Diferenciação e autonomia : relações políticas e educação escolar entre os Ticunas no Alto Solimões, Amazonas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11050 |
Resumo: | Disertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2011. |
id |
UNB_c8315977b7f9495a6e0ff0f5926315fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/11050 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Diferenciação e autonomia : relações políticas e educação escolar entre os Ticunas no Alto Solimões, AmazonasProfessores - índiosÍndios TukúnaÍndios da America do Sul - Brasil - AmazôniaÍndios - educaçãoDisertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2011.Esta Dissertação apresenta uma análise das relações políticas entre professores indígenas da etnia Ticuna e Estado brasileiro, tendo como cenário etnográfico a construção da educação escolar entre esse grupo, habitante secular da calha do Rio Solimões, estado do Amazonas. Nesse sentido,procuro enfatizar as ações empreendidas por sua principal associação representativa na esfera educacional, a partir de eventos nos quais as perspectivas dos professores ticunas entram em arenas diversificadas de negociação com distintos atores representantes de aparelhos administrativos do Estado brasileiro, por sua vez responsáveis pela elaboração, execução e acompanhamento das políticas públicas direcionadas à educação escolar indígena. Procuro debater esse tema à luz do contexto histórico das relações entre ticunas e segmentos da sociedade não indígena, sobre tudo aqueles associados a aparatos estatais, enfatizando as dinâmicas de poder envolvidas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research presents an analysis of the political relations between the indigenous teachers of the Ticuna ethnicity and the Brazilian state, having as its ethnographic background the construction of the school education of this group, customary inhabitants of the Solimões River waterway in the state of Amazonas. Thus, I endeavor to emphasize the actions of their main association in the educational sphere based on the events on which the Ticuna teachers’ perspectives get into diverse arenas of negotiation with different representatives of the administration branches of the Brazilian state, which are responsible for the elaboration, execution and attendance of the public policies concerning indigenous school education. I aim to debate such theme centered on the historical context of the relations between the ticunas and other non indigenous sectors, mainly those associated to the state, emphasizing the dynamics of power at stake.Instituto de Ciências Sociais (ICS)Departamento de Antropologia (ICS DAN)Programa de Pós-Graduação em Antropologia SocialLaraia, Roque de BarrosCruz, João Guilherme Nunes2012-08-08T13:21:10Z2012-08-08T13:21:10Z2012-08-082011-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCRUZ, João Guilherme Nunes. Diferenciação e autonomia: relações políticas e educação escolar entre os Ticunas no Alto Solimões, Amazonas. 2011. 111 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11050info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T19:29:40Zoai:repositorio.unb.br:10482/11050Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T19:29:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferenciação e autonomia : relações políticas e educação escolar entre os Ticunas no Alto Solimões, Amazonas |
title |
Diferenciação e autonomia : relações políticas e educação escolar entre os Ticunas no Alto Solimões, Amazonas |
spellingShingle |
Diferenciação e autonomia : relações políticas e educação escolar entre os Ticunas no Alto Solimões, Amazonas Cruz, João Guilherme Nunes Professores - índios Índios Tukúna Índios da America do Sul - Brasil - Amazônia Índios - educação |
title_short |
Diferenciação e autonomia : relações políticas e educação escolar entre os Ticunas no Alto Solimões, Amazonas |
title_full |
Diferenciação e autonomia : relações políticas e educação escolar entre os Ticunas no Alto Solimões, Amazonas |
title_fullStr |
Diferenciação e autonomia : relações políticas e educação escolar entre os Ticunas no Alto Solimões, Amazonas |
title_full_unstemmed |
Diferenciação e autonomia : relações políticas e educação escolar entre os Ticunas no Alto Solimões, Amazonas |
title_sort |
Diferenciação e autonomia : relações políticas e educação escolar entre os Ticunas no Alto Solimões, Amazonas |
author |
Cruz, João Guilherme Nunes |
author_facet |
Cruz, João Guilherme Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Laraia, Roque de Barros |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, João Guilherme Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - índios Índios Tukúna Índios da America do Sul - Brasil - Amazônia Índios - educação |
topic |
Professores - índios Índios Tukúna Índios da America do Sul - Brasil - Amazônia Índios - educação |
description |
Disertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-19 2012-08-08T13:21:10Z 2012-08-08T13:21:10Z 2012-08-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CRUZ, João Guilherme Nunes. Diferenciação e autonomia: relações políticas e educação escolar entre os Ticunas no Alto Solimões, Amazonas. 2011. 111 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/11050 |
identifier_str_mv |
CRUZ, João Guilherme Nunes. Diferenciação e autonomia: relações políticas e educação escolar entre os Ticunas no Alto Solimões, Amazonas. 2011. 111 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508324640522240 |