ACV do transporte rodoviário de carga : impacto das emissões do transporte de veículos ciclomotores na rota Belém-Goiânia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tainá Labrea
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16497
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2014.
id UNB_c91fc762c23eb765e470022d0f449011
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16497
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling ACV do transporte rodoviário de carga : impacto das emissões do transporte de veículos ciclomotores na rota Belém-GoiâniaTransporte rodoviário de cargaImpacto ambientalPoluentes - emissão - controleDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2014.O transporte rodoviário de cargas impacta todas as cadeias produtivas, especialmente no Brasil. As políticas de desenvolvimento territorial afastaram os locais de produção e os locais de consumo, ampliando distâncias, exigindo assim a criação de eixos rodoviários como o Belém-Goiânia, que comunica o Pólo Industrial de Manaus com a região Centro-Sul. O objetivo deste estudo é mensurar através da metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) o impacto ambiental do transporte rodoviário de motocicletas neste eixo rodoviário. O estudo contempla as emissões de poluentes da fase de transporte e da fase de produção dos principais insumos, considerando principalmente aqueles nocivos à saúde humana. A adoção da metodologia ACV permitiu sistematizar a cadeia de distribuição física e a emissão de cada fase, relacionando a unidade funcional de consumo com o dano à saúde gerado. Os resultados apontam que a tecnologia do caminhão, a qualidade da infraestrutura e as urbanidades apresentam relação direta com a emissão de poluentes, podendo variar 23%, mas a variável mais representativa é a distância. Dentre os insumos, a produção de pneus apresentou 60% mais danos à saúde por quilograma de insumo do que a produção de diesel, mas no total a produção de diesel se manteve mais poluente, pois seu consumo é 62 vezes maior. O principal resultado apontou que as emissões que causam maiores danos à saúde humana estão concentrados na fase de produção, enquanto as emissões que causam maior potencial de aquecimento global estão concentradas na fase de transporte. Por isso, ressalta-se a importância de que os estudos sobre o impacto do transporte no ciclo de vida dos produtos sejam considerados nas pesquisas de ACV e nas decisões políticoeconômicas, seja no planejamento territorial ou nas medidas mitigatórias e compensatórias.The road transport impacts all supply chains, especially in Brazil. Territorial development policies distanced production from consumption, increasing distances, creating the Belem - Goiania road axis, which communicates the Industrial Pole of Manaus with the South Central region. This study main goal is to measure through Life Cycle Assessment (LCA) the environmental impact from road transport of motorcycles at this road axis. The study contemplates the pollutant emissions from transport phase and from production phase of key inputs, especially those considered harmful to human health. The adoption of LCA methodology allowed the systematization of the chain of physical distribution and issuance of each stage, linking functional unit of consumption with generated health damage. The results show that the technology of the truck, the quality of infrastructure and urbanities have direct relation to the emission of pollutants, may vary 23%, but the most representative variable is the distance. Amongst the inputs, the production of tires had 60% more damage to health per kilogram of income than diesel production, but total production of diesel remained more pollutant because its consumption is 62 times higher. The main results showed that the emissions that cause more damage to human health are concentrated in the production phase, while emissions that cause higher global warming potential are concentrated in the transport phase. Therefore, it is emphasized the importance of studies on the impact of transportation on the product life cycle to be considered in LCA studies and politicaleconomic decisions, whether in territorial planning and the mitigation and compensation measures.Centro de Desenvolvimento SustentávelPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento SustentávelCaldeira-Pires, Armando de AzevedoFerreira, Tainá Labrea2014-10-15T15:08:30Z2014-10-15T15:08:30Z2014-10-152014-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Tainá Labrea. ACV do transporte rodoviário de carga: impacto das emissões do transporte de veículos ciclomotores na rota Belém-Goiânia. 2014. 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16497A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:51:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/16497Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:51:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv ACV do transporte rodoviário de carga : impacto das emissões do transporte de veículos ciclomotores na rota Belém-Goiânia
title ACV do transporte rodoviário de carga : impacto das emissões do transporte de veículos ciclomotores na rota Belém-Goiânia
spellingShingle ACV do transporte rodoviário de carga : impacto das emissões do transporte de veículos ciclomotores na rota Belém-Goiânia
Ferreira, Tainá Labrea
Transporte rodoviário de carga
Impacto ambiental
Poluentes - emissão - controle
title_short ACV do transporte rodoviário de carga : impacto das emissões do transporte de veículos ciclomotores na rota Belém-Goiânia
title_full ACV do transporte rodoviário de carga : impacto das emissões do transporte de veículos ciclomotores na rota Belém-Goiânia
title_fullStr ACV do transporte rodoviário de carga : impacto das emissões do transporte de veículos ciclomotores na rota Belém-Goiânia
title_full_unstemmed ACV do transporte rodoviário de carga : impacto das emissões do transporte de veículos ciclomotores na rota Belém-Goiânia
title_sort ACV do transporte rodoviário de carga : impacto das emissões do transporte de veículos ciclomotores na rota Belém-Goiânia
author Ferreira, Tainá Labrea
author_facet Ferreira, Tainá Labrea
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira-Pires, Armando de Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Tainá Labrea
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte rodoviário de carga
Impacto ambiental
Poluentes - emissão - controle
topic Transporte rodoviário de carga
Impacto ambiental
Poluentes - emissão - controle
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-15T15:08:30Z
2014-10-15T15:08:30Z
2014-10-15
2014-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Tainá Labrea. ACV do transporte rodoviário de carga: impacto das emissões do transporte de veículos ciclomotores na rota Belém-Goiânia. 2014. 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16497
identifier_str_mv FERREIRA, Tainá Labrea. ACV do transporte rodoviário de carga: impacto das emissões do transporte de veículos ciclomotores na rota Belém-Goiânia. 2014. 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580868431872000