Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36335 https://doi.org/10.1590/0102-4698192556 http://orcid.org/0000-0001-5924-0488 http://orcid.org/0000-0002-5841-9379 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições que a aprendizagem da leitura e da escrita propicia ao desenvolvimento de jovens e adultos, bem como significados por eles atribuídos ao seu processo de alfabetização, tendo como base a abordagem histórico-cultural de Bakhtin, Vigotski e Leontiev e o materialismo histórico e dialético de Marx e Engels. O procedimento metodológico da referida investigação foi pautado na pesquisa-ação de Thiollent e Barbier, de cunho dialógico e interventivo. O lócus foi uma turma do BB Educar em São Sebastião (DF). Constatou-se que a aprendizagem da leitura e da escrita contribuiu para mudanças na forma de ser, pensar e agir dos educandos que, na sua percepção, empoderaram-se, tornaram-se referência para a comunidade e seus filhos mais novos, passando a adotar uma postura metacognitiva, ou seja, refletindo sobre o seu processo de aprendizagem, compreendendo a sua forma singular de pensar e ampliando estratégias de raciocínio para apreensão da realidade e resolução de problemas. |
id |
UNB_d18995715bdaae107ee8d394d966834c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/36335 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Vieira, Maria ClarissePinto, Luciana de Oliveira2020-01-24T10:30:20Z2020-01-24T10:30:20Z2019VIEIRA, Maria Clarisse; PINTO, Luciana de Oliveira. Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, e192556, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698192556. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100429. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36335https://doi.org/10.1590/0102-4698192556http://orcid.org/0000-0001-5924-0488http://orcid.org/0000-0002-5841-9379Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições que a aprendizagem da leitura e da escrita propicia ao desenvolvimento de jovens e adultos, bem como significados por eles atribuídos ao seu processo de alfabetização, tendo como base a abordagem histórico-cultural de Bakhtin, Vigotski e Leontiev e o materialismo histórico e dialético de Marx e Engels. O procedimento metodológico da referida investigação foi pautado na pesquisa-ação de Thiollent e Barbier, de cunho dialógico e interventivo. O lócus foi uma turma do BB Educar em São Sebastião (DF). Constatou-se que a aprendizagem da leitura e da escrita contribuiu para mudanças na forma de ser, pensar e agir dos educandos que, na sua percepção, empoderaram-se, tornaram-se referência para a comunidade e seus filhos mais novos, passando a adotar uma postura metacognitiva, ou seja, refletindo sobre o seu processo de aprendizagem, compreendendo a sua forma singular de pensar e ampliando estratégias de raciocínio para apreensão da realidade e resolução de problemas.This article presents the results of research that aimed to investigate the contributions that the learning of reading and writing provides for the development of young people and adults, as well as the meanings they attribute to their alphabetization process, based on the historical-cultural approach of Bakhtin, Vigotski and Leontiev and the materialism historical and dialectic of Marx and Engels. The methodological procedure of the investigation in reference was based on the action research of Thiollent and Barbier, with a dialogical and interventional character. The locus was a group of BB Educar in São Sebastião (DF). It was found that the learning of reading and writing contributed to changes in the way of being, thinking and acting of students who, in their perception, have become empowered, a reference for the community and their younger children, adopting a metacognitive posture, that is, reflecting on their learning process, understanding their unique way of thinking and expanding strategies of reasoning for apprehension of reality and problem solving.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais(CC BY) - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-culturalLearning and development of youth and adult alphabetization from a historical-cultural approachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEducação de jovens e adultosAlfabetizaçãoAprendizagemDesenvolvimentoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_AprendizagemDesenvolvimentoJovens.pdfapplication/pdf727016http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36335/1/ARTIGO_AprendizagemDesenvolvimentoJovens.pdf01813149177a0291c2b9acf5b5d72904MD51open access10482/363352023-10-17 15:28:01.609open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36335Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-17T18:28:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Learning and development of youth and adult alphabetization from a historical-cultural approach |
title |
Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural |
spellingShingle |
Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural Vieira, Maria Clarisse Educação de jovens e adultos Alfabetização Aprendizagem Desenvolvimento |
title_short |
Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural |
title_full |
Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural |
title_fullStr |
Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural |
title_sort |
Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural |
author |
Vieira, Maria Clarisse |
author_facet |
Vieira, Maria Clarisse Pinto, Luciana de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Luciana de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Maria Clarisse Pinto, Luciana de Oliveira |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Alfabetização Aprendizagem Desenvolvimento |
topic |
Educação de jovens e adultos Alfabetização Aprendizagem Desenvolvimento |
description |
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições que a aprendizagem da leitura e da escrita propicia ao desenvolvimento de jovens e adultos, bem como significados por eles atribuídos ao seu processo de alfabetização, tendo como base a abordagem histórico-cultural de Bakhtin, Vigotski e Leontiev e o materialismo histórico e dialético de Marx e Engels. O procedimento metodológico da referida investigação foi pautado na pesquisa-ação de Thiollent e Barbier, de cunho dialógico e interventivo. O lócus foi uma turma do BB Educar em São Sebastião (DF). Constatou-se que a aprendizagem da leitura e da escrita contribuiu para mudanças na forma de ser, pensar e agir dos educandos que, na sua percepção, empoderaram-se, tornaram-se referência para a comunidade e seus filhos mais novos, passando a adotar uma postura metacognitiva, ou seja, refletindo sobre o seu processo de aprendizagem, compreendendo a sua forma singular de pensar e ampliando estratégias de raciocínio para apreensão da realidade e resolução de problemas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-24T10:30:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-24T10:30:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIEIRA, Maria Clarisse; PINTO, Luciana de Oliveira. Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, e192556, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698192556. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100429. Acesso em: 23 jan. 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36335 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.1590/0102-4698192556 |
dc.identifier.orcid.none.fl_str_mv |
http://orcid.org/0000-0001-5924-0488 http://orcid.org/0000-0002-5841-9379 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Maria Clarisse; PINTO, Luciana de Oliveira. Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, e192556, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698192556. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100429. Acesso em: 23 jan. 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36335 https://doi.org/10.1590/0102-4698192556 http://orcid.org/0000-0001-5924-0488 http://orcid.org/0000-0002-5841-9379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY) - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY) - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36335/1/ARTIGO_AprendizagemDesenvolvimentoJovens.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01813149177a0291c2b9acf5b5d72904 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797405292016697344 |