Vou ensinar língua estrangeira num instituto federal : aspectos da formação do professor de inglês em contexto superior tecnológico de ensino de línguas para fins específicos (ELFE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Cláudia Maria Paixão
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35142
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.
id UNB_ca99be32a7401bfc5096c9f74a685452
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35142
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Vou ensinar língua estrangeira num instituto federal : aspectos da formação do professor de inglês em contexto superior tecnológico de ensino de línguas para fins específicos (ELFE)Professores - formaçãoProfessores de línguas - formaçãoEducação profissional e tecnológicaEnsino de línguas para fins específicosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.A presente pesquisa visa investigar o perfil de formação do professor de inglês em contexto de educação profissional e tecnológica (EPT) de um instituto federal, o que exibe algumas particularidades, considerando o estado da arte do Ensino de Línguas para Fins Específicos (ELFE) na contemporaneidade. Busca-se investigar se a prática do professor nesse contexto atende às demandas atuais para este tipo de ensino. Vian Jr. (2015, p.188) situa o professor de inglês para fins específicos como “um professor de inglês para fins gerais que se viu na iminência de ministrar aulas para fins específicos”. Diante dessa realidade inusitada, o professor passa por uma insegurança que normalmente é superada com o tempo, por meio da prática em sala de aula e com a frequência a cursos de formação (MONTEIRO, 2009). Almeida Filho (2008) destaca a importância de projetos de investigação em ELFE no âmbito das instituições tecnológicas, o que poderia contribuir para a orientação das práticas dos professores nesse contexto. À luz de vários teóricos, apresentamos um breve cenário da formação de professores de línguas no Brasil. Depois, adentramos o contexto da formação de professores de inglês para fins específicos, expomos algumas pesquisas que versam sobre o assunto e apresentamos o perfil do professor de ELFE. Em seguida, abordamos as origens e as características desse tipo de ensino e tratamos do Ensino de Línguas para Fins Específicos no Brasil. Os instrumentos de coleta de registros utilizados na pesquisa foram: análise documental, questionários e entrevista com os professores-participantes, que trabalham num instituto federal. Por meio da análise de dados, constatamos, dentre outros, que os docentes, em seus discursos, alinham a sua prática aos pressupostos teóricos da atualidade em ELFE. Porém, nota-se, de algum modo, um distanciamento entre o falar e o agir, visto que muitas vezes remetem ao início do Projeto ESP (English for Specific Purposes) no Brasil, que enfatizava o ensino de leitura.The present research aims to investigate the profile of English teacher education in the context of professional and technological education (EPT) in a federal institute, which show some particularity, considering the state of the art of Language Teaching for Specific Purposes (ELFE) in contemporary times. We seek to investigate whether the teacher’s practice in this context meets the current demands for this type of teaching. Vian Jr. (2015, p. 188) places the specific purpose English teacher as “a general English teacher who saw himself on the verge of teaching classes for specific purposes”. In the face of this unusual reality, the teacher experiences an insecurity that is usually overcome with time, through classroom practice and attending training courses (MONTEIRO, 2009). Almeida Filho (2008) highlights the importance of research projects in ELFE within the framework of technological institutions, which could contribute to the orientation of teachers’ practices in this context. In the light of several theorists, we present a brief scenario of language teacher education in Brazil. Then, we enter the context of the education of English teachers for specific purposes, we present some research that deals with the subject and we present the profile of ELFE teacher. Next, we approach the origins and characteristics of this type of teaching and deal with the teaching of languages for specific purposes in Brazil. The instruments of data collection used in this research were: documentary analysis, questionnaires and interview with participating teachers, who work in a federal institute. Through data analysis, we found, among others, that teachers, in their speeches, align their practice to the current theoretical assumptions in ELFE. However, there is somehow a distance between speaking and acting, since they often refer to the beginning of the ESP Project (English for Specific Purposes) in Brazil, which emphasized the teaching of reading.Barçante, MagaliMattos, Cláudia Maria Paixão2019-07-26T17:48:44Z2019-07-26T17:48:44Z2019-07-262018-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATTOS, Cláudia Maria Paixão. Vou ensinar língua estrangeira num instituto federal: aspectos da formação do professor de inglês em contexto superior tecnológico de ensino de línguas para fins específicos (ELFE). 2018. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35142A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/35142Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Vou ensinar língua estrangeira num instituto federal : aspectos da formação do professor de inglês em contexto superior tecnológico de ensino de línguas para fins específicos (ELFE)
title Vou ensinar língua estrangeira num instituto federal : aspectos da formação do professor de inglês em contexto superior tecnológico de ensino de línguas para fins específicos (ELFE)
spellingShingle Vou ensinar língua estrangeira num instituto federal : aspectos da formação do professor de inglês em contexto superior tecnológico de ensino de línguas para fins específicos (ELFE)
Mattos, Cláudia Maria Paixão
Professores - formação
Professores de línguas - formação
Educação profissional e tecnológica
Ensino de línguas para fins específicos
title_short Vou ensinar língua estrangeira num instituto federal : aspectos da formação do professor de inglês em contexto superior tecnológico de ensino de línguas para fins específicos (ELFE)
title_full Vou ensinar língua estrangeira num instituto federal : aspectos da formação do professor de inglês em contexto superior tecnológico de ensino de línguas para fins específicos (ELFE)
title_fullStr Vou ensinar língua estrangeira num instituto federal : aspectos da formação do professor de inglês em contexto superior tecnológico de ensino de línguas para fins específicos (ELFE)
title_full_unstemmed Vou ensinar língua estrangeira num instituto federal : aspectos da formação do professor de inglês em contexto superior tecnológico de ensino de línguas para fins específicos (ELFE)
title_sort Vou ensinar língua estrangeira num instituto federal : aspectos da formação do professor de inglês em contexto superior tecnológico de ensino de línguas para fins específicos (ELFE)
author Mattos, Cláudia Maria Paixão
author_facet Mattos, Cláudia Maria Paixão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barçante, Magali
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Cláudia Maria Paixão
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Professores de línguas - formação
Educação profissional e tecnológica
Ensino de línguas para fins específicos
topic Professores - formação
Professores de línguas - formação
Educação profissional e tecnológica
Ensino de línguas para fins específicos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
2019-07-26T17:48:44Z
2019-07-26T17:48:44Z
2019-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATTOS, Cláudia Maria Paixão. Vou ensinar língua estrangeira num instituto federal: aspectos da formação do professor de inglês em contexto superior tecnológico de ensino de línguas para fins específicos (ELFE). 2018. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35142
identifier_str_mv MATTOS, Cláudia Maria Paixão. Vou ensinar língua estrangeira num instituto federal: aspectos da formação do professor de inglês em contexto superior tecnológico de ensino de línguas para fins específicos (ELFE). 2018. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508225983152128