Psicologia Escolar em educação infantil : reflexões de uma atuação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vokoy, Tatiana
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26513
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000100009
Resumo: O modelo de Educação Infantil tem sido alterado à medida que a criança passa a ser vista como sujeito de educação, com necessidade de atendimento qualificado. O trabalho do psicólogo escolar permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e motores. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil de Brasília com objetivo de conhecer a prática educativa e a atuação do psicólogo escolar. Foram realizadas entrevistas com a equipe psicopedagógica e observações de atividades da rotina escolar. Concluímos que o modelo de atuação do psicólogo deve ser fundamentado no paradigma interdisciplinar, contextual e crítico. Este estudo vislumbra novas possibilidades para repensar o processo de construção do papel do psicólogo escolar na Educação Infantil.
id UNB_c98b4ca5887196a2d7697358ce425e52
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/26513
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Vokoy, TatianaPedroza, Regina Lúcia Sucupira2017-12-07T04:43:35Z2017-12-07T04:43:35Z2005VOKOY, Tatiana; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Psicologia Escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 9, n. 1, p. 95-104, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000100009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/cJQ5PvMWN36ctqJFvtN4jNK/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26513https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000100009O modelo de Educação Infantil tem sido alterado à medida que a criança passa a ser vista como sujeito de educação, com necessidade de atendimento qualificado. O trabalho do psicólogo escolar permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e motores. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil de Brasília com objetivo de conhecer a prática educativa e a atuação do psicólogo escolar. Foram realizadas entrevistas com a equipe psicopedagógica e observações de atividades da rotina escolar. Concluímos que o modelo de atuação do psicólogo deve ser fundamentado no paradigma interdisciplinar, contextual e crítico. Este estudo vislumbra novas possibilidades para repensar o processo de construção do papel do psicólogo escolar na Educação Infantil.The model of childhood education has been modified as that the child is seen as the subject of education, who needs qualified attendance. The work of the school psychologist involves questions related to the whole development of the child, including cognitive, affective and motor aspects. The research was developed at an institution of childhood education in Brasilia with the purpose to get to know both educational practices and the work of the school psychologist. Interviews with the pedagogical team and observations of school routine activities have been carried through. We conclude that the model of work of the psychologist must be based on a contextual, critical and interdisciplinary paradigm. This study intends to provide new possibilities to rethink the process of constructing the role of the school psychologist in childhood education.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)Psicologia Escolar e Educacional - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/pee/a/cJQ5PvMWN36ctqJFvtN4jNK/?lang=pt. Acesso em: 10 ago. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia Escolar em educação infantil : reflexões de uma atuaçãoSchool psychology in childhood education : professional intervention's reflexionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePsicologia escolarEducação de criançasDesenvolvimento infantilporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PsicologiaEscolarEducacao.pdfARTIGO_PsicologiaEscolarEducacao.pdfapplication/pdf71838http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/26513/1/ARTIGO_PsicologiaEscolarEducacao.pdf2c53325749596fa32765a3413f0b8071MD51open access10482/265132023-05-31 21:46:51.449open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/26513Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:46:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Psicologia Escolar em educação infantil : reflexões de uma atuação
dc.title.alternative.none.fl_str_mv School psychology in childhood education : professional intervention's reflexions
title Psicologia Escolar em educação infantil : reflexões de uma atuação
spellingShingle Psicologia Escolar em educação infantil : reflexões de uma atuação
Vokoy, Tatiana
Psicologia escolar
Educação de crianças
Desenvolvimento infantil
title_short Psicologia Escolar em educação infantil : reflexões de uma atuação
title_full Psicologia Escolar em educação infantil : reflexões de uma atuação
title_fullStr Psicologia Escolar em educação infantil : reflexões de uma atuação
title_full_unstemmed Psicologia Escolar em educação infantil : reflexões de uma atuação
title_sort Psicologia Escolar em educação infantil : reflexões de uma atuação
author Vokoy, Tatiana
author_facet Vokoy, Tatiana
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
author_role author
author2 Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vokoy, Tatiana
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Psicologia escolar
Educação de crianças
Desenvolvimento infantil
topic Psicologia escolar
Educação de crianças
Desenvolvimento infantil
description O modelo de Educação Infantil tem sido alterado à medida que a criança passa a ser vista como sujeito de educação, com necessidade de atendimento qualificado. O trabalho do psicólogo escolar permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e motores. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil de Brasília com objetivo de conhecer a prática educativa e a atuação do psicólogo escolar. Foram realizadas entrevistas com a equipe psicopedagógica e observações de atividades da rotina escolar. Concluímos que o modelo de atuação do psicólogo deve ser fundamentado no paradigma interdisciplinar, contextual e crítico. Este estudo vislumbra novas possibilidades para repensar o processo de construção do papel do psicólogo escolar na Educação Infantil.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T04:43:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T04:43:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VOKOY, Tatiana; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Psicologia Escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 9, n. 1, p. 95-104, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000100009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/cJQ5PvMWN36ctqJFvtN4jNK/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/26513
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000100009
identifier_str_mv VOKOY, Tatiana; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Psicologia Escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 9, n. 1, p. 95-104, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000100009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/cJQ5PvMWN36ctqJFvtN4jNK/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26513
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/26513/1/ARTIGO_PsicologiaEscolarEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c53325749596fa32765a3413f0b8071
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863826908381184