Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6642 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biologia, 2010. |
id |
UNB_caa66724b1ab4e12998296408709b334 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/6642 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médioEducação ambientalJogosCerradosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biologia, 2010.A presente dissertação tem por objetivo propor e avaliar uma estratégia pedagógica para o tratamento do tema transversal Meio ambiente no contexto do ensino médio, modificando o caráter da disciplina Projetos, ofertada desde 2001, em um colégio da rede particular de ensino de Brasília - DF. Para isso, a disciplina foi reestruturada nos anos de 2008 e 2009 com base em princípios da Educação Ambiental, da Escola Ativa, da Pedagogia de Projetos e do uso de jogos no ensino de ciências. A avaliação foi feita por meio de questionários, entrevistas e observações, verificando os conhecimentos sobre o tema Cerrado e as atitudes dos estudantes em relação a esse bioma e à própria disciplina. Os resultados indicam que a aquisição de conteúdos não foi diferente do observado quando a disciplina era ministrada com uso de aulas expositivas, no entanto a nova proposta possibilitou um aumento da afetividade em relação ao Cerrado, e partir delas veio a conscientização, a crítica e o interesse em participar de forma ativa para resolução de problemas ambientais. O trabalho também destaca o papel da reflexão e formação continuada do professor no estímulo a revisão de sua prática docente. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis thesis aims to propose and evaluate an educational strategy for the treatment of cross-cutting theme Environment in the context of high school, changing the character of the discipline projects, offered in 2001 in a private school in Brasília - DF. For this, the course was restructured in 2008 and 2009 based on principles of Environmental Education, of the Pedagogical Practice, of Pedagogy of Projects and of the use of games in teaching science. The evaluation was conducted through questionnaires, interviews and observations, checking the knowledge on the subject Cerrado and the attitudes of students in relation to that biome and the discipline itself. The results indicate that the acquisition of content was not different from that observed when the discipline was taught with the use of lectures, however, the new proposal allowed an increase in affection for the Cerrado, and from them came to consciousness, the criticism and interest in participating actively to solve environmental problems. The work also highlights the role of reflection and continuous education of the teacher in stimulating the revision of their teaching practice.Bizerril, Marcelo Ximenes AguiarSantos, Francisco César Alves2011-01-27T19:24:13Z2011-01-27T19:24:13Z2010-092010-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Francisco César Alves. Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6642info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/6642Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio |
title |
Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio |
spellingShingle |
Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio Santos, Francisco César Alves Educação ambiental Jogos Cerrados |
title_short |
Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio |
title_full |
Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio |
title_fullStr |
Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio |
title_sort |
Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio |
author |
Santos, Francisco César Alves |
author_facet |
Santos, Francisco César Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Francisco César Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Jogos Cerrados |
topic |
Educação ambiental Jogos Cerrados |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biologia, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09 2010-09-22 2011-01-27T19:24:13Z 2011-01-27T19:24:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Francisco César Alves. Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6642 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Francisco César Alves. Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508345498796032 |