Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Francisco César Alves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6642
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biologia, 2010.
id UNB_caa66724b1ab4e12998296408709b334
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6642
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médioEducação ambientalJogosCerradosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biologia, 2010.A presente dissertação tem por objetivo propor e avaliar uma estratégia pedagógica para o tratamento do tema transversal Meio ambiente no contexto do ensino médio, modificando o caráter da disciplina Projetos, ofertada desde 2001, em um colégio da rede particular de ensino de Brasília - DF. Para isso, a disciplina foi reestruturada nos anos de 2008 e 2009 com base em princípios da Educação Ambiental, da Escola Ativa, da Pedagogia de Projetos e do uso de jogos no ensino de ciências. A avaliação foi feita por meio de questionários, entrevistas e observações, verificando os conhecimentos sobre o tema Cerrado e as atitudes dos estudantes em relação a esse bioma e à própria disciplina. Os resultados indicam que a aquisição de conteúdos não foi diferente do observado quando a disciplina era ministrada com uso de aulas expositivas, no entanto a nova proposta possibilitou um aumento da afetividade em relação ao Cerrado, e partir delas veio a conscientização, a crítica e o interesse em participar de forma ativa para resolução de problemas ambientais. O trabalho também destaca o papel da reflexão e formação continuada do professor no estímulo a revisão de sua prática docente. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis thesis aims to propose and evaluate an educational strategy for the treatment of cross-cutting theme Environment in the context of high school, changing the character of the discipline projects, offered in 2001 in a private school in Brasília - DF. For this, the course was restructured in 2008 and 2009 based on principles of Environmental Education, of the Pedagogical Practice, of Pedagogy of Projects and of the use of games in teaching science. The evaluation was conducted through questionnaires, interviews and observations, checking the knowledge on the subject Cerrado and the attitudes of students in relation to that biome and the discipline itself. The results indicate that the acquisition of content was not different from that observed when the discipline was taught with the use of lectures, however, the new proposal allowed an increase in affection for the Cerrado, and from them came to consciousness, the criticism and interest in participating actively to solve environmental problems. The work also highlights the role of reflection and continuous education of the teacher in stimulating the revision of their teaching practice.Bizerril, Marcelo Ximenes AguiarSantos, Francisco César Alves2011-01-27T19:24:13Z2011-01-27T19:24:13Z2010-092010-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Francisco César Alves. Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6642info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/6642Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio
title Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio
spellingShingle Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio
Santos, Francisco César Alves
Educação ambiental
Jogos
Cerrados
title_short Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio
title_full Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio
title_fullStr Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio
title_full_unstemmed Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio
title_sort Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio
author Santos, Francisco César Alves
author_facet Santos, Francisco César Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Francisco César Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Jogos
Cerrados
topic Educação ambiental
Jogos
Cerrados
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biologia, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09
2010-09-22
2011-01-27T19:24:13Z
2011-01-27T19:24:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Francisco César Alves. Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6642
identifier_str_mv SANTOS, Francisco César Alves. Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508345498796032