Identidade de escola técnica vs. vontade de universidade : a formação da identidade dos Institutos Federais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Gustavo Henrique
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21409
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.T.21409
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
id UNB_c7ab8d215da084d20273154890fddc37
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21409
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Identidade de escola técnica vs. vontade de universidade : a formação da identidade dos Institutos FederaisInstitutos Federais de Educação, Ciência e TecnologiaEducação profissional e tecnológicaIdentidade culturalTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vem enfrentando um processo conflituoso na construção de suas novas institucionalidades, sendo palco de um tensionamento constante entre a secular identidade de escola técnica, representada pela oferta de formação técnica à classe trabalhadora, e a vontade de universidade, representada pela defesa de um direcionamento da oferta para os cursos superiores e pela tentativa de implantação de um modelo de pesquisa pautado na experiência universitária. Este tensionamento, embora difuso, tende a opor dois grupos polares – nativos e novatos – que representam, respectivamente, forças de manutenção e de transformação das institucionalidades. A crise tornou-se mais sensível a partir da publicação da Lei 11.892/08, que criou os Institutos e os equiparou, para fins regulatórios, às Universidades. Sua origem, no entanto, remonta a aspectos residuais da cultura brasileira, dentre os quais destaca-se o desprezo pela atividade técnica e a mitificação do bacharel e do doutor. Mais que uma simples sugestão teórica, esta interpretação coloca em xeque a própria política que concebeu os Institutos Federais, principal aposta educacional do Estado brasileiro nas últimas décadas, idealizados por inspiração desenvolvimentista, que enxerga na EPT, e em especial na oferta de cursos técnicos, um poderoso motor de desenvolvimento para a sociedade brasileira. Com a finalidade de compreender a maneira como tem se processado as tensões entre a tradicional identidade de escola técnica e a vontade de universidade no processo de construção da nova institucionalidade dos Institutos Federais, a investigação dividiu-se em três grandes partes: a primeira, de natureza eminentemente qualitativa, é dedicada à apresentação da interpretação histórica da Tese; a segunda e a terceira parte, de natureza empírico-quantitativa, são dedicadas às análises da formação dos corpos docentes e discentes dos Institutos, privilegiando, para isto, os estudos estatísticos desenvolvidos frente à Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (DEIA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).The Federal Institutes of Education, Science and Technology have been facing a conflictual process in building its new institutionalities, being the stage of a constant tension between the secular vocational school identity, represented by technical training offer to the working class, and the will of university, represented by a defense of a supply directed for higher education and by a trial implementation of a research model based on the university experience. This tension, though diffuse, tends to oppose two polar groups – natives and newcomers – representing, respectively, forces of maintenance and transformation of institutionalities. The crisis has become more sensitive with the publication of the Law 11,892/08, which created the Institutes and equates, for regulatory purposes, to universities. Its origin, however, dates back to residual aspects of Brazilian culture, among which is the contempt for the technical activity and the mythologizing of the bachelor and doctor. More than just a theoretical suggestion, this interpretation calls into question the very policy that conceived the Federal Institutes, the main educational commitment of the Brazilian government in recent decades, idealized by developmentist inspiration, that sees in the EPT, and particularly in the provision of technical courses, a powerful engine of development for Brazilian society. In order to understand how the tensions between the traditional vocational school identity and the will of university has been processed in the building process of the new institutional framework of the Federal Institutes, the investigation has been divided into three major parts. The first, eminently qualitative, is dedicated to the presentation of a historical interpretation of the Thesis. The second and the third, empirically-quantitative, are dedicated to the analysis of the professors and students staff of the Institutes, prioritizing, the statistical studies conducted by the Board of Statistics and Academic Information (DEIA) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina (IFSC).Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKipnis, BernardoMoraes, Gustavo Henrique2016-09-06T19:27:10Z2016-09-06T19:27:10Z2016-09-062016-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMORAES, Gustavo Henrique. Identidade de escola técnica vs. vontade de universidade: a formação da identidade dos Institutos Federais. 2016. 356 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21409http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.T.21409A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-12T12:00:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/21409Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-12T12:00:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade de escola técnica vs. vontade de universidade : a formação da identidade dos Institutos Federais
title Identidade de escola técnica vs. vontade de universidade : a formação da identidade dos Institutos Federais
spellingShingle Identidade de escola técnica vs. vontade de universidade : a formação da identidade dos Institutos Federais
Moraes, Gustavo Henrique
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Educação profissional e tecnológica
Identidade cultural
title_short Identidade de escola técnica vs. vontade de universidade : a formação da identidade dos Institutos Federais
title_full Identidade de escola técnica vs. vontade de universidade : a formação da identidade dos Institutos Federais
title_fullStr Identidade de escola técnica vs. vontade de universidade : a formação da identidade dos Institutos Federais
title_full_unstemmed Identidade de escola técnica vs. vontade de universidade : a formação da identidade dos Institutos Federais
title_sort Identidade de escola técnica vs. vontade de universidade : a formação da identidade dos Institutos Federais
author Moraes, Gustavo Henrique
author_facet Moraes, Gustavo Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kipnis, Bernardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Gustavo Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Educação profissional e tecnológica
Identidade cultural
topic Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Educação profissional e tecnológica
Identidade cultural
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-06T19:27:10Z
2016-09-06T19:27:10Z
2016-09-06
2016-06-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Gustavo Henrique. Identidade de escola técnica vs. vontade de universidade: a formação da identidade dos Institutos Federais. 2016. 356 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21409
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.T.21409
identifier_str_mv MORAES, Gustavo Henrique. Identidade de escola técnica vs. vontade de universidade: a formação da identidade dos Institutos Federais. 2016. 356 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21409
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.T.21409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580924810657792