Concepções pedagógicas de professores/as da educação de jovens e adultos sobre interdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Cristino Cesário
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31407
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
id UNB_c9fc69b2905fa6bb26999afcd073ad90
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/31407
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Concepções pedagógicas de professores/as da educação de jovens e adultos sobre interdisciplinaridadeConcepções pedagógicasProfessoresEducação de jovens e adultosInterdisciplinaridadeDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.A presente pesquisa identifica e analisa concepções pedagógicas de professores/as da Educação de Jovens e Adultos sobre a interdisciplinaridade no contexto de uma escola pública do Distrito Federal. O estudo traz distintos conceitos sobre a interdisciplinaridade no campo da EJA, com aportes teórico-conceituais de autores que ampliam essa discussão. A escola pesquisada se encontra com 26 professores/as lotados no Centro de Ensino Fundamental 404, área urbana da cidade de Samambaia-DF. Como metodologia de pesquisa utilizo abordagem qualitativa, observação em sala de aula com base em Lüdke e André (2015); questionário socioeconômico, e entrevistas/narrativas na perspectiva de Haguette (1995) e Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (1998) como instrumentos de coleta de dados sobre concepções e práticas pedagógicas dos sujeitos investigados. Os resultados da investigação científica mostram que os participantes da pesquisa possuem atuação interdisciplinar em suas trajetórias, e concebem a interdisciplinaridade de maneira polissêmica, ainda associada estritamente às questões pedagógicas e epistemológicas. O aspecto mais evidenciado pelos professores/as diz respeito à positividade e possibilidade da interdisciplinaridade, reconhecendo as limitações práticas, conceituais e organizacionais de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa encontra indícios da necessidade de apreensão da interdisciplinaridade na Educação de Jovens e Adultos com base ontológica, e aponta para a importância de se avançar no estudo sistemático (formação continuada de professores) em uma perspectiva freireana, com maior gama de parcerias e na ótica de uma educação que articule o ontológico, o epistemológico e o pedagógico.This research identifies and analyzes pedagogical conceptions of teachers of Youth and Adult Education on interdisciplinarity in the context of a public school in the Federal District. The study brings different concepts about interdisciplinarity in the field of EJA, with theoreticalconceptual contributions from authors that broaden this discussion. The researched school has 26 teachers in the 404 Elementary School, urban area of the city of Samambaia-DF. As a research methodology I use a qualitative approach, classroom observation based on Lüdke and André (2015); socioeconomic questionnaire, and interviews / narratives from the perspective of Haguette (1995) and Alves-Mazzotti and Gewandsznajder (1998) as tools for collecting data on conceptions and pedagogical practices of the subjects investigated. The results of the scientific research show that the participants of the research have an interdisciplinary action in their trajectories, and conceive the interdisciplinarity in a polysemic way, still closely associated with pedagogical and epistemological questions. The most evident aspect of the teachers is the positivity and possibility of interdisciplinarity, recognizing the practical, conceptual and organizational limitations of all those involved in the teaching-learning process. The research finds indications of the need for apprehension of interdisciplinarity in Youth and Adult Education ontologically based, and points to the importance of advancing systematic study (continuous teacher training) in a Freirean perspective, with a greater range of partnerships and in the optics of an education that articulates the ontological, the epistemological and the pedagogical.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVieira, Maria ClarisseRocha, Cristino Cesário2018-03-12T14:43:16Z2018-03-12T14:43:16Z2018-03-122017-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, Cristino Cesário. Concepções pedagógicas de professores/as da educação de jovens e adultos sobre interdisciplinaridade. 2017. 170 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31407A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T19:36:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/31407Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T19:36:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções pedagógicas de professores/as da educação de jovens e adultos sobre interdisciplinaridade
title Concepções pedagógicas de professores/as da educação de jovens e adultos sobre interdisciplinaridade
spellingShingle Concepções pedagógicas de professores/as da educação de jovens e adultos sobre interdisciplinaridade
Rocha, Cristino Cesário
Concepções pedagógicas
Professores
Educação de jovens e adultos
Interdisciplinaridade
title_short Concepções pedagógicas de professores/as da educação de jovens e adultos sobre interdisciplinaridade
title_full Concepções pedagógicas de professores/as da educação de jovens e adultos sobre interdisciplinaridade
title_fullStr Concepções pedagógicas de professores/as da educação de jovens e adultos sobre interdisciplinaridade
title_full_unstemmed Concepções pedagógicas de professores/as da educação de jovens e adultos sobre interdisciplinaridade
title_sort Concepções pedagógicas de professores/as da educação de jovens e adultos sobre interdisciplinaridade
author Rocha, Cristino Cesário
author_facet Rocha, Cristino Cesário
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria Clarisse
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Cristino Cesário
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções pedagógicas
Professores
Educação de jovens e adultos
Interdisciplinaridade
topic Concepções pedagógicas
Professores
Educação de jovens e adultos
Interdisciplinaridade
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-23
2018-03-12T14:43:16Z
2018-03-12T14:43:16Z
2018-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Cristino Cesário. Concepções pedagógicas de professores/as da educação de jovens e adultos sobre interdisciplinaridade. 2017. 170 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31407
identifier_str_mv ROCHA, Cristino Cesário. Concepções pedagógicas de professores/as da educação de jovens e adultos sobre interdisciplinaridade. 2017. 170 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508231279509504