Contribuições para a redução dos níveis de severidade dos acidentes nas vias de Brasília: riscos nas laterais das vias
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42765 https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.12 http://orcid.org/0000-0002-4221-6673 http://orcid.org/0000-0002-5607-5795 |
Resumo: | Esse trabalho pressupõe que uma parcela dos acidentes de trânsito ocorridos em Brasília poderia ter sido evitada ou ter significativa diminuição dos níveis de severidade caso as vias de Brasília realmente tivessem sido projetadas, construídas e mantidas conforme as normas e padrões de segurança no trânsito. O objetivo do estudo foi o de identificar e mapear os pontos de risco alto nas áreas adjacentes das principais vias do Plano Piloto de Brasília. Foram identificados, classificados e mapeados um total de 2058 (dois mil e cinquenta e oito) pontos de risco alto. A partir desse levantamento foi possível apresentar ações para a redução da acidentalidade e dos níveis de severidade dos acidentes nas vias de Brasília. |
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Buson, Márcio AlbuquerqueValentini, Daniele Sales2022-01-18T16:23:59Z2022-01-18T16:23:59Z2020-05-28BUSON, Márcio Albuquerque; VALENTINI, Daniele Sales. Contribuições para a redução dos níveis de severidade dos acidentes nas vias de Brasília: riscos nas laterais das vias. Paranoá, Brasília, n. 26, p. 175-184, 2020. DOI: 10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.12. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/28356. Acesso em: 7 jan. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42765https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.12http://orcid.org/0000-0002-4221-6673http://orcid.org/0000-0002-5607-5795Esse trabalho pressupõe que uma parcela dos acidentes de trânsito ocorridos em Brasília poderia ter sido evitada ou ter significativa diminuição dos níveis de severidade caso as vias de Brasília realmente tivessem sido projetadas, construídas e mantidas conforme as normas e padrões de segurança no trânsito. O objetivo do estudo foi o de identificar e mapear os pontos de risco alto nas áreas adjacentes das principais vias do Plano Piloto de Brasília. Foram identificados, classificados e mapeados um total de 2058 (dois mil e cinquenta e oito) pontos de risco alto. A partir desse levantamento foi possível apresentar ações para a redução da acidentalidade e dos níveis de severidade dos acidentes nas vias de Brasília.This work presupposes that a large part of traffic accidents occurred in Brasilia could have been avoided or had a significant decrease in occurrence and severity if the Brasilia roads had actually been designed, constructed and maintained in accordance with traffic safety norms and standards. The objective was to identify and map the high-risk points in the adjacent areas of the main roads of the Brasilia. Were identified, classified and mapped a total of 2058 (two thousand and fifty-eight)high-risk points. From this survey it was possible to present actions for the reduction of accidentality and severity levels of accidents in the Brasilia roads.Este trabajo supone que una gran parte de los accidentes de tránsito ocurridos en Brasilia podrían haberse evitado o podrían haber tenido una disminución significativa en los niveles de severidad si las carreteras de Brasilia hubiesensido realmente diseñadas, construidas y mantenidas de acuerdo conlas normas y estándares de seguridad vial. El objetivo fue identificar y mapear los puntos de alto riesgo en las áreas adyacentes a las carreteras principales de Brasilia. Se identificaron,clasificaron y mapearon un total de 2058 (dos mil cincuenta y ocho) puntos de alto riesgo. A partir de este estudio, fue posible presentar acciones para la reducción de la accidentalidad y los niveles de gravedad de los accidentes en lascarreterasde Brasilia.Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília(CC BY) Licensed under a Creative Commons Attribution International License.info:eu-repo/semantics/openAccessContribuições para a redução dos níveis de severidade dos acidentes nas vias de Brasília: riscos nas laterais das viasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAcidentes de trânsitoSegurança de trânsitoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_ContribuicoesReducaoNiveis.pdfARTIGO_ContribuicoesReducaoNiveis.pdfapplication/pdf1001909http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42765/1/ARTIGO_ContribuicoesReducaoNiveis.pdf7c7e9863a2e3c0b759624e3623df79baMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42765/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open access10482/427652023-08-20 21:47:11.19open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/42765U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-21T00:47:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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