A reconfiguração da autoria na linguagem audiovisual contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Michael
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15582
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2014.
id UNB_c4b4a2d3a93d43700c83eb1c2868d39b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/15582
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A reconfiguração da autoria na linguagem audiovisual contemporâneaCinemaAutoriaRecursos audiovisuaisLinguagemTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2014.O estudo tem como objetivo investigar a(s) possibilidade(s) de reconfiguração dos conceitos de autor e autoria privilegiando características do cenário audiovisual contemporâneo, particularmente no que se refere às potencialidades da linguagem imagética e sonora em seus usos expressivos e comunicativos. Para tanto, buscou-se remontar o percurso histórico dos conceitos desde sua afirmação no século XVIII, passando por sua aplicação em diversos momentos na prática de realização e análise cinematográfica, até o contexto contemporâneo, no qual constatou-se que apresenta diálogo restrito com os desenvolvimentos teóricos vigentes acerca do cinema e do audiovisual. Considerando os hibridismos e o aspecto rizomático de fluxos, foi lançada a hipótese de compreensão da autoria como os investimentos criativos em circulação na obra, negando posições centrais e centralizadoras e apoiando-se nos diálogos transartísticos e nos contágios pluralizadores de sentidos entre realizadores e receptores, tendo o plano de composição da obra em seus componentes anômalos como principal ponto de relação. Em análise de obras cinematográficas contemporâneas: “Os famosos e os duendes da morte”, “Joven y alocada” e “Os fragmentos de Tracey”, verificouse que a configuração da linguagem audiovisual contemporânea ressalta e corrobora a reconfiguração da autoria ao investir nas intertextualidades, nas passagens entre meios, suportes e estéticas; assim como na transitoriedade dos sentidos e das experiências. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe study aims to investigate the possibility of reconfiguring the concepts of author and authorship focusing on characteristics of the contemporary audiovisual scenario, particularly with regard to the potential of imagery language and sound in their expressive and communicative uses. To this end, we sought to trace back the historical trajectory of such concepts from its statement in the eighteenth century, viewing its use in several moments in the practice of film direction and analysis, up to the contemporary context in which a restrictive dialog with the current theoretical developments in cinema and audiovisual was observed. Considering the hybridisms and rhizomatic flow aspects, we presented the hypothesis of comprehension of authorship as creative investments found in the oeuvre, denying central and centralizing positions and basing itself on transartistic dialogues and the diversifying transmission of meanings between filmmakers and viewers, having the work plan of the oeuvre composition in its anomalous components as the main point of association. In analyzing contemporary films such as "The famous and the dead", "Joven y Alocada" and "The Tracey Fragments", we found that the configuration of contemporary audiovisual language enhances and supports the reconfiguration of authorship by investing in intertextuality, in the exchanges among different kinds of media, supports and aesthetics, as well as the transience of meanings and experiences.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoMontoro, Tânia SiqueiraPeixoto, Michael2014-05-12T11:42:59Z2014-05-12T11:42:59Z2014-05-122014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPEIXOTO, Michael. A reconfiguração da autoria na linguagem audiovisual contemporânea. 2014. 256 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15582A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T16:34:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/15582Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T16:34:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A reconfiguração da autoria na linguagem audiovisual contemporânea
title A reconfiguração da autoria na linguagem audiovisual contemporânea
spellingShingle A reconfiguração da autoria na linguagem audiovisual contemporânea
Peixoto, Michael
Cinema
Autoria
Recursos audiovisuais
Linguagem
title_short A reconfiguração da autoria na linguagem audiovisual contemporânea
title_full A reconfiguração da autoria na linguagem audiovisual contemporânea
title_fullStr A reconfiguração da autoria na linguagem audiovisual contemporânea
title_full_unstemmed A reconfiguração da autoria na linguagem audiovisual contemporânea
title_sort A reconfiguração da autoria na linguagem audiovisual contemporânea
author Peixoto, Michael
author_facet Peixoto, Michael
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montoro, Tânia Siqueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Michael
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Autoria
Recursos audiovisuais
Linguagem
topic Cinema
Autoria
Recursos audiovisuais
Linguagem
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-12T11:42:59Z
2014-05-12T11:42:59Z
2014-05-12
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEIXOTO, Michael. A reconfiguração da autoria na linguagem audiovisual contemporânea. 2014. 256 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15582
identifier_str_mv PEIXOTO, Michael. A reconfiguração da autoria na linguagem audiovisual contemporânea. 2014. 256 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/15582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508265661267968