Educação popular e controle social em saúde do trabalhador : desafios com base em uma experiência
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Data de Publicação: | 2014 |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29344 https://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0499 |
Resumo: | A Saúde do Trabalhador (ST) refere-se a um campo do saber que compreende as relações entre o trabalho e o processo saúde/doença de modo articulado a um corpo de práticas teóricas interdisciplinares. No contexto das possibilidades para se efetivar a ST na amplitude que exige este conceito, diferentes iniciativas de Educação Popular em Saúde se articulam com demandas do Controle Social em Saúde, permitindo novas abordagens para configurar a formação crítica e ativa de trabalhadores de saúde e movimentos sociais no mosaico das políticas de ST. Este artigo busca refletir sobre essas possibilidades a partir do Projeto de Extensão “Vidas Paralelas”. A sistematização da experiência permitiu concluir que estratégias de diálogo, organização político-social e troca de experiências de vida se apresentam como cenário significativo no compartilhamento de cultura e saúde do trabalhador, oportunizando crescimento coletivo e melhor qualidade de vida. |
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Educação popular e controle social em saúde do trabalhador : desafios com base em uma experiênciaPopular education and social control in worker health : challenges based on experienceEducación popular y control social en salud ocupacional : retos basados en la experienciaSaúde e trabalhoEducação popularControle socialA Saúde do Trabalhador (ST) refere-se a um campo do saber que compreende as relações entre o trabalho e o processo saúde/doença de modo articulado a um corpo de práticas teóricas interdisciplinares. No contexto das possibilidades para se efetivar a ST na amplitude que exige este conceito, diferentes iniciativas de Educação Popular em Saúde se articulam com demandas do Controle Social em Saúde, permitindo novas abordagens para configurar a formação crítica e ativa de trabalhadores de saúde e movimentos sociais no mosaico das políticas de ST. Este artigo busca refletir sobre essas possibilidades a partir do Projeto de Extensão “Vidas Paralelas”. A sistematização da experiência permitiu concluir que estratégias de diálogo, organização político-social e troca de experiências de vida se apresentam como cenário significativo no compartilhamento de cultura e saúde do trabalhador, oportunizando crescimento coletivo e melhor qualidade de vida.The Occupational Health (OH) refers to a field of knowledge that comprises the relationships between work and the health-disease process in order to articulate a body of interdisciplinary practices. In the context of the possibilities to conduct the OH with the amplitude that requires this concept, different initiatives of Popular Education in Health are articulated with demands of Social Control in Health, allowing new approaches to configure the active and critical training of health workers and social movements the mosaic of policies OH. This article seeks to reflect on these possibilities from the Extension Project “Parallel Lives”. The systematization of the experience concluded that dialogue strategies, political-social organization and exchange of life experiences present themselves as significant scenario in sharing the worker’s culture between themselves, providing opportunities for collective growth and better quality of life.Salud en Trabajo (ST) se refiere a un campo del conocimiento que comprende la relación entre proceso salud-enfermedad de trabajo, que busca articular prácticas interdisciplinarias. En el marco de las posibilidades de llevar a cabo la amplitud que requiere este concepto, diferentes iniciativas de Educación Popular en Salud se articulan con demandas de control social en salud, lo que permite nuevos enfoques para configurar la formación activa y crítica del personal sanitario y de movimientos sociales en mosaico de políticas ST. Este artículo pretende reflexionar sobre estas posibilidades en el proyecto “Vidas Paralelas”. La sistematización de la experiencia permitió llegar a la conclusión de que las estrategias de diálogo, la organización político-social y el de experiencias de vida se presentan como escenarios importantes para trocar cultura y salud entre los trabajadores, proporcionando oportunidades para el crecimiento colectivo y mejorar la calidad de vida.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)UNESP2017-12-07T05:07:41Z2017-12-07T05:07:41Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLACERDA, Dailton Alencar Lucas de et al. Educação popular e controle social em saúde do trabalhador: desafios com base em uma experiência. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 18, supl. 2, p. 1377-1388, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0499. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601377&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 out. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29344https://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0499Interface - Comunicação, Saúde, Educação - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601377&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 24 out. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessLacerda, Dailton Alencar Lucas deCruz, Pedro José Santos CarneiroHoefel, Maria da Graça LuderitzCosta, Iris do Céu ClaraBarbosa, Andreia MarinhoAlencar, Islany CostaLuna, Rodrigo Mendes Silvaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-07T02:37:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/29344Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-07T02:37:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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