Ideologia e comportamento político no eleitorado brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carlos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Turgeon, Mathieu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21737
http://dx.doi.org/10.1590/1807-01912015213574
Resumo: Este artigo aborda o papel das ideologias esquerda edireita sobre o comportamento político do eleitorado brasileiro, com foco na constrição que essas ideologias devem gerar sobre suas preferências políticas. Em outras palavras, avalia se o eleitor estrutura suas atitudes políticas em consonância com a ideologia de que diz ser adepto. Usando dados de survey do Estudo Eleitoral Brasileiro (Eseb), os achados indicam que parte significativa do eleitorado do Brasil nem se autoposiciona ideologicamente. Pior ainda, a ideologia declarada por poucos eleitores não constringe suas preferências políticas. Seguramente, a grande maioria dos eleitores não conhece a complexidade envolta no antagonismo programático de cada lado do espectro ideológico. Conclui-se, portanto, que as ideologias não são importantes para o comportamento político do eleitorado brasileiro. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_c838bf880bb259267927dfc768b2da64
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21737
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ideologia e comportamento político no eleitorado brasileiroIdeology and political behavior in the Brazilian electorateIdeología y comportamiento político del electorado en BrasilIdéologie et comportement politique de l'électorat brésilienIdeologiaOpinião públicaPreferências políticasEste artigo aborda o papel das ideologias esquerda edireita sobre o comportamento político do eleitorado brasileiro, com foco na constrição que essas ideologias devem gerar sobre suas preferências políticas. Em outras palavras, avalia se o eleitor estrutura suas atitudes políticas em consonância com a ideologia de que diz ser adepto. Usando dados de survey do Estudo Eleitoral Brasileiro (Eseb), os achados indicam que parte significativa do eleitorado do Brasil nem se autoposiciona ideologicamente. Pior ainda, a ideologia declarada por poucos eleitores não constringe suas preferências políticas. Seguramente, a grande maioria dos eleitores não conhece a complexidade envolta no antagonismo programático de cada lado do espectro ideológico. Conclui-se, portanto, que as ideologias não são importantes para o comportamento político do eleitorado brasileiro. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article explores the role of ideology (left and right) in the Brazilian mass electorate. Specifically, we are interested in examining how ideologyconstrains the political preferences of Brazilians. Or, said differently, this article explores if Brazilians make use of ideology to structure their political preferences. Using data from the Brazilian Electoral Study Collection (Eseb), we find that many Brazilian voters do not place themselves on a left-right ideological scale when asked to. Moreover, among those voters that place themselves on a left-right ideological scale, we find that ideology does not structure their political preferences. In other words, ideology does not constrain political preferences. To be sure, the notions of left and right do not mean much for the Brazilian electorate. _______________________________________________________________________________________________ RESUMENEn este artículo se analiza el papel de las ideologías de izquierda y de derecha en el comportamiento político del electorado brasileño, centrándose en la constricción que se espera que estas ideologías generen sobre las preferencias políticas. En otras palabras, se mide si el votante estructura sus actitudes políticas en consonancia con la ideología de la que pretende ser adepto. Utilizando datos de la encuesta del Estudio Electoral Brasileño (Eseb), los resultados indican que una parte significativa del electorado de Brasil no se ubica ideológicamente. Peor aún, la ideología declarada por unos cuantos votantes no constriñe sus preferencias políticas. Sin duda, la gran mayoría de los votantes no conocen la complejidad que implica el antagonismo programático de ambos lados del espectro ideológico. Concluimos, por tanto, que las ideologías no son importantes para el comportamiento político del electorado brasileño. _______________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉDans cet article, nous examinons le rôle des idéologies dedroite et de gauche sur le comportement politique de l'électorat brésilien. Plus précisément, l'article a pour objectif d'évaluer comment l'idéologie définit les préférences politiques des Brésiliens. Une analyse quantitative des données de sondage de l'Étude électorale brésilienne (Eseb) démontre que peu de Brésiliens savent se positionner sur l'échelle gauche-droite. Même parmi les électeurs qui parviennent à le faire, on remarque que leur positionnement idéologique n'explique en rien leurs préférences politiques. Assurément, une grande majorité des électeurs n´est pas consciente de la complexité comprise dans l´antagonisme programmatique de chaque côté du spectre idéologique. En d'autres mots, l'idéologie ne semble pas définir les préférences politiques des électeurs brésiliens et les notions de gauche et de droite ont peu de sens pour l'électorat de façon générale.Centro de Estudos de Opiniao Publica da Universidade Estadual de Campinas2016-11-09T13:31:34Z2016-11-09T13:31:34Z2015-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Carlos; TURGEON, Mathieu. Ideologia e comportamento político no eleitorado brasileiro. Opinião Publica, Campinas, v. 21, n. 3, p. 574-600, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762015000300574&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 28 set. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1807-01912015213574.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21737http://dx.doi.org/10.1590/1807-01912015213574Opinião Pública - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762015000300574&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, CarlosTurgeon, Mathieuporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:15:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/21737Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:15:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ideologia e comportamento político no eleitorado brasileiro
Ideology and political behavior in the Brazilian electorate
Ideología y comportamiento político del electorado en Brasil
Idéologie et comportement politique de l'électorat brésilien
title Ideologia e comportamento político no eleitorado brasileiro
spellingShingle Ideologia e comportamento político no eleitorado brasileiro
Oliveira, Carlos
Ideologia
Opinião pública
Preferências políticas
title_short Ideologia e comportamento político no eleitorado brasileiro
title_full Ideologia e comportamento político no eleitorado brasileiro
title_fullStr Ideologia e comportamento político no eleitorado brasileiro
title_full_unstemmed Ideologia e comportamento político no eleitorado brasileiro
title_sort Ideologia e comportamento político no eleitorado brasileiro
author Oliveira, Carlos
author_facet Oliveira, Carlos
Turgeon, Mathieu
author_role author
author2 Turgeon, Mathieu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carlos
Turgeon, Mathieu
dc.subject.por.fl_str_mv Ideologia
Opinião pública
Preferências políticas
topic Ideologia
Opinião pública
Preferências políticas
description Este artigo aborda o papel das ideologias esquerda edireita sobre o comportamento político do eleitorado brasileiro, com foco na constrição que essas ideologias devem gerar sobre suas preferências políticas. Em outras palavras, avalia se o eleitor estrutura suas atitudes políticas em consonância com a ideologia de que diz ser adepto. Usando dados de survey do Estudo Eleitoral Brasileiro (Eseb), os achados indicam que parte significativa do eleitorado do Brasil nem se autoposiciona ideologicamente. Pior ainda, a ideologia declarada por poucos eleitores não constringe suas preferências políticas. Seguramente, a grande maioria dos eleitores não conhece a complexidade envolta no antagonismo programático de cada lado do espectro ideológico. Conclui-se, portanto, que as ideologias não são importantes para o comportamento político do eleitorado brasileiro. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09
2016-11-09T13:31:34Z
2016-11-09T13:31:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Carlos; TURGEON, Mathieu. Ideologia e comportamento político no eleitorado brasileiro. Opinião Publica, Campinas, v. 21, n. 3, p. 574-600, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762015000300574&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 28 set. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1807-01912015213574.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21737
http://dx.doi.org/10.1590/1807-01912015213574
identifier_str_mv OLIVEIRA, Carlos; TURGEON, Mathieu. Ideologia e comportamento político no eleitorado brasileiro. Opinião Publica, Campinas, v. 21, n. 3, p. 574-600, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762015000300574&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 28 set. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1807-01912015213574.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21737
http://dx.doi.org/10.1590/1807-01912015213574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Opiniao Publica da Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Opiniao Publica da Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580873841475584