Problemas aritméticos de adição e subtração com números decimais : efeito da formação de classes de equivalência e de regras de resolução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento Filha, Maria Adélia do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42384
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2021.
id UNB_cdc8dcfa65926a8f653f14f890b77cd1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/42384
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Problemas aritméticos de adição e subtração com números decimais : efeito da formação de classes de equivalência e de regras de resoluçãoEquivalência de estímulosTreino de regras de resoluçãoDecimaisAdiçãoSubtraçãoDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2021.Foi avaliado o efeito de regras de resolução de problemas escritos de adição e subtração, com decimais e a incógnita nas posições a, b e c, após a formação de classes de equivalência com diferentes representações de cada operação (com numerais, com figuras e problemas escritos). Participaram cinco crianças (10-12 anos) do 5º ano do Ensino Fundamental, com escores no Pré-Teste Geral (tarefa de lápis e papel) inferiores a 70% de acerto na resolução dos três formatos de problemas. Nas duas unidades do Programa de Ensino foram realizados treinos de discriminações condicionais entre representações por figuras e operações com numerais ou problemas escritos, testes de classes de equivalência, e treino de regras de resolução de problemas escritos de adição e de subtração com decimais. Os participantes formaram classes de equivalência e após a Unidade 2 foi verificado, no Pós-Teste Geral, aumento dos escores na resolução de problemas nos três formatos, de adição e subtração, e com as três posições da incógnita. Na Unidade 2 foi verificada a necessidade de dividir o ensino de regras de resolução de problemas que envolvem dezenas, reserva, e alteração da operação para mudar a incógnita para a posição c. As contingências de ensino programadas ampliam os conhecimentos sobre o ensino de comportamentos matemáticos e os procedimentos utilizados podem ser adaptados com potencial de sucesso no contexto escolar.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).The effect of written problem-solving rules of addition and subtraction was evaluated, with decimals and the unknown in positions a, b and c, after forming equivalence classes with different representations of each operation (with numerals, with figures, and written problems). Five children (10-12 years old) from the 5th year of elementary school and with scores on the General Pre-Test (pencil and paper task) of less than 70% correctness in solving the three problem formats participated. Both units of the Teaching Program have carried out training on conditional discriminations between representations by figures and operations with numerals or written problems, tests of equivalence classes, and training on rules for solving written problems of addition and subtraction with decimals. The participants formed equivalence classes. After Unit 2, it was verified in the General Post-Test an increase in the scores in problem-solving, in the three formats of addition and subtraction, and with the three unknown positions. In Unit 2, it was verified the need to divide the teaching of problem solving rules that involve tens, reserve, and operation alteration to change the unknown to position c. The programmed teaching contingencies expand knowledge about the teaching of mathematical behaviors and the procedures used can be adapted with potential for success in the school context.Melo, Raquel Maria deNascimento Filha, Maria Adélia do2021-11-22T18:53:08Z2021-11-22T18:53:08Z2021-11-222021-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNascimento Filha, Maria Adélia do. Problemas aritméticos de adição e subtração com números decimais: efeito da formação de classes de equivalência e de regras de resolução. 2021. 90 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42384A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-29T02:13:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/42384Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-29T02:13:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Problemas aritméticos de adição e subtração com números decimais : efeito da formação de classes de equivalência e de regras de resolução
title Problemas aritméticos de adição e subtração com números decimais : efeito da formação de classes de equivalência e de regras de resolução
spellingShingle Problemas aritméticos de adição e subtração com números decimais : efeito da formação de classes de equivalência e de regras de resolução
Nascimento Filha, Maria Adélia do
Equivalência de estímulos
Treino de regras de resolução
Decimais
Adição
Subtração
title_short Problemas aritméticos de adição e subtração com números decimais : efeito da formação de classes de equivalência e de regras de resolução
title_full Problemas aritméticos de adição e subtração com números decimais : efeito da formação de classes de equivalência e de regras de resolução
title_fullStr Problemas aritméticos de adição e subtração com números decimais : efeito da formação de classes de equivalência e de regras de resolução
title_full_unstemmed Problemas aritméticos de adição e subtração com números decimais : efeito da formação de classes de equivalência e de regras de resolução
title_sort Problemas aritméticos de adição e subtração com números decimais : efeito da formação de classes de equivalência e de regras de resolução
author Nascimento Filha, Maria Adélia do
author_facet Nascimento Filha, Maria Adélia do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Raquel Maria de
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento Filha, Maria Adélia do
dc.subject.por.fl_str_mv Equivalência de estímulos
Treino de regras de resolução
Decimais
Adição
Subtração
topic Equivalência de estímulos
Treino de regras de resolução
Decimais
Adição
Subtração
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22T18:53:08Z
2021-11-22T18:53:08Z
2021-11-22
2021-09-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Nascimento Filha, Maria Adélia do. Problemas aritméticos de adição e subtração com números decimais: efeito da formação de classes de equivalência e de regras de resolução. 2021. 90 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42384
identifier_str_mv Nascimento Filha, Maria Adélia do. Problemas aritméticos de adição e subtração com números decimais: efeito da formação de classes de equivalência e de regras de resolução. 2021. 90 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/42384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580860464791552