A poesia ao rés do chão : rap e crítica social na tradição literária popular brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cleber José de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37755
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.
id UNB_ccf1acdca56db670e5acb342473fd303
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/37755
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Oliveira, Cleber José decleber101578@gmail.comPereira, Danglei de Castro2020-05-15T01:00:53Z2020-05-15T01:00:53Z2020-05-142019-09-27OLIVEIRA, Cleber José. A poesia ao rés do chão: rap e crítica social na tradição literária popular brasileira. 2019. 220 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37755Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.A presente pesquisa sustenta que o rap nacional é, na atualidade, o continuum da tradição literária/poética de cunho sócio popular que se desenvolveu no âmbito da literatura universal sob a égide da crítica social. Ademais, carrega em sua gene ideológica a valorização e atualização da(s) tradição(ões) cultural(ais) popular(es) e suas causas. Sustenta ainda que o rap apresenta uma coerência estética com essa tradição, a qual está pautada no imbricamento de elementos como: a oralidade, a sátira, a rasura, a coloquialidade, a liberdade formal e linguística, o engajamento em causas populares, entre outras. Manifesta-se por meio de um discurso estético fortemente marcado por uma atuação política e contestadora das desigualdades sociais, atrelado a uma consciência coletiva sobre identidade étnica e classe social. Tais características o condicionariam como sendo uma poesia ao rés do chão, isto é, aquela que se ocupa das coisas populares, ao passo que atua como contraponto do viés literário erudito. Com efeito, explicita que este é fruto das transformações sociopolíticas e culturais que acometem o Brasil desde a colônia. Especifica ainda que no cenário sociocultural brasileiro, o rap é a faceta atualizada dessa tradição. Não obstante, descortina que as mudanças ocorridas nas esferas social, política e cultural desde o período colonial até agora, contribuíram para a consolidação dessa tradição no contexto brasileiro. Sem ingenuidades, sabe-se que tal tradição em continuum se dá, não raro, por meio de pontos de convergência e afastamentos, conflitos e confrontos na arena social, que provocou e provoca mudanças nas relações de poder no tocante à acessibilidade aos bens simbólicos, culturais e econômicos. Assim, o rap torna-se uma chave interpretativa da sociedade brasileira e suas relações de poder. Para tanto, traça um panorama da tradição literária nacional de cunho popular e social, que foram produzidas em etapas diferentes da vida brasileira, observando sua influência sobre a realidade sociocultural do país ao longo do tempo. Compõe um estudo analítico com foco no rap, apresentando seu discurso estético e os elementos que o compõem ao passo que descortina quem são e como vivem seus produtores. O corpus analisado é composto por obras de Criolo, Gog, Sabotage, Emicída, Rapadura, MV Bill, Kunumí, Facção Central, Brô MCs, OZ Guarani e Racionais MCs.The present research posits that the national rap is, at the present time, the continuum of the sociopopular literary/poetic tradition developed in the scope of the universal literature under social critic aegis. In addition, it carries in its ideological gene the popular cultural tradition(s) valorization and update, as well and their causes. It also maintains that rap presents an aesthetic coherence with this tradition, which is based on elements interweaving such as orality, satire, erasure, colloquialism, formal and linguistic freedom, engagement with popular causes, among others. It manifests itself through an aesthetic discourse strongly marked by a political and contentious action of social inequalities, linked to a collective consciousness about ethnic identity and social class. Such characteristics would condition it to be poetry on the ground, that is, one that deals with popular things and, at the same time, serves as a counterpoint to the scholarly literary bias. In fact, it explains it is the result of sociopolitical and cultural transformations that have affected Brazil since the colonial period. It also explains that, in the Brazilian sociocultural scene, rap is the updated facet of this tradition. Nonetheless, It reveals that the changes occurred in the social, political and cultural spheres from the colonial period to the present have contributed to consolidation of this tradition in the Brazilian context. Without naivety, it is known that this tradition on a continuum is not uncommon, through points of convergence and withdrawal, continuities and discontinuities, conflicts and confrontations in the social arena. This has, in fact, provoked and provokes changes in the power relations regarding accessibility to symbolic, cultural and economic goods. Thus, rap becomes a key interpretive of Brazilian culture and its relations of power. To do so, it traces a panorama of the national literary tradition of popular and social nature, which was produced in different stages of Brazilian life, observing its influence on the sociocultural reality of the country over time. Subsequently, he composes an analytical study focusing on rap, presenting his aesthetic discourse and the elements that compose it while revealing who they are and how their producers live. The corpus analyzed is composed by works of Criolo, Gog, Sabotage, Emicída, Rapadura, MV Bill, Kunumí, Facção Central, Brô MCs, OZ Guarani, Racionais MCs.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessA poesia ao rés do chão : rap e crítica social na tradição literária popular brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPoesia brasileira - crítica, interpretação, etcRap (música)Crítica socialDiscurso e identidadeOralidadeporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2019_CleberJosédeOliveira.pdf2019_CleberJosédeOliveira.pdfapplication/pdf1609448http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37755/1/2019_CleberJos%c3%a9deOliveira.pdf87d5b27b0e2915f8dc24d91f94cf2b3dMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37755/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/377552023-07-10 11:59:07.252open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T14:59:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A poesia ao rés do chão : rap e crítica social na tradição literária popular brasileira
title A poesia ao rés do chão : rap e crítica social na tradição literária popular brasileira
spellingShingle A poesia ao rés do chão : rap e crítica social na tradição literária popular brasileira
Oliveira, Cleber José de
Poesia brasileira - crítica, interpretação, etc
Rap (música)
Crítica social
Discurso e identidade
Oralidade
title_short A poesia ao rés do chão : rap e crítica social na tradição literária popular brasileira
title_full A poesia ao rés do chão : rap e crítica social na tradição literária popular brasileira
title_fullStr A poesia ao rés do chão : rap e crítica social na tradição literária popular brasileira
title_full_unstemmed A poesia ao rés do chão : rap e crítica social na tradição literária popular brasileira
title_sort A poesia ao rés do chão : rap e crítica social na tradição literária popular brasileira
author Oliveira, Cleber José de
author_facet Oliveira, Cleber José de
author_role author
dc.contributor.email.pt_BR.fl_str_mv cleber101578@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cleber José de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Danglei de Castro
contributor_str_mv Pereira, Danglei de Castro
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Poesia brasileira - crítica, interpretação, etc
Rap (música)
Crítica social
Discurso e identidade
Oralidade
topic Poesia brasileira - crítica, interpretação, etc
Rap (música)
Crítica social
Discurso e identidade
Oralidade
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-15T01:00:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-15T01:00:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-05-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Cleber José. A poesia ao rés do chão: rap e crítica social na tradição literária popular brasileira. 2019. 220 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/37755
identifier_str_mv OLIVEIRA, Cleber José. A poesia ao rés do chão: rap e crítica social na tradição literária popular brasileira. 2019. 220 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37755/1/2019_CleberJos%c3%a9deOliveira.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/37755/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 87d5b27b0e2915f8dc24d91f94cf2b3d
bacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864192686292992