A atuação do gestor escolar na relação entre currículo e organização do trabalho pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spagna, Eveline de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40341
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
id UNB_cc6443172b35b7a7d524578fac4259c2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40341
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A atuação do gestor escolar na relação entre currículo e organização do trabalho pedagógicoOrganização do trabalho pedagógicoCurrículo educacionalGestão democráticaEducaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.Esta pesquisa tem por objetivo discutir as implicações da atuação do gestor, eleito democraticamente, na organização do trabalho pedagógico para a efetivação das estratégias previstas no Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). No campo teórico, a pesquisa situa-se numa perspectiva crítico-dialética com aproximações pela lente teórica dos estudos marxistas, principalmente, no que tange os conceitos de prática social na tentativa de identificar as principais características do objeto, apreendendo suas abstrações para compreender a realidade concreta em que ele se insere. A pesquisa situa-se no campo qualitativo (CRESWELL, 2007) e foi desenvolvida em uma escola da Secretaria de Educação do Distrito Federal, tendo como procedimentos de coleta de dados a análise documental, a observação participante de reuniões, questionário a professores, entrevistas semiestruturadas a coordenadores e ao gestor. Para a apreciação dos achados da pesquisa recorreu-se a análise de conteúdo em Bardin (2016), pelas seguintes fases: 1) pré-análise, 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A pesquisa está estruturada em três eixos principais: Gestão Democrática; Organização do Trabalho Pedagógico e Currículo. O referencial teórico que sustentou essa pesquisa no eixo da organização do trabalho pedagógico reside em Freitas (1995), Libâneo (2015), Saviani (2007, 2010, 2012), Silva E. (2017), Vasconcellos (2002, 2013) e Veiga (2001, 2003, 2007). Em relação ao currículo, a base teórica foi construída a partir de Sacristán (1999, 2000, 2006), Silva F. (2011, 2015, 2016) e Borges (2010, 2016). O embasamento das discussões acerca da gestão democrática foi apoiado pelas produções de Araújo (2012), Lück (2000, 2005, 2009, 2010) e Paro (2008, 2010, 2016). Por fim, os achados da pesquisa revelam que existe grande centralidade das decisões de gestão nos aspectos financeiros e administrativos em detrimento do pedagógico, ainda assim, as demandas provenientes dos docentes eram acolhidas e o trabalho pedagógico estava em processo de ressignificação curricular como elemento central da OTP. Diante disso, propõe-se como produto técnico um curso de formação continuada destinada aos gestores da SEEDF contemplando os três eixos da pesquisa.This research aims to discuss the implications of the performance of the manager, democratically elected, in the organization of pedagogical work for the implementation of the strategies foreseen in the Currículo em Movimento of the Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). In the theoretical field, research is situated in a critical-dialectical perspective with approximations through the theoretical lens of Marxist studies, mainly, with regard to the concepts of social practice in an attempt to identify the main characteristics of the object, seizing its abstractions to understand the concrete reality in which it is part. The research is located in the qualitative field (CRESWELL, 2007) and was developed in a school of the Secretaria de Educação do Distrito Federal, having as data collection procedures the documental analysis, participant observation of meetings, questionnaire to teachers, semi-structured interviews with coordinators and the manager. Content analysis in Bardin (2016) was used to assess the research findings, in the following phases: 1) pre-analysis, 2) exploration of the material and 3) treatment of results, inference and interpretation. The research is structured in three main axes: Democratic Management; Organization of Pedagogical Work and Curriculum. The theoretical reference that sustained this research in the axis of the organization of pedagogical work lies in Freitas (1995), Libâneo (2015), Saviani (2007, 2010, 2012), Silva E. (2017), Vasconcellos (2002, 2013) and Veiga (2001, 2003, 2007). Regarding the curriculum, the theoretical basis was bult from Sacristán (1999, 2000, 2006), Silva F. (2011, 2015, 2016) and Borges (2010, 2016). The basis of discussions about democratic management was supported by the productions of Araújo (2012), Lück (2000, 2005, 2009, 2010) and Paro (2008, 2010, 2016). Finally, the research findings reveal that there is a great centrality of management decisions in the financial and administrative aspects to the detriment of the pedagogical, even so, the demands coming from the professors were accepted and the pedagogical work was in the process of resignifying the curriculum of a central element in OTP. That said, it is proposed as a technical product a continuing training course aimed at SEEDF managers contemplating the three axes of the research.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Francisco Thiagomailto:evelinespagna@gmail.comSpagna, Eveline de Oliveira2021-03-26T15:24:13Z2021-03-26T15:24:13Z2021-03-262020-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSPAGNA, Eveline de Oliveira. A atuação do gestor escolar na relação entre currículo e organização do trabalho pedagógico. 2020. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40341A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T19:26:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/40341Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T19:26:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A atuação do gestor escolar na relação entre currículo e organização do trabalho pedagógico
title A atuação do gestor escolar na relação entre currículo e organização do trabalho pedagógico
spellingShingle A atuação do gestor escolar na relação entre currículo e organização do trabalho pedagógico
Spagna, Eveline de Oliveira
Organização do trabalho pedagógico
Currículo educacional
Gestão democrática
Educação
title_short A atuação do gestor escolar na relação entre currículo e organização do trabalho pedagógico
title_full A atuação do gestor escolar na relação entre currículo e organização do trabalho pedagógico
title_fullStr A atuação do gestor escolar na relação entre currículo e organização do trabalho pedagógico
title_full_unstemmed A atuação do gestor escolar na relação entre currículo e organização do trabalho pedagógico
title_sort A atuação do gestor escolar na relação entre currículo e organização do trabalho pedagógico
author Spagna, Eveline de Oliveira
author_facet Spagna, Eveline de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Francisco Thiago
mailto:evelinespagna@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Spagna, Eveline de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Organização do trabalho pedagógico
Currículo educacional
Gestão democrática
Educação
topic Organização do trabalho pedagógico
Currículo educacional
Gestão democrática
Educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-27
2021-03-26T15:24:13Z
2021-03-26T15:24:13Z
2021-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SPAGNA, Eveline de Oliveira. A atuação do gestor escolar na relação entre currículo e organização do trabalho pedagógico. 2020. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40341
identifier_str_mv SPAGNA, Eveline de Oliveira. A atuação do gestor escolar na relação entre currículo e organização do trabalho pedagógico. 2020. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508225986297856