A reprodução educacional por outros meios : dualidade intrainstitucional da Universidade de Brasília no âmbito da Universidade Aberta do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Alexandre Marinho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20022
http://dx.doi.org/10.26512/2015.10.D.20022
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2015.
id UNB_c472b3d144f8531608679cd73952e153
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20022
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A reprodução educacional por outros meios : dualidade intrainstitucional da Universidade de Brasília no âmbito da Universidade Aberta do BrasilDesigualdade socialUniversidade aberta - BrasilEnsino a distância - ensino superiorUniversidade de BrasíliaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2015.Essa pesquisa se insere nas discussões sobre a continuidade da reprodução das desigualdades sociais nos sistemas educacionais contemporâneos, hoje massificados e diversificados. Tomando a educação superior brasileira nesse quadro, mais especificamente a Universidade de Brasília no âmbito do programa Universidade Aberta do Brasil, questiona-se a efetividade da institucionalização da modalidade a distância, induzida pelo programa visando a democratização do sistema educacional. Partiu-se da hipótese da existência de uma dualidade intrainstitucional entre a modalidade presencial e a distância, sendo possível nomeá-la de uma reprodução educacional por outros meios, mais sofisticados e sutis. Além da revisão de literatura e utilização de banco de dados, realizaram-se seis entrevistas com coordenadores de curso de graduação a distância e se analisou diversos documentos da universidade em questão, focando as seguintes dimensões institucionais: gestão; didático-pedagógica; comunitária. Apesar de observar avanços e esforços na institucionalização da modalidade a distância presente nos últimos anos, verificaram-se significativos mecanismos de dualidade nas três dimensões pesquisadas. Destacam-se, nesse contexto, a ingerência externa dos processos administrativos da modalidade, a precariedade das condições de trabalho pedagógico e as frágeis dinâmicas de reconhecimento e identificação em relação aos agentes do programa e a universidade. Conclui-se que a modalidade a distância se encerra em uma institucionalização e inclusão apenas parcial e ainda muito instável na atual conjuntura, reforçando o quadro e a hipótese teórica postas no início do trabalho.This research is inserted in the discussions about the continuity of social inequalities reproduction in contemporary educational systems, today massified and diversified. Taking the Brazilian higher education in this framework, specifically the University of Brasilia within the program Open University of Brazil, it questions the effectiveness of the distance learning mode institutionalization, induced by the program aimed at democratization of the educational system. On the assumption of the existence of an intra-institutional duality between the classroom and the distance learning mode, it can be named as an educational reproduction by other ways, more sophisticated and subtle. In addition to the literature review and the use of database, six interviews were held with the course coordinators of the undergraduate distance learning program, and a wide range of documents from the studied university were analyzed, focusing on the following institutional dimensions: management; didactic-pedagogical; community. Although it has been noticeable the advances in the institutionalization of the distance learning mode in the last few years, it was also noticeable significant duality mechanisms in the three dimensions. Stand out in this context, the external interference in administrative processes, the precariousness conditions of the pedagogical work and the fragile dynamics of recognition and identification regarding the program's agents and the university. We conclude that the distance learning mode ends in institutionalization and only partial inclusion, aside from being still very unstable in the current situation, strengthening the framework and the theoretical hypothesis exposed in the beginning of the present essay.Dal Rosso, SadiSousa, Carlos Alberto Lopes dePimenta, Alexandre Marinho2016-04-27T12:44:26Z2016-04-27T12:44:26Z2016-04-272015-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIMENTA, Alexandre Marinho. A reprodução educacional por outros meios: dualidade intrainstitucional da Universidade de Brasília no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. 2015. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20022http://dx.doi.org/10.26512/2015.10.D.20022A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:30:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/20022Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:30:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A reprodução educacional por outros meios : dualidade intrainstitucional da Universidade de Brasília no âmbito da Universidade Aberta do Brasil
title A reprodução educacional por outros meios : dualidade intrainstitucional da Universidade de Brasília no âmbito da Universidade Aberta do Brasil
spellingShingle A reprodução educacional por outros meios : dualidade intrainstitucional da Universidade de Brasília no âmbito da Universidade Aberta do Brasil
Pimenta, Alexandre Marinho
Desigualdade social
Universidade aberta - Brasil
Ensino a distância - ensino superior
Universidade de Brasília
title_short A reprodução educacional por outros meios : dualidade intrainstitucional da Universidade de Brasília no âmbito da Universidade Aberta do Brasil
title_full A reprodução educacional por outros meios : dualidade intrainstitucional da Universidade de Brasília no âmbito da Universidade Aberta do Brasil
title_fullStr A reprodução educacional por outros meios : dualidade intrainstitucional da Universidade de Brasília no âmbito da Universidade Aberta do Brasil
title_full_unstemmed A reprodução educacional por outros meios : dualidade intrainstitucional da Universidade de Brasília no âmbito da Universidade Aberta do Brasil
title_sort A reprodução educacional por outros meios : dualidade intrainstitucional da Universidade de Brasília no âmbito da Universidade Aberta do Brasil
author Pimenta, Alexandre Marinho
author_facet Pimenta, Alexandre Marinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dal Rosso, Sadi
Sousa, Carlos Alberto Lopes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Alexandre Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade social
Universidade aberta - Brasil
Ensino a distância - ensino superior
Universidade de Brasília
topic Desigualdade social
Universidade aberta - Brasil
Ensino a distância - ensino superior
Universidade de Brasília
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-26
2016-04-27T12:44:26Z
2016-04-27T12:44:26Z
2016-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIMENTA, Alexandre Marinho. A reprodução educacional por outros meios: dualidade intrainstitucional da Universidade de Brasília no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. 2015. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20022
http://dx.doi.org/10.26512/2015.10.D.20022
identifier_str_mv PIMENTA, Alexandre Marinho. A reprodução educacional por outros meios: dualidade intrainstitucional da Universidade de Brasília no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. 2015. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20022
http://dx.doi.org/10.26512/2015.10.D.20022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508303605039104