Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilhem, Dirce
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Maia, Christiane Santiago, Freitas, Daniel R. Coradi de, Azevedo, Anamaria Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2335
Resumo: O objetivo desse trabalho é identificar as características relacionadas à qualidade em serviços que atendem à saúde da mulher na perspectiva de profissionais de vigilância sanitária (VISA) e de coordenadores de saúde da mulher (CSM) de municípios. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, efetuado por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram selecionadas três capitais brasileiras e entrevistados três sujeitos de cada capital - um responsável e um técnico da área de VISA em serviços de saúde e um CSM. A análise das entrevistas foi realizada pela técnica de análise de conteúdo, organizando as respostas em categorias temáticas baseadas no modelo de avaliação dos serviços de saúde de Donabedian: estrutura, processos e resultados. Os técnicos de VISA relataram com maior freqüência aspectos relacionados à estrutura dos serviços de saúde, como equipamentos e recursos humanos qualificados; os responsáveis pela VISA citaram aspectos relacionados à estrutura e processos, como priorização no atendimento. Os CSM abordaram as três categorias, com destaque para os processos. As entrevistas apontam para um possível prejuízo na avaliação por resultados. O estudo reforça a necessidade de atuação conjunta entre os setores de vigilância e assistência, a fim de promover a qualidade nos serviços. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_c9771c6d7c97bf8779eee401c2419830
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/2335
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Guilhem, DirceMaia, Christiane SantiagoFreitas, Daniel R. Coradi deAzevedo, Anamaria Ferreira2009-11-27T12:18:01Z2009-11-27T12:18:01Z2008GUILHEM, Dirce et al. Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, p. 1-15, 2008. Disponível em: <http://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_int.php?id_artigo=3058>. Acesso em: 26 nov. 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2335O objetivo desse trabalho é identificar as características relacionadas à qualidade em serviços que atendem à saúde da mulher na perspectiva de profissionais de vigilância sanitária (VISA) e de coordenadores de saúde da mulher (CSM) de municípios. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, efetuado por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram selecionadas três capitais brasileiras e entrevistados três sujeitos de cada capital - um responsável e um técnico da área de VISA em serviços de saúde e um CSM. A análise das entrevistas foi realizada pela técnica de análise de conteúdo, organizando as respostas em categorias temáticas baseadas no modelo de avaliação dos serviços de saúde de Donabedian: estrutura, processos e resultados. Os técnicos de VISA relataram com maior freqüência aspectos relacionados à estrutura dos serviços de saúde, como equipamentos e recursos humanos qualificados; os responsáveis pela VISA citaram aspectos relacionados à estrutura e processos, como priorização no atendimento. Os CSM abordaram as três categorias, com destaque para os processos. As entrevistas apontam para um possível prejuízo na avaliação por resultados. O estudo reforça a necessidade de atuação conjunta entre os setores de vigilância e assistência, a fim de promover a qualidade nos serviços. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe objective of this study is to identify characteristics of quality of services that attend women’s health in the professionals of health surveillance (VISA) and coordinators of women's health (CWH) perspective working at municipalities. It’s a study with a qualitative approach that was carried out using semi-structured interviews. Three capital cities from Brazil were selected and three people of each capital city were interviewed – one responsible and one worker of health services VISA and one CWH. The content analysis was adopted and the answers were grouped into the health service evaluation topics mentioned by Donabedian (structure, processes, and outcomes) to organize the data. VISA workers reported more frequently aspects related to the structure of health services such as equipment and qualified human resources. VISA responsible mentioned aspects related to structure and processes, as prioritization in attendance. The CWH approached the three categories, focusing on the processes. Analysis of interviews point to a possible injury in assessing the results evaluation. The study reinforces the necessity for joint action among the surveillance and assistance to improve the quality of these services.Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulherPerceptions on quality of services that attend to women‘s healthinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleQualidade da assistência à saúdeVigilância sanitáriaMulheres - saúde e higieneBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PercepcoesSobreQualidade.pdfARTIGO_PercepcoesSobreQualidade.pdfapplication/pdf55778http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/1/ARTIGO_PercepcoesSobreQualidade.pdf93717d77f9346028175b976ad6871907MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52open accesslicense_textlicense_textapplication/octet-stream19796http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/3/license_textfdfcda7eda6bbee2685363ca76182053MD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/octet-stream12170http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/4/license_rdf28c18d8d50ea5f68c8c3d89546d38e8dMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1857http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/5/license.txt074db5e98639f8c3b9da471d857b0628MD55open accessTEXTARTIGO_PercepcoesSobreQualidade.pdf.txtARTIGO_PercepcoesSobreQualidade.pdf.txtExtracted texttext/plain32970http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/6/ARTIGO_PercepcoesSobreQualidade.pdf.txt44e93ecbcfa47a926141de4f2ff4e9e1MD56open access10482/23352023-05-23 21:05:36.279open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-24T00:05:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Perceptions on quality of services that attend to women‘s health
title Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher
spellingShingle Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher
Guilhem, Dirce
Qualidade da assistência à saúde
Vigilância sanitária
Mulheres - saúde e higiene
title_short Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher
title_full Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher
title_fullStr Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher
title_full_unstemmed Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher
title_sort Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher
author Guilhem, Dirce
author_facet Guilhem, Dirce
Maia, Christiane Santiago
Freitas, Daniel R. Coradi de
Azevedo, Anamaria Ferreira
author_role author
author2 Maia, Christiane Santiago
Freitas, Daniel R. Coradi de
Azevedo, Anamaria Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guilhem, Dirce
Maia, Christiane Santiago
Freitas, Daniel R. Coradi de
Azevedo, Anamaria Ferreira
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Qualidade da assistência à saúde
Vigilância sanitária
Mulheres - saúde e higiene
topic Qualidade da assistência à saúde
Vigilância sanitária
Mulheres - saúde e higiene
description O objetivo desse trabalho é identificar as características relacionadas à qualidade em serviços que atendem à saúde da mulher na perspectiva de profissionais de vigilância sanitária (VISA) e de coordenadores de saúde da mulher (CSM) de municípios. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, efetuado por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram selecionadas três capitais brasileiras e entrevistados três sujeitos de cada capital - um responsável e um técnico da área de VISA em serviços de saúde e um CSM. A análise das entrevistas foi realizada pela técnica de análise de conteúdo, organizando as respostas em categorias temáticas baseadas no modelo de avaliação dos serviços de saúde de Donabedian: estrutura, processos e resultados. Os técnicos de VISA relataram com maior freqüência aspectos relacionados à estrutura dos serviços de saúde, como equipamentos e recursos humanos qualificados; os responsáveis pela VISA citaram aspectos relacionados à estrutura e processos, como priorização no atendimento. Os CSM abordaram as três categorias, com destaque para os processos. As entrevistas apontam para um possível prejuízo na avaliação por resultados. O estudo reforça a necessidade de atuação conjunta entre os setores de vigilância e assistência, a fim de promover a qualidade nos serviços. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-11-27T12:18:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-27T12:18:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUILHEM, Dirce et al. Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, p. 1-15, 2008. Disponível em: <http://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_int.php?id_artigo=3058>. Acesso em: 26 nov. 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/2335
identifier_str_mv GUILHEM, Dirce et al. Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, p. 1-15, 2008. Disponível em: <http://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_int.php?id_artigo=3058>. Acesso em: 26 nov. 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/2335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/1/ARTIGO_PercepcoesSobreQualidade.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/2/license_url
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/3/license_text
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/4/license_rdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/5/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/6/ARTIGO_PercepcoesSobreQualidade.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 93717d77f9346028175b976ad6871907
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
fdfcda7eda6bbee2685363ca76182053
28c18d8d50ea5f68c8c3d89546d38e8d
074db5e98639f8c3b9da471d857b0628
44e93ecbcfa47a926141de4f2ff4e9e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405343933792256