Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2335 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é identificar as características relacionadas à qualidade em serviços que atendem à saúde da mulher na perspectiva de profissionais de vigilância sanitária (VISA) e de coordenadores de saúde da mulher (CSM) de municípios. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, efetuado por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram selecionadas três capitais brasileiras e entrevistados três sujeitos de cada capital - um responsável e um técnico da área de VISA em serviços de saúde e um CSM. A análise das entrevistas foi realizada pela técnica de análise de conteúdo, organizando as respostas em categorias temáticas baseadas no modelo de avaliação dos serviços de saúde de Donabedian: estrutura, processos e resultados. Os técnicos de VISA relataram com maior freqüência aspectos relacionados à estrutura dos serviços de saúde, como equipamentos e recursos humanos qualificados; os responsáveis pela VISA citaram aspectos relacionados à estrutura e processos, como priorização no atendimento. Os CSM abordaram as três categorias, com destaque para os processos. As entrevistas apontam para um possível prejuízo na avaliação por resultados. O estudo reforça a necessidade de atuação conjunta entre os setores de vigilância e assistência, a fim de promover a qualidade nos serviços. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_c9771c6d7c97bf8779eee401c2419830 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/2335 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Guilhem, DirceMaia, Christiane SantiagoFreitas, Daniel R. Coradi deAzevedo, Anamaria Ferreira2009-11-27T12:18:01Z2009-11-27T12:18:01Z2008GUILHEM, Dirce et al. Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, p. 1-15, 2008. Disponível em: <http://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_int.php?id_artigo=3058>. Acesso em: 26 nov. 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2335O objetivo desse trabalho é identificar as características relacionadas à qualidade em serviços que atendem à saúde da mulher na perspectiva de profissionais de vigilância sanitária (VISA) e de coordenadores de saúde da mulher (CSM) de municípios. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, efetuado por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram selecionadas três capitais brasileiras e entrevistados três sujeitos de cada capital - um responsável e um técnico da área de VISA em serviços de saúde e um CSM. A análise das entrevistas foi realizada pela técnica de análise de conteúdo, organizando as respostas em categorias temáticas baseadas no modelo de avaliação dos serviços de saúde de Donabedian: estrutura, processos e resultados. Os técnicos de VISA relataram com maior freqüência aspectos relacionados à estrutura dos serviços de saúde, como equipamentos e recursos humanos qualificados; os responsáveis pela VISA citaram aspectos relacionados à estrutura e processos, como priorização no atendimento. Os CSM abordaram as três categorias, com destaque para os processos. As entrevistas apontam para um possível prejuízo na avaliação por resultados. O estudo reforça a necessidade de atuação conjunta entre os setores de vigilância e assistência, a fim de promover a qualidade nos serviços. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe objective of this study is to identify characteristics of quality of services that attend women’s health in the professionals of health surveillance (VISA) and coordinators of women's health (CWH) perspective working at municipalities. It’s a study with a qualitative approach that was carried out using semi-structured interviews. Three capital cities from Brazil were selected and three people of each capital city were interviewed – one responsible and one worker of health services VISA and one CWH. The content analysis was adopted and the answers were grouped into the health service evaluation topics mentioned by Donabedian (structure, processes, and outcomes) to organize the data. VISA workers reported more frequently aspects related to the structure of health services such as equipment and qualified human resources. VISA responsible mentioned aspects related to structure and processes, as prioritization in attendance. The CWH approached the three categories, focusing on the processes. Analysis of interviews point to a possible injury in assessing the results evaluation. The study reinforces the necessity for joint action among the surveillance and assistance to improve the quality of these services.Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulherPerceptions on quality of services that attend to women‘s healthinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleQualidade da assistência à saúdeVigilância sanitáriaMulheres - saúde e higieneBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PercepcoesSobreQualidade.pdfARTIGO_PercepcoesSobreQualidade.pdfapplication/pdf55778http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/1/ARTIGO_PercepcoesSobreQualidade.pdf93717d77f9346028175b976ad6871907MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52open accesslicense_textlicense_textapplication/octet-stream19796http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/3/license_textfdfcda7eda6bbee2685363ca76182053MD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/octet-stream12170http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/4/license_rdf28c18d8d50ea5f68c8c3d89546d38e8dMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1857http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/5/license.txt074db5e98639f8c3b9da471d857b0628MD55open accessTEXTARTIGO_PercepcoesSobreQualidade.pdf.txtARTIGO_PercepcoesSobreQualidade.pdf.txtExtracted texttext/plain32970http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/6/ARTIGO_PercepcoesSobreQualidade.pdf.txt44e93ecbcfa47a926141de4f2ff4e9e1MD56open access10482/23352023-05-23 21:05:36.279open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-24T00:05:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Perceptions on quality of services that attend to women‘s health |
title |
Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher |
spellingShingle |
Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher Guilhem, Dirce Qualidade da assistência à saúde Vigilância sanitária Mulheres - saúde e higiene |
title_short |
Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher |
title_full |
Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher |
title_fullStr |
Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher |
title_full_unstemmed |
Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher |
title_sort |
Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher |
author |
Guilhem, Dirce |
author_facet |
Guilhem, Dirce Maia, Christiane Santiago Freitas, Daniel R. Coradi de Azevedo, Anamaria Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Christiane Santiago Freitas, Daniel R. Coradi de Azevedo, Anamaria Ferreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guilhem, Dirce Maia, Christiane Santiago Freitas, Daniel R. Coradi de Azevedo, Anamaria Ferreira |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Qualidade da assistência à saúde Vigilância sanitária Mulheres - saúde e higiene |
topic |
Qualidade da assistência à saúde Vigilância sanitária Mulheres - saúde e higiene |
description |
O objetivo desse trabalho é identificar as características relacionadas à qualidade em serviços que atendem à saúde da mulher na perspectiva de profissionais de vigilância sanitária (VISA) e de coordenadores de saúde da mulher (CSM) de municípios. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, efetuado por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram selecionadas três capitais brasileiras e entrevistados três sujeitos de cada capital - um responsável e um técnico da área de VISA em serviços de saúde e um CSM. A análise das entrevistas foi realizada pela técnica de análise de conteúdo, organizando as respostas em categorias temáticas baseadas no modelo de avaliação dos serviços de saúde de Donabedian: estrutura, processos e resultados. Os técnicos de VISA relataram com maior freqüência aspectos relacionados à estrutura dos serviços de saúde, como equipamentos e recursos humanos qualificados; os responsáveis pela VISA citaram aspectos relacionados à estrutura e processos, como priorização no atendimento. Os CSM abordaram as três categorias, com destaque para os processos. As entrevistas apontam para um possível prejuízo na avaliação por resultados. O estudo reforça a necessidade de atuação conjunta entre os setores de vigilância e assistência, a fim de promover a qualidade nos serviços. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-11-27T12:18:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-11-27T12:18:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GUILHEM, Dirce et al. Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, p. 1-15, 2008. Disponível em: <http://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_int.php?id_artigo=3058>. Acesso em: 26 nov. 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/2335 |
identifier_str_mv |
GUILHEM, Dirce et al. Percepções sobre qualidade de serviços que atendem à saúde da mulher. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, p. 1-15, 2008. Disponível em: <http://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_int.php?id_artigo=3058>. Acesso em: 26 nov. 2009. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/2335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/1/ARTIGO_PercepcoesSobreQualidade.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/2/license_url http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/3/license_text http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/4/license_rdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/5/license.txt http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2335/6/ARTIGO_PercepcoesSobreQualidade.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
93717d77f9346028175b976ad6871907 fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03 fdfcda7eda6bbee2685363ca76182053 28c18d8d50ea5f68c8c3d89546d38e8d 074db5e98639f8c3b9da471d857b0628 44e93ecbcfa47a926141de4f2ff4e9e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797405343933792256 |