A figura de Duchamp em Vila-Matas : de Shandys, Dylans e outras máscaras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Débora Resende
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31235
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.31235
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017.
id UNB_c554e0333ed855ddfb7221c25c0eb15a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/31235
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A figura de Duchamp em Vila-Matas : de Shandys, Dylans e outras máscarasFicçãoRealidadeLiteratura espanholaLiteratura - crítica e interpretaçãoVila-Matas, Enrique , 1948 - crítica e interpretaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017.Desde a publicação de seus primeiros livros, o romancista espanhol Enrique Vila-Matas propõe uma literatura de rupturas. O autor, que é hoje um dos mais destacados nomes da literatura espanhola e mundial, teve de enfrentar severas críticas ao optar por seguir o caminho oposto ao da tradição. Ao longo dessa jornada, Vila-Matas evocou em seus textos uma grande quantidade de figuras de escritores e artistas que, assim como ele, sempre estiveram dispostos a romper qualquer limite imposto pelo cânone, sendo Marcel Duchamp uma das mais constantes e relevantes destas figuras. Este trabalho estuda os romances Historia abreviada de la literatura portátil (1985) e Aire de Dylan (2012) a partir da Estética da Recepção. Sob a luz desta teoria, discute-se a relação entre realidade e ficção nas obras do autor e analisa-se como a figura de Duchamp se constitui como uma “figura de relevância”, articulando os diversos níveis textuais do “horizonte de expectativa” da narração. Através do diálogo que Vila-Matas estabelece com obras do artista francês e com as de diversos artistas, o autor propõe reflexões sobre sua própria obra e sobre a história da literatura, convocando o leitor a também desempenhar seu papel nesse jogo, no qual sua experiência e imaginação se tornam as peças que completam estes quebra-cabeças abertos ao público.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Since the publication of his first books, the Spanish novelist Enrique Vila-Matas proposes a literature of ruptures. The author, who is now one of the most prominent names in Spanish and worldwide literature, has faced severe criticism in choosing to follow the opposite path to tradition. Throughout this journey, Vila-Matas evoked in his texts a great number of figures of writers and artists who, like him, have always been willing to break any limit imposed by the canon, being Marcel Duchamp one of the most constant and relevant figures. This paper studies the novels Historia abreviada de la literatura portátil (1985) and Aire de Dylan (2012) from the Reception Theory. Under the light of this theory, the relation between reality and fiction in the works of the author is discussed and it is analyzed how the figure of Duchamp constitutes as a "figure of relevance", articulating the diverse textual levels of the "horizon of expectation" of the narrative. Through the dialogue that establishes with works of the French artist and several authors, Vila-Matas proposes reflections on his own work and on the history of literature, inviting the reader to play his role in this game, in which his experience and imagination become the pieces that complete these jigsaw puzzles open to the public.Desde la publicación de sus primeros libros, el escritor español Enrique Vila-Matas propuso una literatura de rupturas. El autor, que es actualmente uno de los principales nombres de la literatura española y mundial, tuvo que enfrentarse a severas críticas al optar por seguir el camino opuesto a la tradición. A lo largo de este camino, Vila-Matas ha evocado en sus textos una gran cantidad de figuras de escritores y artistas que, como él, siempre estuvieron dispuestos a romper cualquier límite impuesto por el canon, siendo Marcel Duchamp una de las más constantes e importante de estas figuras. Este trabajo estudia las novelas Historia abreviada de la literatura portátil (1985) y Aire de Dylan (2012) a partir de la Estética de la Recepción. A la luz de esta teoría, se analiza la relación entre la realidad y ficción en las obras del autor y la manera como la figura de Duchamp se constituye como una "figura de relevancia", articulando los diversos niveles textuales del "horizonte de expectativas" de la narración. A través del diálogo establecido con las obras del artista francés y otros varios autores, Vila-Matas propone reflexiones sobre su propia producción y sobre la historia de la literatura, invitando al lector a desempeñar su papel en este juego, en el que su experiencia e imaginación se convierten en piezas que completan estos rompecabezas abiertos al público.Carvalho, Erivelto da RochaBezerra, Débora Resende2018-02-15T18:39:43Z2018-02-15T18:39:43Z2018-02-152017-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBEZERRA, Débora Resende. A figura de Duchamp em Vila-Matas: de Shandys, Dylans e outras máscaras. 2017. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31235http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.31235A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:05:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/31235Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:05:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A figura de Duchamp em Vila-Matas : de Shandys, Dylans e outras máscaras
title A figura de Duchamp em Vila-Matas : de Shandys, Dylans e outras máscaras
spellingShingle A figura de Duchamp em Vila-Matas : de Shandys, Dylans e outras máscaras
Bezerra, Débora Resende
Ficção
Realidade
Literatura espanhola
Literatura - crítica e interpretação
Vila-Matas, Enrique , 1948 - crítica e interpretação
title_short A figura de Duchamp em Vila-Matas : de Shandys, Dylans e outras máscaras
title_full A figura de Duchamp em Vila-Matas : de Shandys, Dylans e outras máscaras
title_fullStr A figura de Duchamp em Vila-Matas : de Shandys, Dylans e outras máscaras
title_full_unstemmed A figura de Duchamp em Vila-Matas : de Shandys, Dylans e outras máscaras
title_sort A figura de Duchamp em Vila-Matas : de Shandys, Dylans e outras máscaras
author Bezerra, Débora Resende
author_facet Bezerra, Débora Resende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Erivelto da Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Débora Resende
dc.subject.por.fl_str_mv Ficção
Realidade
Literatura espanhola
Literatura - crítica e interpretação
Vila-Matas, Enrique , 1948 - crítica e interpretação
topic Ficção
Realidade
Literatura espanhola
Literatura - crítica e interpretação
Vila-Matas, Enrique , 1948 - crítica e interpretação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-17
2018-02-15T18:39:43Z
2018-02-15T18:39:43Z
2018-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BEZERRA, Débora Resende. A figura de Duchamp em Vila-Matas: de Shandys, Dylans e outras máscaras. 2017. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31235
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.31235
identifier_str_mv BEZERRA, Débora Resende. A figura de Duchamp em Vila-Matas: de Shandys, Dylans e outras máscaras. 2017. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31235
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.31235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508383939592192