A influência do goodwill na relação entre o lucro contábil e o valor da empresa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7188 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2007. |
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A influência do goodwill na relação entre o lucro contábil e o valor da empresaMercado de capitaisAções (Finanças)Lucro contábilDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2007.As pesquisas sobre a relevância das informações contábeis para o mercado de capitais, predominantes na literatura contábil dos últimos 40 anos, confirmam a relação entre preço das ações e lucro contábil. As evidências indicam que as variações ocorrem com intensidades diferentes e que esta correlação imperfeita está relacionada com a diferença entre o valor de mercado e o valor contábil das empresas. O resíduo decorrente desta diferença é reconhecido nesta pesquisa como goodwill. Esta pesquisa objetiva analisar a influência do goodwill na relação preço-lucro das empresas brasileiras com ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo no período entre 1997 e 2006. Para realização dos testes foi utilizada regressão multivariada, tendo o preço por ação como variável dependente e duas variáveis independentes, o lucro contábil e o goodwill, esta última como variável de controle. Para certificar que não houve elevação artificial do coeficiente de determinação com a introdução da variável goodwill no modelo, os testes também foram feitos por meio de regressão univariada, sem a variável de controle. A segmentação da amostra em quatro partes, com ordenamento crescente dos valores de goodwill, de forma que no primeiro quartil ficaram as empresas com os menores valores e no último quartil ficaram as empresas com maiores valores, permitiu a evidenciação da influência do goodwill na relação preço-lucros. O grau de explicação dos lucros (R2 ajust) variou entre os quartis de forma inversamente proporcional ao tamanho do goodwill, 83% no primeiro quartil e 58% no quarto. A conclusão da pesquisa, pelos resultados obtidos e também pela representatividade da amostra, em torno de 70% do mercado acionário brasileiro, é que o grau com que os lucros contábeis explicam o valor de uma empresa é inversamente proporcional ao tamanho do seu goodwill. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTResearches on value relevance of accounting information, which have dominated accounting literature for the past 40 years, confirms a significant relation between prices and earnings. There is strong evidence that changes occur with different intensities and correlation is not perfect because market and accounting measurement models of transactions are different. In this research, I named goodwill the residual that originates from such differences. The aim of this study is to evaluate the influence of goodwill in the relationship between prices and earnings in a sample of firms with stocks traded in the São Paulo Stocks Exchange in the period 1997 to 2006. For doing statistical tests, I run a multivariate regression having prices as dependent variable and earnings and goodwill as independent variables, the last one as a control variable. The tests also were done analysing the earnings response coefficient in a univariate regression, by segregating the whole sample in four subsamples with firms sorted in an ascending way, according to the size of its goodwill. As predicted, the degree with which earnings explain prices is inversely related with the size of goodwill, since the adjusted-R2 of the four regressions changed from 83% in the sample with smaller goodwill firms to 58% in the sample-quartile with greater goodwill firms. As a concluding remark, supported in a sample that represents 70% of the Brazilian stock capital market, this research shows that the extension with wich earnings explain prices is inversely correlated with the size of goodwill.Lustosa, Paulo Roberto BarbosaAmaro, Mônica Eloá Silva2011-03-23T12:59:57Z2011-03-23T12:59:57Z2011-03-232007-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAMARO, Mônica Eloá Silva. A influência do goodwill na relação entre o lucro contábil e o valor da empresa. 2007. 96 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Econômica de Negócios)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7188info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T19:47:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/7188Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T19:47:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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