A escrita na primeira série do ensino médio : uma análise sobre a alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1543
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2005.
id UNB_c8ce35c9edea616ca795f066a178e3df
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1543
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A escrita na primeira série do ensino médio : uma análise sobre a alfabetizaçãoAlfabetizaçãoEnsino médioDiretrizes curricularesMetodologia de ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2005.Este trabalho analisa e caracteriza as produções escritas de alunos ingressantes no ensino médio, em uma escola pública do Distrito Federal (Brasil), buscando identificar suas habilidades e competências, bem como a presença de dificuldades que deveriam ter sido sanadas até a 8ª série. Busca também dar voz aos alunos e professores, a fim de conhecer como se sentem em relação à problemática. Dentro dessa perspectiva, discute-se a interrelação entre alfabetização e letramento na escola, ensino e aprendizagem da escrita, refletindo sobre o papel da escrita hoje e a forma como ela vem sendo trabalhada. Também apresenta a temática da variação lingüística e o tratamento dado ao erro na escola. O trabalho situa-se no campo da pesquisa qualitativa em educação e caracteriza-se como um estudo de caso; utilizou-se de observação, entrevista, questionário e análise de textos. Os resultados revelam que a escrita desses alunos apresenta muitas dificuldades que já deveriam ter sido sanadas nas séries anteriores, mas também que eles são competentes na realização de várias tarefas concernentes aos atos de escrever, analisar o que foi escrito e reescrever. Aponta-se uma possível explicação para os erros persistentes na escrita, além de propor uma nova gestão dos erros na escola, com vistas ao aperfeiçoamento do trabalho pedagógico com a língua materna. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis is a qualitative research in education (a case analysis) , carried out in a public school in the Federal District (Brazil) and focuses on written texts of students starting high school (9th year of schooling) . It represents an effort to point out their competencies and skills, as well as difficulties in writing that they are still facing. We assume that these difficulties should have been dealt with in primary school (from the 1st to the 8th grade). Another purpose of the work is to provide students and teachers with ‘voice’ in order to discover how they feel about the writing problems that have been pointed out in nationwide and international tests and widely discussed in the press. The relationship between the teaching of literacy and the social phenomenon of literacy, as well as the process of teaching and learning to write and read is discussed, with emphasis on the way the writing process is tackled in schools. Linguistic variation as related to the so called errors in written school texts is taken in consideration and the very nature of these errors is considered in detail. The analytic procedures have an ethnographic orientation and included participant observation, interviews, questionnaires and the analysis of the written texts produced by the students. The results show that their written production is still chagrined by problems that should have been solved in the previous grades. Still the students proved to be competent in carrying out several tasks related to the writing , the self analysis and the rewriting of their texts. Possible explanations for the persistent writing problems and ways of dealing with them are advanced.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBortoni-Ricardo, Stella MarisAlves, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro2009-07-31T12:23:34Z2009-07-31T12:23:34Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro. A escrita na primeira série do ensino médio: uma análise sobre a alfabetização. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1543info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/1543Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita na primeira série do ensino médio : uma análise sobre a alfabetização
title A escrita na primeira série do ensino médio : uma análise sobre a alfabetização
spellingShingle A escrita na primeira série do ensino médio : uma análise sobre a alfabetização
Alves, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro
Alfabetização
Ensino médio
Diretrizes curriculares
Metodologia de ensino
title_short A escrita na primeira série do ensino médio : uma análise sobre a alfabetização
title_full A escrita na primeira série do ensino médio : uma análise sobre a alfabetização
title_fullStr A escrita na primeira série do ensino médio : uma análise sobre a alfabetização
title_full_unstemmed A escrita na primeira série do ensino médio : uma análise sobre a alfabetização
title_sort A escrita na primeira série do ensino médio : uma análise sobre a alfabetização
author Alves, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro
author_facet Alves, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortoni-Ricardo, Stella Maris
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Ensino médio
Diretrizes curriculares
Metodologia de ensino
topic Alfabetização
Ensino médio
Diretrizes curriculares
Metodologia de ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2005.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2009-07-31T12:23:34Z
2009-07-31T12:23:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro. A escrita na primeira série do ensino médio: uma análise sobre a alfabetização. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1543
identifier_str_mv ALVES, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro. A escrita na primeira série do ensino médio: uma análise sobre a alfabetização. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580738469265408