'enseigner. Les conclusions démontrent que l'identité de l'enseignement s'exprime dans ces Mémoires de Formation par l'accent mis sur le sujet qui précède l'entrée à l'Université de Brasilia. Constituée de contradictions, l'école racontée par les sujets est, par la suite, étrangement et questionnée dans la trajectoire académique, reflétant des aspects du moment où les étudiants se trouvent à l'occasion de la production des récits, c'est-à-dire le moment singulier d'être sur le point de devenir professeur diplômé.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega AlbertoLima, Laryssa Bezerra2021-02-04T14:19:24Z2021-02-04T14:19:24Z2021-02-042020-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Laryssa Bezerra. A identidade docente expressa em memoriais de formação de estudantes de Pedagogia - UnB. 2020. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40020A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T19:56:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/40020Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T19:56:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A identidade docente expressa em memoriais de formação de estudantes de Pedagogia - UnB
title A identidade docente expressa em memoriais de formação de estudantes de Pedagogia - UnB
spellingShingle A identidade docente expressa em memoriais de formação de estudantes de Pedagogia - UnB
Lima, Laryssa Bezerra
Identidade profissional
Formação Inicial
Memoriais de Formação
Cursos de graduação
Professores - formação
Pedagogia
title_short A identidade docente expressa em memoriais de formação de estudantes de Pedagogia - UnB
title_full A identidade docente expressa em memoriais de formação de estudantes de Pedagogia - UnB
title_fullStr A identidade docente expressa em memoriais de formação de estudantes de Pedagogia - UnB
title_full_unstemmed A identidade docente expressa em memoriais de formação de estudantes de Pedagogia - UnB
title_sort A identidade docente expressa em memoriais de formação de estudantes de Pedagogia - UnB
author Lima, Laryssa Bezerra
author_facet Lima, Laryssa Bezerra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Laryssa Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade profissional
Formação Inicial
Memoriais de Formação
Cursos de graduação
Professores - formação
Pedagogia
topic Identidade profissional
Formação Inicial
Memoriais de Formação
Cursos de graduação
Professores - formação
Pedagogia
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-21
2021-02-04T14:19:24Z
2021-02-04T14:19:24Z
2021-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Laryssa Bezerra. A identidade docente expressa em memoriais de formação de estudantes de Pedagogia - UnB. 2020. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40020
identifier_str_mv LIMA, Laryssa Bezerra. A identidade docente expressa em memoriais de formação de estudantes de Pedagogia - UnB. 2020. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508331070390272