Coisas sonoras em cena e a invenção de timbres : linhas da malha criativa do Udigrudi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Márcio Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37723
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.
id UNB_cdb4943e02c76ce3c0f8d17ad8b53387
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/37723
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Coisas sonoras em cena e a invenção de timbres : linhas da malha criativa do UdigrudiUdigrudiObjetos sonorosGrupos circensesTeatroDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.Essa pesquisa problematiza o uso de coisas sonoras e sua relação com atores e criadores na cena teatral, tendo como referência os espetáculos O Cano (1998) e Ovo (2003), criados e apresentados pelo grupo de circo teatro Udigrudi. Esses trabalhos, resultado do entrelaçamento de vários saberes, tiveram na relação entre atores e coisas sonoras um eixo diretivo, com todas as potências e desafios envolvidos. O relato analítico dessa vivência, circunscrevendo e interligando os processos de direção, criação e pesquisa do grupo, busca fornecer diretrizes no trato com coisas sonoras em cena, estabelecer debates sobre a problemática relacionada, além de registrar a trajetória do Udigrudi por uma perspectiva singular. As ferramentas conceituais usadas foram forjadas no campo das epistemologias ecológicas (Ingold, 2015 Maia, 2015; Stheil & Carvalho, 2012) com elementos da teoria da prática e dos estudos sociais da ciência (Latour, 2012, Fleck, 2010; Kuhn, 2017). Entre esses elementos estão o conceito de agência material recíproca e sua relação com a linguagem, o conceito de coisa sonora para cincunscrever objetos cênicos e formas animadas sonoras, linha como processo e caminho inventivo, além de malha como representação de encontros, relações e entrelaçamento dessas linhas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This research problematizes the use of sound things and its relation with actors and creators in the theatrical scene, having as reference the spectacles O Cano (1998) and Ovo (2003), created and presented by the theater group Udigrudi. These works, as a result of the intertwining of various knowledges, had in the relationship between actors and sound things a directive axis, with all the powers and challenges involved. The analytical account of this experience, circumscribing and interconnecting the processes of direction, creation and research of the group, seeks to provide guidelines in dealing with sound things on the scene, to establish debates on the related problem, and to record Udigrudi's trajectory through a singular perspective. The conceptual tools used were forged in the field of ecological epistemologies (Ingold, 2015 May, 2015; Stheil & Carvalho, 2012) with elements of the theory of social practice and science studies (Latour, 2012, Fleck, 2010; Kuhn, 2017). Among these elements are the concept of reciprocal material agency and its relationship with language, the concept of sound thing to circumscribe objects and animated sound forms, line as process and inventive way, as well as mesh as representation of encounters, relations and interlacement of these lines.Lignelli, CésarVieira, Márcio Gonçalves2020-05-14T16:06:24Z2020-05-14T16:06:24Z2020-05-142019-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA, Márcio Gonçalves. Coisas sonoras em cena e a invenção de timbres: linhas da malha criativa do Udigrudi. 2019. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37723A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:38:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/37723Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Coisas sonoras em cena e a invenção de timbres : linhas da malha criativa do Udigrudi
title Coisas sonoras em cena e a invenção de timbres : linhas da malha criativa do Udigrudi
spellingShingle Coisas sonoras em cena e a invenção de timbres : linhas da malha criativa do Udigrudi
Vieira, Márcio Gonçalves
Udigrudi
Objetos sonoros
Grupos circenses
Teatro
title_short Coisas sonoras em cena e a invenção de timbres : linhas da malha criativa do Udigrudi
title_full Coisas sonoras em cena e a invenção de timbres : linhas da malha criativa do Udigrudi
title_fullStr Coisas sonoras em cena e a invenção de timbres : linhas da malha criativa do Udigrudi
title_full_unstemmed Coisas sonoras em cena e a invenção de timbres : linhas da malha criativa do Udigrudi
title_sort Coisas sonoras em cena e a invenção de timbres : linhas da malha criativa do Udigrudi
author Vieira, Márcio Gonçalves
author_facet Vieira, Márcio Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lignelli, César
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Márcio Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Udigrudi
Objetos sonoros
Grupos circenses
Teatro
topic Udigrudi
Objetos sonoros
Grupos circenses
Teatro
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-12
2020-05-14T16:06:24Z
2020-05-14T16:06:24Z
2020-05-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Márcio Gonçalves. Coisas sonoras em cena e a invenção de timbres: linhas da malha criativa do Udigrudi. 2019. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37723
identifier_str_mv VIEIRA, Márcio Gonçalves. Coisas sonoras em cena e a invenção de timbres: linhas da malha criativa do Udigrudi. 2019. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580873228058624