Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/26487 https://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232005000200006 |
Resumo: | O artigo discute o processo de aprendizagem e a subjetividade na perspectiva epistemológica qualitativa. Tem-se como objetivo mostrar o papel do brincar no processo de aprendizagem concebida na interação com o professor. Participaram da experiência, "Oficina do Brincar", cinco professoras e 28 alunos do primeiro ano do ensino fundamental em Sobradinho II, Distrito Federal, com população de baixa renda. Os alunos foram indicados por terem dificuldade de aprendizado. Durante cinco meses, uma metodologia qualitativa com ênfase na observação participativa foi utilizada. No artigo é exposta uma fundamentação teórica sobre o brincar, seguida de relatos de observações, dos quais aspectos particulares foram discutidos a partir de uma perspectiva do brincar como possibilidade de uma produção positiva de subjetividade e não apenas como procedimento didático. Conclui-se que o brincar, como espaço de lazer, deve ser visto como constituinte do sujeito e do desenvolvimento de sua subjetividade. |
id |
UNB_c84ac9e0cc70c931db05217bd2150edd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/26487 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincarLearning and subjectivity : a construction from the playingAprendizagemSubjetividadeBrincadeirasInteraçãoO artigo discute o processo de aprendizagem e a subjetividade na perspectiva epistemológica qualitativa. Tem-se como objetivo mostrar o papel do brincar no processo de aprendizagem concebida na interação com o professor. Participaram da experiência, "Oficina do Brincar", cinco professoras e 28 alunos do primeiro ano do ensino fundamental em Sobradinho II, Distrito Federal, com população de baixa renda. Os alunos foram indicados por terem dificuldade de aprendizado. Durante cinco meses, uma metodologia qualitativa com ênfase na observação participativa foi utilizada. No artigo é exposta uma fundamentação teórica sobre o brincar, seguida de relatos de observações, dos quais aspectos particulares foram discutidos a partir de uma perspectiva do brincar como possibilidade de uma produção positiva de subjetividade e não apenas como procedimento didático. Conclui-se que o brincar, como espaço de lazer, deve ser visto como constituinte do sujeito e do desenvolvimento de sua subjetividade.The article discusses the processes of learning and subjectivity in a qualitative epistemological perspective. The article indicates the role of playing in the learning process conceived in the interaction with the teacher. Five teachers and 28 first year primary schoolboys participated in the "Workshop on Playing", carried out in a school located in a poor area in Sobradinho II, Federal District. All the schoolboys selected were classified as having learning difficulties. A qualitative methodology was used with an emphasis on participative observation, for a period of five months. In addition to proposing a theoretical foundation of playing, the article includes reports of observations, in which specific aspects are discussed from the perspective of playing as a possibility of a positive production of subjectivity and not only as a didactic procedure. The conclusion is that playing, within a space of leisure, can be seen as a possibility to develop the student in their subjectivity.Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia2017-12-07T04:42:39Z2017-12-07T04:42:39Z2005-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Aprendizagem e subjetividade: uma construção a partir do brincar. Revista do Departamento de Psicologia. UFF, v. 17, n. 2, p. 61-76, jul./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-80232005000200006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdpsi/a/p45NBHK6Stp3MYnp7BsJ3qp/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26487https://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232005000200006Revista do Departamento de Psicologia. UFF - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rdpsi/a/p45NBHK6Stp3MYnp7BsJ3qp/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessPedroza, Regina Lúcia Sucupiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/26487Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincar Learning and subjectivity : a construction from the playing |
title |
Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincar |
spellingShingle |
Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincar Pedroza, Regina Lúcia Sucupira Aprendizagem Subjetividade Brincadeiras Interação |
title_short |
Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincar |
title_full |
Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincar |
title_fullStr |
Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincar |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincar |
title_sort |
Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincar |
author |
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira |
author_facet |
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Subjetividade Brincadeiras Interação |
topic |
Aprendizagem Subjetividade Brincadeiras Interação |
description |
O artigo discute o processo de aprendizagem e a subjetividade na perspectiva epistemológica qualitativa. Tem-se como objetivo mostrar o papel do brincar no processo de aprendizagem concebida na interação com o professor. Participaram da experiência, "Oficina do Brincar", cinco professoras e 28 alunos do primeiro ano do ensino fundamental em Sobradinho II, Distrito Federal, com população de baixa renda. Os alunos foram indicados por terem dificuldade de aprendizado. Durante cinco meses, uma metodologia qualitativa com ênfase na observação participativa foi utilizada. No artigo é exposta uma fundamentação teórica sobre o brincar, seguida de relatos de observações, dos quais aspectos particulares foram discutidos a partir de uma perspectiva do brincar como possibilidade de uma produção positiva de subjetividade e não apenas como procedimento didático. Conclui-se que o brincar, como espaço de lazer, deve ser visto como constituinte do sujeito e do desenvolvimento de sua subjetividade. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12 2017-12-07T04:42:39Z 2017-12-07T04:42:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Aprendizagem e subjetividade: uma construção a partir do brincar. Revista do Departamento de Psicologia. UFF, v. 17, n. 2, p. 61-76, jul./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-80232005000200006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdpsi/a/p45NBHK6Stp3MYnp7BsJ3qp/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26487 https://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232005000200006 |
identifier_str_mv |
PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Aprendizagem e subjetividade: uma construção a partir do brincar. Revista do Departamento de Psicologia. UFF, v. 17, n. 2, p. 61-76, jul./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-80232005000200006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdpsi/a/p45NBHK6Stp3MYnp7BsJ3qp/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26487 https://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232005000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508202286383104 |