Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria Clarisse
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pinto, Luciana de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36335
https://doi.org/10.1590/0102-4698192556
http://orcid.org/0000-0001-5924-0488
http://orcid.org/0000-0002-5841-9379
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições que a aprendizagem da leitura e da escrita propicia ao desenvolvimento de jovens e adultos, bem como significados por eles atribuídos ao seu processo de alfabetização, tendo como base a abordagem histórico-cultural de Bakhtin, Vigotski e Leontiev e o materialismo histórico e dialético de Marx e Engels. O procedimento metodológico da referida investigação foi pautado na pesquisa-ação de Thiollent e Barbier, de cunho dialógico e interventivo. O lócus foi uma turma do BB Educar em São Sebastião (DF). Constatou-se que a aprendizagem da leitura e da escrita contribuiu para mudanças na forma de ser, pensar e agir dos educandos que, na sua percepção, empoderaram-se, tornaram-se referência para a comunidade e seus filhos mais novos, passando a adotar uma postura metacognitiva, ou seja, refletindo sobre o seu processo de aprendizagem, compreendendo a sua forma singular de pensar e ampliando estratégias de raciocínio para apreensão da realidade e resolução de problemas.
id UNB_d18995715bdaae107ee8d394d966834c
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/36335
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Vieira, Maria ClarissePinto, Luciana de Oliveira2020-01-24T10:30:20Z2020-01-24T10:30:20Z2019VIEIRA, Maria Clarisse; PINTO, Luciana de Oliveira. Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, e192556, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698192556. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100429. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36335https://doi.org/10.1590/0102-4698192556http://orcid.org/0000-0001-5924-0488http://orcid.org/0000-0002-5841-9379Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições que a aprendizagem da leitura e da escrita propicia ao desenvolvimento de jovens e adultos, bem como significados por eles atribuídos ao seu processo de alfabetização, tendo como base a abordagem histórico-cultural de Bakhtin, Vigotski e Leontiev e o materialismo histórico e dialético de Marx e Engels. O procedimento metodológico da referida investigação foi pautado na pesquisa-ação de Thiollent e Barbier, de cunho dialógico e interventivo. O lócus foi uma turma do BB Educar em São Sebastião (DF). Constatou-se que a aprendizagem da leitura e da escrita contribuiu para mudanças na forma de ser, pensar e agir dos educandos que, na sua percepção, empoderaram-se, tornaram-se referência para a comunidade e seus filhos mais novos, passando a adotar uma postura metacognitiva, ou seja, refletindo sobre o seu processo de aprendizagem, compreendendo a sua forma singular de pensar e ampliando estratégias de raciocínio para apreensão da realidade e resolução de problemas.This article presents the results of research that aimed to investigate the contributions that the learning of reading and writing provides for the development of young people and adults, as well as the meanings they attribute to their alphabetization process, based on the historical-cultural approach of Bakhtin, Vigotski and Leontiev and the materialism historical and dialectic of Marx and Engels. The methodological procedure of the investigation in reference was based on the action research of Thiollent and Barbier, with a dialogical and interventional character. The locus was a group of BB Educar in São Sebastião (DF). It was found that the learning of reading and writing contributed to changes in the way of being, thinking and acting of students who, in their perception, have become empowered, a reference for the community and their younger children, adopting a metacognitive posture, that is, reflecting on their learning process, understanding their unique way of thinking and expanding strategies of reasoning for apprehension of reality and problem solving.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais(CC BY) - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-culturalLearning and development of youth and adult alphabetization from a historical-cultural approachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEducação de jovens e adultosAlfabetizaçãoAprendizagemDesenvolvimentoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_AprendizagemDesenvolvimentoJovens.pdfapplication/pdf727016http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36335/1/ARTIGO_AprendizagemDesenvolvimentoJovens.pdf01813149177a0291c2b9acf5b5d72904MD51open access10482/363352023-10-17 15:28:01.609open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36335Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-17T18:28:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Learning and development of youth and adult alphabetization from a historical-cultural approach
title Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural
spellingShingle Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural
Vieira, Maria Clarisse
Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Aprendizagem
Desenvolvimento
title_short Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural
title_full Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural
title_fullStr Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural
title_full_unstemmed Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural
title_sort Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural
author Vieira, Maria Clarisse
author_facet Vieira, Maria Clarisse
Pinto, Luciana de Oliveira
author_role author
author2 Pinto, Luciana de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria Clarisse
Pinto, Luciana de Oliveira
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Aprendizagem
Desenvolvimento
topic Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Aprendizagem
Desenvolvimento
description Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições que a aprendizagem da leitura e da escrita propicia ao desenvolvimento de jovens e adultos, bem como significados por eles atribuídos ao seu processo de alfabetização, tendo como base a abordagem histórico-cultural de Bakhtin, Vigotski e Leontiev e o materialismo histórico e dialético de Marx e Engels. O procedimento metodológico da referida investigação foi pautado na pesquisa-ação de Thiollent e Barbier, de cunho dialógico e interventivo. O lócus foi uma turma do BB Educar em São Sebastião (DF). Constatou-se que a aprendizagem da leitura e da escrita contribuiu para mudanças na forma de ser, pensar e agir dos educandos que, na sua percepção, empoderaram-se, tornaram-se referência para a comunidade e seus filhos mais novos, passando a adotar uma postura metacognitiva, ou seja, refletindo sobre o seu processo de aprendizagem, compreendendo a sua forma singular de pensar e ampliando estratégias de raciocínio para apreensão da realidade e resolução de problemas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-24T10:30:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-24T10:30:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA, Maria Clarisse; PINTO, Luciana de Oliveira. Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, e192556, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698192556. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100429. Acesso em: 23 jan. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/36335
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/0102-4698192556
dc.identifier.orcid.none.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0001-5924-0488
http://orcid.org/0000-0002-5841-9379
identifier_str_mv VIEIRA, Maria Clarisse; PINTO, Luciana de Oliveira. Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, e192556, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698192556. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100429. Acesso em: 23 jan. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36335
https://doi.org/10.1590/0102-4698192556
http://orcid.org/0000-0001-5924-0488
http://orcid.org/0000-0002-5841-9379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY) - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY) - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36335/1/ARTIGO_AprendizagemDesenvolvimentoJovens.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 01813149177a0291c2b9acf5b5d72904
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405292016697344