Problemática narcísica-identitária em adolescentes abusadores sexuais: contribuições do Rorschach Escola de Paris

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wolff, Lana dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Amparo, Deise Matos do, Oliveira, Roberto Menezes de, Chagnon, Jean Yves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24594
http://dx.doi.org/10.15689/ap.2016.1503.04
Resumo: Este artigo analisa a problemática narcísica-identitária de adolescentes que cometeram abuso sexual. Parte-se da hipótese de que é diante dos remanejamentos psíquicos ocorridos na adolescência e das dificuldades do aparelho psíquico em exercer a função de paraexcitação que pode ocorrer a passagem ao ato violento. Foi utilizado o Método de Rorschach na perspectiva da abordagem francesa da Escola de Paris, com grupo único de 4 adolescentes, de idades entre 15 e 18 anos, que praticaram violência sexual. A interpretação dos protocolos considerou os investimentos nos limites, as defesas narcísicas e seus efeitos, o investimento na representação de si, a identidade e a identificação. Conclui-se que a dificuldade de definição dos limites, a problemática identificatória, a inibição e o restrito manejo pulsional, bem como o estabelecimento de relações especulares com o uso de defesas narcísicas, indicam falhas no processo de subjetivação.
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