A consagração científica em números : análise do perfil de uma vanguarda pelos currículos Lattes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montagner, Miguel Ângelo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Montagner, Maria Inez, Hoehne, Eduardo Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11691
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009000300015
Resumo: O objetivo foi o de analisar as possibilidades e os limites do estudo quantitativo de uma instituição e dos profissionais que nela atuam, tomando como objeto os currículos da Plataforma Lattes. Explorando esse material, procuramos delinear um quadro dos professores plenos da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, caracterizar sua produção científica, as principais atividades que exercem e seu perfil acadêmico. Nossa metodologia foi quantitativa. Desenhamos e analisamos, por meio de uma estatística descritiva, as principais características desses professores, presentes na base de dados da Plataforma Lattes que contém os seus currículos. Em seguida, por meio de uma análise qualitativa, baseada na teoria de Pierre Bourdieu, apontamos, como resultado, as dificuldades da Plataforma Lattes em bem descrever as trajetórias sociais e científicas dos pesquisadores, consistindo, assim, em um repositório de atos científicos acabados e que compõem uma sucessão a-histórica e linear da ciência oficial. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_ce54e4ec9c53050fbddbc43e82e4022b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11691
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A consagração científica em números : análise do perfil de uma vanguarda pelos currículos LattesLa consagración científica en números : análisis del perfil de una vanguardia por los currículos Lattes.Scientific recognition in numbers: analysis of the profile of a vanguard from Lattes curricula vitaeProdução científicaPesquisaPublicações científicasProdução científicaBourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretaçãoPesquisadoresO objetivo foi o de analisar as possibilidades e os limites do estudo quantitativo de uma instituição e dos profissionais que nela atuam, tomando como objeto os currículos da Plataforma Lattes. Explorando esse material, procuramos delinear um quadro dos professores plenos da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, caracterizar sua produção científica, as principais atividades que exercem e seu perfil acadêmico. Nossa metodologia foi quantitativa. Desenhamos e analisamos, por meio de uma estatística descritiva, as principais características desses professores, presentes na base de dados da Plataforma Lattes que contém os seus currículos. Em seguida, por meio de uma análise qualitativa, baseada na teoria de Pierre Bourdieu, apontamos, como resultado, as dificuldades da Plataforma Lattes em bem descrever as trajetórias sociais e científicas dos pesquisadores, consistindo, assim, em um repositório de atos científicos acabados e que compõem uma sucessão a-histórica e linear da ciência oficial. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe objective was to analyze the possibilities and limitations of quantitative study on an institution and its professionals, taking into account the Lattes curriculum vitae platform. Through exploring this material, we sought to delineate the profile of full professors within the Unicamp School of Medical Sciences and to characterize their scientific production, main activities and academic profile. Our methodology was quantitative. We outlined and analyzed the main characteristics of these professors presented in their curricula vitae that are held in the database of the Lattes platform, by means of descriptive statistics. Next, by means of qualitative analysis based on the theories of Pierre Bourdieu, we pointed out the difficulties in achieving good descriptions of researchers' social and scientific paths from the Lattes platform. Thus, the Lattes system consists of a repository of finished scientific actions, comprising a linear and non-historical succession within official science. _____________________________________________________________________________________________________________ RESUMENEl objetivo ha sido el de analizar las posibilidades y los límites del estudio cuantitativo de una institución y de los profesionales que actuan en ella tomando como objeto los currículos de la Plataforma Lattes. Al explorar este material tratamos de delinear un cuadro de los profesores plenos de la Facultad de Ciencias Médicas de la Universidad de Campinas, estado de São Paulo, Brasil, caracterizar su producción científica, las principales actividades que ejercen y su perfil académico. Nuestra metodología ha sido cuantitativa. Diseñamos y analizamos, por medio de una estadística descriptiva, las principales características de estos profesores presentes en la base de datos de la Plataforma Lattes que contiene sus currículos. Seguidamente, mediante un análisis cualitativo basado en la teoría de Pierre Bourdieu, señalamos como resultado las dificultades de la Plataforma Lattes en describir bien las trayectorias sociales y científicas de los investigadores, consistiendo así en un repositorio de actos científicos acabados y que componen una sucesión a-histórica y linear de la ciencia oficial.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Saúde Coletiva (FCE-SC)Interface - Comunicação, Saúde, Educação2012-11-27T18:53:47Z2012-11-27T18:53:47Z2009-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfMONTAGNER, Miguel Ângelo; MONTAGNER, Maria Inez; HOEHNE, Eduardo Luiz. A consagração científica em números: análise do perfil de uma vanguarda pelos currículos Lattes. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 13, n. 30, set. 2009 . Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000300015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 nov. 2012. http://dx.doi.org/10.1590S1414-32832009000300015 ________________________________________________________________________________________________________________MONTAGNER, Miguel Ângelo; MONTAGNER, Maria Inez e HOEHNE, Eduardo Luiz. Scientific recognition in numbers: analysis of the profile of the vanguard from Lattes curricula vitae. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 13, n. 30, set. 2009 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000300015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso: em 27 nov. 2012. http://dx.doi.org/10.1590S1414-32832009000300015http://repositorio.unb.br/handle/10482/11691http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009000300015InglêsporInterface - Comunicação, Saúde, Educação - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-3283&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 nov. 2012info:eu-repo/semantics/openAccessMontagner, Miguel ÂngeloMontagner, Maria InezHoehne, Eduardo Luizreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-25T20:57:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/11691Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-25T20:57:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A consagração científica em números : análise do perfil de uma vanguarda pelos currículos Lattes
La consagración científica en números : análisis del perfil de una vanguardia por los currículos Lattes.
Scientific recognition in numbers: analysis of the profile of a vanguard from Lattes curricula vitae
title A consagração científica em números : análise do perfil de uma vanguarda pelos currículos Lattes
spellingShingle A consagração científica em números : análise do perfil de uma vanguarda pelos currículos Lattes
Montagner, Miguel Ângelo
Produção científica
Pesquisa
Publicações científicas
Produção científica
Bourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretação
Pesquisadores
title_short A consagração científica em números : análise do perfil de uma vanguarda pelos currículos Lattes
title_full A consagração científica em números : análise do perfil de uma vanguarda pelos currículos Lattes
title_fullStr A consagração científica em números : análise do perfil de uma vanguarda pelos currículos Lattes
title_full_unstemmed A consagração científica em números : análise do perfil de uma vanguarda pelos currículos Lattes
title_sort A consagração científica em números : análise do perfil de uma vanguarda pelos currículos Lattes
author Montagner, Miguel Ângelo
author_facet Montagner, Miguel Ângelo
Montagner, Maria Inez
Hoehne, Eduardo Luiz
author_role author
author2 Montagner, Maria Inez
Hoehne, Eduardo Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montagner, Miguel Ângelo
Montagner, Maria Inez
Hoehne, Eduardo Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Produção científica
Pesquisa
Publicações científicas
Produção científica
Bourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretação
Pesquisadores
topic Produção científica
Pesquisa
Publicações científicas
Produção científica
Bourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretação
Pesquisadores
description O objetivo foi o de analisar as possibilidades e os limites do estudo quantitativo de uma instituição e dos profissionais que nela atuam, tomando como objeto os currículos da Plataforma Lattes. Explorando esse material, procuramos delinear um quadro dos professores plenos da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, caracterizar sua produção científica, as principais atividades que exercem e seu perfil acadêmico. Nossa metodologia foi quantitativa. Desenhamos e analisamos, por meio de uma estatística descritiva, as principais características desses professores, presentes na base de dados da Plataforma Lattes que contém os seus currículos. Em seguida, por meio de uma análise qualitativa, baseada na teoria de Pierre Bourdieu, apontamos, como resultado, as dificuldades da Plataforma Lattes em bem descrever as trajetórias sociais e científicas dos pesquisadores, consistindo, assim, em um repositório de atos científicos acabados e que compõem uma sucessão a-histórica e linear da ciência oficial. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09
2012-11-27T18:53:47Z
2012-11-27T18:53:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTAGNER, Miguel Ângelo; MONTAGNER, Maria Inez; HOEHNE, Eduardo Luiz. A consagração científica em números: análise do perfil de uma vanguarda pelos currículos Lattes. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 13, n. 30, set. 2009 . Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000300015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 nov. 2012. http://dx.doi.org/10.1590S1414-32832009000300015 ________________________________________________________________________________________________________________
MONTAGNER, Miguel Ângelo; MONTAGNER, Maria Inez e HOEHNE, Eduardo Luiz. Scientific recognition in numbers: analysis of the profile of the vanguard from Lattes curricula vitae. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 13, n. 30, set. 2009 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000300015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso: em 27 nov. 2012. http://dx.doi.org/10.1590S1414-32832009000300015
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11691
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009000300015
identifier_str_mv MONTAGNER, Miguel Ângelo; MONTAGNER, Maria Inez; HOEHNE, Eduardo Luiz. A consagração científica em números: análise do perfil de uma vanguarda pelos currículos Lattes. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 13, n. 30, set. 2009 . Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000300015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 nov. 2012. http://dx.doi.org/10.1590S1414-32832009000300015 ________________________________________________________________________________________________________________
MONTAGNER, Miguel Ângelo; MONTAGNER, Maria Inez e HOEHNE, Eduardo Luiz. Scientific recognition in numbers: analysis of the profile of the vanguard from Lattes curricula vitae. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 13, n. 30, set. 2009 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000300015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso: em 27 nov. 2012. http://dx.doi.org/10.1590S1414-32832009000300015
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11691
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009000300015
dc.language.iso.fl_str_mv Inglês
por
language_invalid_str_mv Inglês
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação
publisher.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580684205457408