Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26487
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232005000200006
Resumo: O artigo discute o processo de aprendizagem e a subjetividade na perspectiva epistemológica qualitativa. Tem-se como objetivo mostrar o papel do brincar no processo de aprendizagem concebida na interação com o professor. Participaram da experiência, "Oficina do Brincar", cinco professoras e 28 alunos do primeiro ano do ensino fundamental em Sobradinho II, Distrito Federal, com população de baixa renda. Os alunos foram indicados por terem dificuldade de aprendizado. Durante cinco meses, uma metodologia qualitativa com ênfase na observação participativa foi utilizada. No artigo é exposta uma fundamentação teórica sobre o brincar, seguida de relatos de observações, dos quais aspectos particulares foram discutidos a partir de uma perspectiva do brincar como possibilidade de uma produção positiva de subjetividade e não apenas como procedimento didático. Conclui-se que o brincar, como espaço de lazer, deve ser visto como constituinte do sujeito e do desenvolvimento de sua subjetividade.
id UNB_c84ac9e0cc70c931db05217bd2150edd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/26487
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincarLearning and subjectivity : a construction from the playingAprendizagemSubjetividadeBrincadeirasInteraçãoO artigo discute o processo de aprendizagem e a subjetividade na perspectiva epistemológica qualitativa. Tem-se como objetivo mostrar o papel do brincar no processo de aprendizagem concebida na interação com o professor. Participaram da experiência, "Oficina do Brincar", cinco professoras e 28 alunos do primeiro ano do ensino fundamental em Sobradinho II, Distrito Federal, com população de baixa renda. Os alunos foram indicados por terem dificuldade de aprendizado. Durante cinco meses, uma metodologia qualitativa com ênfase na observação participativa foi utilizada. No artigo é exposta uma fundamentação teórica sobre o brincar, seguida de relatos de observações, dos quais aspectos particulares foram discutidos a partir de uma perspectiva do brincar como possibilidade de uma produção positiva de subjetividade e não apenas como procedimento didático. Conclui-se que o brincar, como espaço de lazer, deve ser visto como constituinte do sujeito e do desenvolvimento de sua subjetividade.The article discusses the processes of learning and subjectivity in a qualitative epistemological perspective. The article indicates the role of playing in the learning process conceived in the interaction with the teacher. Five teachers and 28 first year primary schoolboys participated in the "Workshop on Playing", carried out in a school located in a poor area in Sobradinho II, Federal District. All the schoolboys selected were classified as having learning difficulties. A qualitative methodology was used with an emphasis on participative observation, for a period of five months. In addition to proposing a theoretical foundation of playing, the article includes reports of observations, in which specific aspects are discussed from the perspective of playing as a possibility of a positive production of subjectivity and not only as a didactic procedure. The conclusion is that playing, within a space of leisure, can be seen as a possibility to develop the student in their subjectivity.Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia2017-12-07T04:42:39Z2017-12-07T04:42:39Z2005-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Aprendizagem e subjetividade: uma construção a partir do brincar. Revista do Departamento de Psicologia. UFF, v. 17, n. 2, p. 61-76, jul./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-80232005000200006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdpsi/a/p45NBHK6Stp3MYnp7BsJ3qp/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26487https://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232005000200006Revista do Departamento de Psicologia. UFF - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rdpsi/a/p45NBHK6Stp3MYnp7BsJ3qp/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessPedroza, Regina Lúcia Sucupiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/26487Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincar
Learning and subjectivity : a construction from the playing
title Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincar
spellingShingle Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincar
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Aprendizagem
Subjetividade
Brincadeiras
Interação
title_short Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincar
title_full Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincar
title_fullStr Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincar
title_full_unstemmed Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincar
title_sort Aprendizagem e subjetividade : uma construção a partir do brincar
author Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
author_facet Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Subjetividade
Brincadeiras
Interação
topic Aprendizagem
Subjetividade
Brincadeiras
Interação
description O artigo discute o processo de aprendizagem e a subjetividade na perspectiva epistemológica qualitativa. Tem-se como objetivo mostrar o papel do brincar no processo de aprendizagem concebida na interação com o professor. Participaram da experiência, "Oficina do Brincar", cinco professoras e 28 alunos do primeiro ano do ensino fundamental em Sobradinho II, Distrito Federal, com população de baixa renda. Os alunos foram indicados por terem dificuldade de aprendizado. Durante cinco meses, uma metodologia qualitativa com ênfase na observação participativa foi utilizada. No artigo é exposta uma fundamentação teórica sobre o brincar, seguida de relatos de observações, dos quais aspectos particulares foram discutidos a partir de uma perspectiva do brincar como possibilidade de uma produção positiva de subjetividade e não apenas como procedimento didático. Conclui-se que o brincar, como espaço de lazer, deve ser visto como constituinte do sujeito e do desenvolvimento de sua subjetividade.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12
2017-12-07T04:42:39Z
2017-12-07T04:42:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Aprendizagem e subjetividade: uma construção a partir do brincar. Revista do Departamento de Psicologia. UFF, v. 17, n. 2, p. 61-76, jul./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-80232005000200006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdpsi/a/p45NBHK6Stp3MYnp7BsJ3qp/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26487
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232005000200006
identifier_str_mv PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Aprendizagem e subjetividade: uma construção a partir do brincar. Revista do Departamento de Psicologia. UFF, v. 17, n. 2, p. 61-76, jul./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-80232005000200006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdpsi/a/p45NBHK6Stp3MYnp7BsJ3qp/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26487
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232005000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508202286383104