Estudo crítico sobre o uso de ferramentas de modelagens tridimensionais de informações digitais BIM no ensino contemporâneo da arquitetura
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
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Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14380 |
Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2013. |
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Estudo crítico sobre o uso de ferramentas de modelagens tridimensionais de informações digitais BIM no ensino contemporâneo da arquiteturaArquitetura e tecnologiaProjeto auxiliado por computadorArquitetura - métodos de ensinoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2013.Este trabalho aborda as relações das interfaces das ferramentas computacionais, mais precisamente nos procedimentos a serem seguidos no ensino-aprendizagem do processo do projeto de arquitetura. Inicialmente traz uma abordagem geral dos impactos das facilidades da ferramenta digital do campo de trabalho e no aprendizado do arquiteto. Examina, historicamente, a importância do desenho como meio de interação do arquiteto, focando as principais mudanças do seu significado. Contextualiza as potencialidades e as possibilidades das ferramentas digitais no papel da arquitetura atual, realçando a importância diferenciada dos elementos estruturantes. Questiona a necessidade de se produzir desenhos bidimensionais para a representação das ideias da concepção de projeto para interação professor- aluno, considerando que as ferramentas tridimensionais digitais de informações, especialmente os modelos únicos, seriam suficientemente capazes de representar, apresentar e materializar as abstrações iniciais. Investiga, a partir das consequências das análises das atuais interfaces da prática do ensino do projeto nas faculdades de arquitetura, principalmente, protagonizando o uso das estruturas, as reais chances das ferramentas BIM serem o agente capaz de alavancar a 1reconstrução do paradigma de aprendizagem, redirecionando-o, como o caminho desejável, para processo da fabricação e produção do edifício. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper treats the relationships of computer tool interfaces, specifically with regards to the procedures prescribed for the teaching-learning activities involved in an architecture project. Firstly, it deals with the impacts of the accessibility of digital tools in the architect’s learning process and in his work. It examines, from a historical standpoint, the importance of drawing as a means used by the architect to interact, and focuses on the principal changes in meaning that have taken place. The paper also contextualizes the potentialities and the possibilities of digital tools in the current role played by architecture, highlighting the particular importance of structural elements. It questions the need to produce bi-dimensional drawings to represent conceptual ideas for a given project in order to enable the professor-student interaction, by considering that digital tridimensional information tools, specially designed for unique models, would be sufficient to represent, present and cause the initial abstractions to materialize. Taking as basis the consequences of an analysis of the current interfaces seen in the project teaching praxis of our schools of architecture, the paper investigates the very real chance that BIM tools could become the agent which would be capable of leveraging the reconstruction of the learning paradigm1, and thus redirect it, as the desirable path for the construction and production process of a building.Buzar, Márcio Augusto RomaCaixeta, Luciano Mendes2013-10-21T12:55:37Z2013-10-21T12:55:37Z2013-10-212013-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCAIXETA, Luciano Mendes. Estudo crítico sobre o uso de ferramentas de modelagens tridimensionais de informações digitais BIM no ensino contemporâneo da arquitetura. 2013. 175 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14380A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T18:44:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/14380Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T18:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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