A reconfiguração da autoria na linguagem audiovisual contemporânea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/15582 |
Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2014. |
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A reconfiguração da autoria na linguagem audiovisual contemporâneaCinemaAutoriaRecursos audiovisuaisLinguagemTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2014.O estudo tem como objetivo investigar a(s) possibilidade(s) de reconfiguração dos conceitos de autor e autoria privilegiando características do cenário audiovisual contemporâneo, particularmente no que se refere às potencialidades da linguagem imagética e sonora em seus usos expressivos e comunicativos. Para tanto, buscou-se remontar o percurso histórico dos conceitos desde sua afirmação no século XVIII, passando por sua aplicação em diversos momentos na prática de realização e análise cinematográfica, até o contexto contemporâneo, no qual constatou-se que apresenta diálogo restrito com os desenvolvimentos teóricos vigentes acerca do cinema e do audiovisual. Considerando os hibridismos e o aspecto rizomático de fluxos, foi lançada a hipótese de compreensão da autoria como os investimentos criativos em circulação na obra, negando posições centrais e centralizadoras e apoiando-se nos diálogos transartísticos e nos contágios pluralizadores de sentidos entre realizadores e receptores, tendo o plano de composição da obra em seus componentes anômalos como principal ponto de relação. Em análise de obras cinematográficas contemporâneas: “Os famosos e os duendes da morte”, “Joven y alocada” e “Os fragmentos de Tracey”, verificouse que a configuração da linguagem audiovisual contemporânea ressalta e corrobora a reconfiguração da autoria ao investir nas intertextualidades, nas passagens entre meios, suportes e estéticas; assim como na transitoriedade dos sentidos e das experiências. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe study aims to investigate the possibility of reconfiguring the concepts of author and authorship focusing on characteristics of the contemporary audiovisual scenario, particularly with regard to the potential of imagery language and sound in their expressive and communicative uses. To this end, we sought to trace back the historical trajectory of such concepts from its statement in the eighteenth century, viewing its use in several moments in the practice of film direction and analysis, up to the contemporary context in which a restrictive dialog with the current theoretical developments in cinema and audiovisual was observed. Considering the hybridisms and rhizomatic flow aspects, we presented the hypothesis of comprehension of authorship as creative investments found in the oeuvre, denying central and centralizing positions and basing itself on transartistic dialogues and the diversifying transmission of meanings between filmmakers and viewers, having the work plan of the oeuvre composition in its anomalous components as the main point of association. In analyzing contemporary films such as "The famous and the dead", "Joven y Alocada" and "The Tracey Fragments", we found that the configuration of contemporary audiovisual language enhances and supports the reconfiguration of authorship by investing in intertextuality, in the exchanges among different kinds of media, supports and aesthetics, as well as the transience of meanings and experiences.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoMontoro, Tânia SiqueiraPeixoto, Michael2014-05-12T11:42:59Z2014-05-12T11:42:59Z2014-05-122014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPEIXOTO, Michael. A reconfiguração da autoria na linguagem audiovisual contemporânea. 2014. 256 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15582A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T16:34:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/15582Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T16:34:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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