Expansão das licenciaturas em educação do campo : desafios e potencialidades
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29720 http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.39849 |
Resumo: | Este artigo integra a Pesquisa realizada a partir do Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), intitulada "Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil". Uma das frentes da expansão da Educação Superior tem se dado no âmbito da formação de educadores do campo, com a implementação de 42 cursos de uma nova modalidade de graduação, intitulada "Licenciatura em Educação do Campo". Se considerados os aspectos relativos à ampliação concreta da oferta de formação de educadores e a conquista dos fundos públicos do Estado para manutenção destas graduações esta expansão destes cursos permanentes pode ser tomada como vitória dos movimentos sociais. Porém, esta expansão também impõe uma série de desafios à manutenção dos princípios originais do Movimento da Educação do Campo. Quais os riscos e potencialidades desta ampliação? Com a perspectiva de apresentar elementos de reflexão sobre estas questões, este artigo elenca os riscos da descaracterização de aspectos estruturantes desta política e as potencialidades que se julgam conter neste processo de ampliação, que estão sendo analisadas na pesquisa "Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil". |
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Expansão das licenciaturas em educação do campo : desafios e potencialidadesExpansion of the degree in rural education : challenges and potentialitiesEducação do campoEnsino superiorEducadores - formaçãoEste artigo integra a Pesquisa realizada a partir do Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), intitulada "Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil". Uma das frentes da expansão da Educação Superior tem se dado no âmbito da formação de educadores do campo, com a implementação de 42 cursos de uma nova modalidade de graduação, intitulada "Licenciatura em Educação do Campo". Se considerados os aspectos relativos à ampliação concreta da oferta de formação de educadores e a conquista dos fundos públicos do Estado para manutenção destas graduações esta expansão destes cursos permanentes pode ser tomada como vitória dos movimentos sociais. Porém, esta expansão também impõe uma série de desafios à manutenção dos princípios originais do Movimento da Educação do Campo. Quais os riscos e potencialidades desta ampliação? Com a perspectiva de apresentar elementos de reflexão sobre estas questões, este artigo elenca os riscos da descaracterização de aspectos estruturantes desta política e as potencialidades que se julgam conter neste processo de ampliação, que estão sendo analisadas na pesquisa "Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil".This article is part of the research conducted from the Centre for Education of CAPES, entitled "Expansion of Higher Education Policies in Brazil". One of the important development in the expansion of higher education, has been the training of rural educators, with the implementation of 42 courses of a new type of degree, entitled "Degree in Rural Education." If we consider the aspects relating to the concrete enlargement of places for teacher training and the achievement of gaining public funds from the State to fund these courses, this expansion of these permanent courses can be taken as a victory for the social movements. However, this expansion also imposes a number of challenges to maintain the original principles of the Rural Education Movement. What are the risks and potentialities of this expansion? With the prospect of presenting thoughts on these issues, this article lists the risks of disfiguration of fundamental aspects of this policy and potentialities that are deemed to be contained within this expansion process, which are being analysed in the research "Political Expansion of Higher Education in Brazil".Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná2017-12-07T05:13:01Z2017-12-07T05:13:01Z2015-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOLINA, Monica Castagna. Expansão das licenciaturas em educação do campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, Curitiba, n. 55, p. 145-166, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000100145&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.39849.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29720http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.39849Educar em Revista - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000100145&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 abr. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMolina, Mônica Castagnaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:26:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/29720Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:26:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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