Ainda-não : potencialidade e possibilidades do cuidado humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Moema da Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1755
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2006.
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spelling Ainda-não : potencialidade e possibilidades do cuidado humanoParteirasBenzedorSociologia do conhecimento - epistemologiaMedicina familiarTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2006.Parte da hipótese de que a base epistemológica da produção sobre o cuidado está ancorada em saberes científicos e também em outros saberes e práticas advindas do conhecimento do senso comum, dentre os quais se situam as práticas do conhecimento do senso comum das parteiras tradicionais e das benzedeiras. O estudo insere-se no contexto do debate epistemológico que, em meados da década de 1980, começou a dar mostras de exaustão do modelo de racionalidade da ciência, anunciando uma crise paradigmática e a emergência de um novo paradigma, anunciado como alternativa epistemológica pelas expressões pós-moderno e pós-modernidade. Ao lado da primazia conferida ao conhecimento científico, abre-se espaço para uma racionalidade mais ampla, que visa, dentre outras questões, a uma proposta de articulação entre o conhecimento científico e outras formas de conhecimento, reconhecendo a complexidade e a multiculturalidade do cuidado. As teorias que ancoram este estudo têm relação com a constituição do cuidado humano, e com a critica da produção do conhecimento da razão moderna, de Boaventura de Sousa Santos. A percepção de um grupo social, acerca do fenômeno "cuidado humano", apóia-se na Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, a fim de desvelar em que bases se organizam e forjam a interpretação do grupo da realidade, ou seja, os diferentes entendimentos do cuidado humano. A pesquisa de campo foi realizada na área de abrangência do Distrito Federal e região do Entorno de Goiás. Participaram do estudo um total de dez sujeitos, seis benzedeiras e quatro parteiras. Os dados colhidos em entrevistas e questionários acerca das características da prática, do nível de envolvimento com o fazer, da forma de construção do saber/fazer e das possibilidades de articulação da prática com outros saberes buscam identificar aspectos significativos da temática do cuidado na visão das parteiras e das benzedeiras. Busca-se, assim, compreender como se dá a constituição do fenômeno do cuidado humano, suscitando reflexões sobre essa temática, com vistas a favorecer o diálogo entre diferentes saberes em direção à integralidade da ação de cuidar. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTThis thesis, NOT-YET: potentialities and possibilities of the human care, is founded on the hypothesis that the epistemological basis of the production on the human care is anchored in scientific knowledge and also in others knowledge and practices resulted from the knowledge of the common sense, amongst which they point out the popular practices derived from the work of the traditional midwives and the quacks. The study is inserted in the context of the epistemological debate that, in the middle of the decade of 1980, started to present samples of exhaustion of the model of scientific rationality, announcing a paradigmatic crisis and the emergency of a new paradigm, announced as an epistemological alternative for the expressions post-modern and post-modernity. Beside of the priority conferred to the scientific knowledge, it’s opened a space for an ampler rationality, that it aims to, amongst other questions, a proposal of joint between the scientific knowledge and other forms of knowledge, recognizing the complexity and the multiculturalism of the care. The theories that anchor this study are related to the constitution of the human care, and they are represented by the critical of the modern reason, by Boaventura de Sousa Santos. The perception of a social group, concerning the phenomenon of the “human care”, is based in the Theory of the Social Representations, by Serge Moscovici, in order to reveal the bases under which the interpretation of the group about reality organize and forge itself, or either, the different agreements of the human care. The field of the research was carried through in the area of Federal District and region of the surroundings of Goiás. A total of ten people, six quacks and four midwives participated of the research. The data reached in interviews and questionnaires concerning the characteristics of the practice, the level of involvement with making, the form of construction of knowing/doing and the possibilities of articulation of the practice with others knowledge search to identify significant aspects of the thematic of the care according to the perspective of midwives and quacks. It’s searched to understand as the constitution of the phenomenon of the human care happens, stimulating reflections on this thematic, with the objective to favor the dialogue between different knowledge in direction to the completeness of the action of caring.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Programa de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeShimizu, Helena EriSantos, Boaventura SouzaBorges, Moema da Silva2009-09-23T15:16:20Z2009-09-23T15:16:20Z2009-09-232006-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBORGES, Moema da Silva. Ainda-não: potencialidade e possibilidades do cuidado humano. 2006. 163 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1755info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-06T19:49:41Zoai:repositorio.unb.br:10482/1755Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-06T19:49:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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