Dispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Almeida, Sandra Francesca Conte de, Costa, Jéssica Emanoeli Moreira da, Ganem, Valérie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42053
https://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe9
http://orcid.org/0000-0002-3988-0784
http://orcid.org/0000-0003-0789-7095
http://orcid.org/0000-0002-0605-8452
http://orcid.org/0000-0002-1289-0202
Resumo: Este estudo objetivou evidenciar um método de intervenção triangular na socioeducação. Foram implementados três dispositivos metodológicos: um plantão psicológico de escuta individual, um de grupo de fala com adolescentes e uma intervenção em Psicodinâmica do Trabalho com os agentes socioeducativos. A escuta dos adolescentes apontou como a violência comparece na relação entre eles e os adultos, entre eles e os pares e no espaço institucional. Por outro lado, a escuta dos agentes possibilitou situar como a violência permeia as situações de trabalho. A clínica ampliada, no contexto institucional, permitiu vislumbrar o lugar da violência na dinâmica relacional intersubjetiva, seus impactos psíquicos e os riscos à saúde mental dos sujeitos.
id UNB_c590edd1df4c18f9efee55e5e5b047f6
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/42053
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Dispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativosListening devices for adolescents deprived of liberty and socio-educational agentsSocioeducaçãoPlantão psicológicoGrupo de fala com adolescentesViolênciaPsicodinâmica do trabalhoEste estudo objetivou evidenciar um método de intervenção triangular na socioeducação. Foram implementados três dispositivos metodológicos: um plantão psicológico de escuta individual, um de grupo de fala com adolescentes e uma intervenção em Psicodinâmica do Trabalho com os agentes socioeducativos. A escuta dos adolescentes apontou como a violência comparece na relação entre eles e os adultos, entre eles e os pares e no espaço institucional. Por outro lado, a escuta dos agentes possibilitou situar como a violência permeia as situações de trabalho. A clínica ampliada, no contexto institucional, permitiu vislumbrar o lugar da violência na dinâmica relacional intersubjetiva, seus impactos psíquicos e os riscos à saúde mental dos sujeitos.This study aimed to show a triangular intervention method in socio-education. Three methodological devices were implemented: a psychological call for individual listening, one for a speech group with adolescents and an intervention in Psychodynamics of Work with socio-educational agents. Listening to adolescents pointed out how violence appears in the relationship between them and adults, between them and peers and in the institutional space. On the other hand, listening to the agents made it possible to situate how violence permeates work situations. The expanded clinic, in the institutional context, allowed a glimpse of the place of violence in the inter-subjective relational dynamics, its psychic impacts and the risks to the subjects’ mental health.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2021-09-06T18:37:50Z2021-09-06T18:37:50Z2020-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBRASIL, Katia Tarouquella et al. Dispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 36, n. spe, e36nspe9, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/NFBjdfGJ3bsCQ3hSn8dNP6k/?lang=pt#. Acesso em: 6 set. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42053https://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe9http://orcid.org/0000-0002-3988-0784http://orcid.org/0000-0003-0789-7095http://orcid.org/0000-0002-0605-8452http://orcid.org/0000-0002-1289-0202(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessBrasil, Kátia Cristina Tarouquella RodriguesAlmeida, Sandra Francesca Conte deCosta, Jéssica Emanoeli Moreira daGanem, Valérieporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:39:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/42053Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:39:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Dispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativos
Listening devices for adolescents deprived of liberty and socio-educational agents
title Dispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativos
spellingShingle Dispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativos
Brasil, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues
Socioeducação
Plantão psicológico
Grupo de fala com adolescentes
Violência
Psicodinâmica do trabalho
title_short Dispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativos
title_full Dispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativos
title_fullStr Dispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativos
title_full_unstemmed Dispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativos
title_sort Dispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativos
author Brasil, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues
author_facet Brasil, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues
Almeida, Sandra Francesca Conte de
Costa, Jéssica Emanoeli Moreira da
Ganem, Valérie
author_role author
author2 Almeida, Sandra Francesca Conte de
Costa, Jéssica Emanoeli Moreira da
Ganem, Valérie
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues
Almeida, Sandra Francesca Conte de
Costa, Jéssica Emanoeli Moreira da
Ganem, Valérie
dc.subject.por.fl_str_mv Socioeducação
Plantão psicológico
Grupo de fala com adolescentes
Violência
Psicodinâmica do trabalho
topic Socioeducação
Plantão psicológico
Grupo de fala com adolescentes
Violência
Psicodinâmica do trabalho
description Este estudo objetivou evidenciar um método de intervenção triangular na socioeducação. Foram implementados três dispositivos metodológicos: um plantão psicológico de escuta individual, um de grupo de fala com adolescentes e uma intervenção em Psicodinâmica do Trabalho com os agentes socioeducativos. A escuta dos adolescentes apontou como a violência comparece na relação entre eles e os adultos, entre eles e os pares e no espaço institucional. Por outro lado, a escuta dos agentes possibilitou situar como a violência permeia as situações de trabalho. A clínica ampliada, no contexto institucional, permitiu vislumbrar o lugar da violência na dinâmica relacional intersubjetiva, seus impactos psíquicos e os riscos à saúde mental dos sujeitos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02
2021-09-06T18:37:50Z
2021-09-06T18:37:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRASIL, Katia Tarouquella et al. Dispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 36, n. spe, e36nspe9, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/NFBjdfGJ3bsCQ3hSn8dNP6k/?lang=pt#. Acesso em: 6 set. 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42053
https://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe9
http://orcid.org/0000-0002-3988-0784
http://orcid.org/0000-0003-0789-7095
http://orcid.org/0000-0002-0605-8452
http://orcid.org/0000-0002-1289-0202
identifier_str_mv BRASIL, Katia Tarouquella et al. Dispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 36, n. spe, e36nspe9, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/NFBjdfGJ3bsCQ3hSn8dNP6k/?lang=pt#. Acesso em: 6 set. 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/42053
https://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe9
http://orcid.org/0000-0002-3988-0784
http://orcid.org/0000-0003-0789-7095
http://orcid.org/0000-0002-0605-8452
http://orcid.org/0000-0002-1289-0202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508222398070784