Para além do sofrimento : uma possibilidade de re-significação do mal-estar docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Betania Oliveira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/938
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
id UNB_c803234dcbc562e6b443d2b030d5e461
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/938
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Para além do sofrimento : uma possibilidade de re-significação do mal-estar docentePsicanáliseMal-estar docenteSofrimento psíquicoRe-significação e desejoEducaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.Esta pesquisa teve por objetivo investigar o sofrimento psíquico de professores do ensino fundamental, para uma possível compreensão do mal-estar de docentes que atuam na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, com históricos de afastamento por licenças médicas. Para tanto, a pesquisa se desenvolveu guiada pelos seguintes objetivos específicos: identificação nos relatos das professoras se há manifestação de causas subjetivas (pessoal) e objetivas (do trabalho) geradoras de mal-estar, que levam ao sofrimento psíquico no trabalho docente; verificação nos relatos, quanto aos destinos da angústia que leva ao sofrimento e a possível re-significação; a possibilidade de contribuição para uma reflexão, construção de idéias e atitudes que possibilitem a re-significação do mal-estar na atuação docente. Para tanto, buscamos fundamentação, além da Educação no aporte teórico psicanalítico, bem como em algumas contribuições filosóficas sobre o mal-estar docente na modernidade e a subjetividade no trabalho; a questão do sofrimento do professor e os sintomas que denunciam o sofrimento psíquico e afinal a compreensão do mal-estar, ao apontar possíveis caminhos na perspectiva da rememoração, via “resgate do desejo” um dia manifesto na escolha profissional. Neste propósito, foram investigadas quatro professoras de uma Escola Classe da Asa Sul com históricos de afastamento por licenças médicas. Como procedimento metodológico para análise de conteúdo, segundo Bardin (1979), utilizamos a entrevista semi-estruturada e o dispositivo da memória educativa, que nos forneceram as informações e os resultados. Desse modo, foram encontradas sete categorias temáticas, a saber: trabalho, adoecimento, família, angústia, impotência, memória, professor. Dos resultados alcançados, em resposta ao primeiro objetivo, percebemos que as causas objetivas do sofrimento psíquico estão atreladas às questões próprias do trabalho, como: organização e planejamento das tarefas, mas também, vinculadas a questões subjetivas, pessoais, de modo que não conseguem dissociar suas individualidades das questões do convívio social. Quanto ao segundo objetivo, constatamos uma grande incidência dos sentimentos de medo, insegurança, culpa, tristeza, sensação de morte, taquicardia, falta de ar, desgaste, bem como, recorrência de choro, depressão e associada a esta, o pânico. Em reposta ao terceiro objetivo, percebemos um reconhecimento das professoras, em gostar da profissão. Há, pois identificação com a docência. Desse modo, muito embora, seja inevitável a angústia, o sofrimento na profissão docente é no trabalho que as professoras encontram satisfação. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research had for objective to investigate the teachers' of the fundamental teaching psychic suffering, for a possible understanding of teachers' indisposition that act in the Public Net of Teaching of Distrito Federal, with reports of removal for medical licenses. Therefore, the research developed guided by the following specific objectives: to identify if there is manifestation of subjective and objective causes generating indisposition , that leads to the psychic suffering in the educational work; to establish in the reports, the destiny of the anguish that induce to the suffering and the possible reverse-significance; the possibility contribution for a reflection, construction of ideas and attitudes that make accessible the reversesignificance of indisposition in the educational performance. And so, we looked for grounding, besides Education in the psychoanalytic theoretical contribution, as well as in some philosophical collaboration on the educational indisposition of modernity and subjectivity on the job; teacher's suffering issues and the symptoms that point out the psychic suffering and after all the understanding of indisposition, when indicate possible way outs in perspective of recollection, by means of "rescues of desire" formerly manifested in professional choice. With this purpose, four teachers with reports of removal by medical licenses from an Escola Classe of Asa Sul were investigated. As methodological procedure to analysis of contents, according to Bardin (1979), we used the semi-structured interview and the device of educational memory, that supplied us information and results. This way, they were found seven thematic categories, viz: work, falling sick, family, distress, sensation of incapacity, teacher’s memory, teacher. Of the achieved results, answering to the first objective we noticed that the causes of suffering are linked to the own subjects of work, as: organization and planning of tasks, but also, linked to personal subjects, so that they don't get to dissociate their individualities from the social coexistence issues. For the second objective, we verified a great incidence of feelings such as, fear, insecurity, blame, sadness, death sensation, palpitation, lack of air, wastage and weep, as well as, cry appeal, depression and associated panic. In response of the third objective, we noticed that the teachers, recognize that they like their career. There is, identification with the teaching. Being like this, although, be inevitable the anguish and the suffering in the educational profession, it is in the work that these teachers find satisfaction.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires deBarroso, Betania Oliveira2008-10-01T12:03:01Z2008-10-01T12:03:01Z2008-10-012008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROSO, Betania Oliveira. Para além do sofrimento: uma possibilidade de re-significação do mal-estar docente. 2008. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/938info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T17:01:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/938Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T17:01:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além do sofrimento : uma possibilidade de re-significação do mal-estar docente
title Para além do sofrimento : uma possibilidade de re-significação do mal-estar docente
spellingShingle Para além do sofrimento : uma possibilidade de re-significação do mal-estar docente
Barroso, Betania Oliveira
Psicanálise
Mal-estar docente
Sofrimento psíquico
Re-significação e desejo
Educação
title_short Para além do sofrimento : uma possibilidade de re-significação do mal-estar docente
title_full Para além do sofrimento : uma possibilidade de re-significação do mal-estar docente
title_fullStr Para além do sofrimento : uma possibilidade de re-significação do mal-estar docente
title_full_unstemmed Para além do sofrimento : uma possibilidade de re-significação do mal-estar docente
title_sort Para além do sofrimento : uma possibilidade de re-significação do mal-estar docente
author Barroso, Betania Oliveira
author_facet Barroso, Betania Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Betania Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Mal-estar docente
Sofrimento psíquico
Re-significação e desejo
Educação
topic Psicanálise
Mal-estar docente
Sofrimento psíquico
Re-significação e desejo
Educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-01T12:03:01Z
2008-10-01T12:03:01Z
2008-10-01
2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROSO, Betania Oliveira. Para além do sofrimento: uma possibilidade de re-significação do mal-estar docente. 2008. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/938
identifier_str_mv BARROSO, Betania Oliveira. Para além do sofrimento: uma possibilidade de re-significação do mal-estar docente. 2008. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508380906061824