A natureza, o artesanato e o moderno na obra de Zanine Caldas em Brasilia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Frederico Hudson
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32665
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
id UNB_c4e6ce1f9c7fe2fbb5a0f85cfba754f2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32665
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A natureza, o artesanato e o moderno na obra de Zanine Caldas em BrasiliaMobiliário moderno brasileiroArquiteturaCaldas, Zanine, 1919-2001 - crítica e interpretaçãoMadeira - estruturasTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.José Zanine Caldas constrói uma parte siginificativa de sua obra a partir da integração entre artesanato, natureza, arquitetura e mobiliário. Suas casas e móveis de madeira em situações geográficas particulares como enconstas de morros ou envoltas em matas e oceanos articulam com a paisagem e a produção artesanal em uma relação de troca, painéis de vidro e colunas lavradas e inserções geográficas em pedras ou terrenos inclinados de frente para a água, seja mar ou lago se fundem sem limites. Transita de uma iniciativa urbana e industrial, padronizada ao orgânico, natural e manual em sua produção mobiliária que por meio de sua vertente natural se aproxima esta arquitetura tanto nas montanhas costeiras do Rio em Joatinga, ou Brasília, inserida nos campos do Lago Paranoá. E é neste sentido que esta Tese percorre a obra de Zanine em torno da natureza, arquitetura e mobiliário buscando trazer a tona as harmonias e contradições da obra deste importante criador brasileiro com o objetivo de entender como artesanato e natureza se misturam com sua arquitetura e mobiliário em harmonia ou contraste concluindo que Zanine pode ser tanto tradicional quanto moderno, posto que se por um lado, se orienta pela arquitetura tradicional das fazendas coloniais brasileiras, por outro mergulha nas premissas industriais modernas estimuladas por uma era desenvolvimentista no Brasil dos anos de 1950 e 1960. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas com pessoas que tanto atuaram com ele, quanto escreveram sobre. Foram também feitas visitas nas residências por ele projetadas no Rio de Janeiro e em Brasília que serviram para entender de perto com Zanine pensava a interação entre arquitetura, paisagem e mobiliário no Brasil. A partir destas pesquisas foi possível verificar o tanto de contraste que cerca a obra de Zanine que se coloca com o Gio Ponti na posição de contraste entre a tradição e o moderno, não havendo distinção marcada entre esses períodos e suas marcações formais ou filosóficas.José Zanine Caldas constructs a significant part of his work from the integration between crafts, nature, architecture and furniture. Their houses and wooden furniture in particular geographic situations like hill finders or shrouded in forests and oceans articulate with the landscape and the artisan production in a relation of exchange, glass panels and piled columns and geographic inserts in stones or lands inclined of front to the water, whether sea or lake merge without limits. It transits from an urban and industrial initiative, standardized to organic, natural and manual in its furniture production that, through its natural side, approaches this architecture in the coastal mountains of Rio Joatinga, or Brasília, inserted in the fields of Lake Paranoá. And it is in this sense that this thesis goes through the work of Zanine around nature, architecture and furniture seeking to bring to light the harmonies and contradictions of the work of this important Brazilian creator with the goal of understanding how craftsmanship and nature mingle with its architecture and furniture in harmony or contrast, concluding that Zanine can be both traditional and modern, since if, on the one hand, it is guided by the traditional architecture of Brazilian colonial farms, on the other it is plunged into the modern industrial premises stimulated by a developmentalist era in Brazil in the 1950s and 1960. For this, bibliographical researches, interviews with people who worked with him and wrote about him were carried out. Visits were also made to the residences he designed in Rio de Janeiro and Brasília, which served to understand closely with Zanine the interaction between architecture, landscape and furniture in Brazil. From these surveys it was possible to verify the amount of contrast that surrounds the work of Zanine that stands with Gio Ponti in the position of contrast between tradition and the modern, with no marked distinction between these periods and their formal or philosophical markings.Mari, MarceloFerreira, Frederico Hudson2018-09-21T20:57:15Z2018-09-21T20:57:15Z2018-09-182018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFERREIRA, Frederico Hudson. A natureza, o artesanato e o moderno na obra de Zanine Caldas em Brasília. 2018. 226 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32665A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T12:52:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/32665Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T12:52:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A natureza, o artesanato e o moderno na obra de Zanine Caldas em Brasilia
title A natureza, o artesanato e o moderno na obra de Zanine Caldas em Brasilia
spellingShingle A natureza, o artesanato e o moderno na obra de Zanine Caldas em Brasilia
Ferreira, Frederico Hudson
Mobiliário moderno brasileiro
Arquitetura
Caldas, Zanine, 1919-2001 - crítica e interpretação
Madeira - estruturas
title_short A natureza, o artesanato e o moderno na obra de Zanine Caldas em Brasilia
title_full A natureza, o artesanato e o moderno na obra de Zanine Caldas em Brasilia
title_fullStr A natureza, o artesanato e o moderno na obra de Zanine Caldas em Brasilia
title_full_unstemmed A natureza, o artesanato e o moderno na obra de Zanine Caldas em Brasilia
title_sort A natureza, o artesanato e o moderno na obra de Zanine Caldas em Brasilia
author Ferreira, Frederico Hudson
author_facet Ferreira, Frederico Hudson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mari, Marcelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Frederico Hudson
dc.subject.por.fl_str_mv Mobiliário moderno brasileiro
Arquitetura
Caldas, Zanine, 1919-2001 - crítica e interpretação
Madeira - estruturas
topic Mobiliário moderno brasileiro
Arquitetura
Caldas, Zanine, 1919-2001 - crítica e interpretação
Madeira - estruturas
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-21T20:57:15Z
2018-09-21T20:57:15Z
2018-09-18
2018-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Frederico Hudson. A natureza, o artesanato e o moderno na obra de Zanine Caldas em Brasília. 2018. 226 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32665
identifier_str_mv FERREIRA, Frederico Hudson. A natureza, o artesanato e o moderno na obra de Zanine Caldas em Brasília. 2018. 226 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508349585096704