Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Júlia Machado de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21260
http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21260
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016.
id UNB_d27bd99dd043a048161d638df5db1d57
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21260
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamentalConservação animalMorcegosEnsino de ciênciasBiologia - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016.O objetivo desta dissertação é investigar a expressão de afetividade de estudantes de ensino fundamental com morcegos a partir de intervenções educativas desenvolvidas por meio do diálogo entre conhecimento científico e senso comum, com a intenção de provocar atitudes conservacionistas em relação a esses animais. Os morcegos são animais normalmente ojerizados pelas pessoas. Em uma pesquisa do tipo etnográfico, realizamos atividades educativas dialógicas ao longo de nove encontros semanais, com o intuito de estreitar as relações afetivas entre estudantes e morcegos. Os materiais produzidos pelos estudantes foram analisados com base na Análise de Conteúdo. O conceito de comunicação (Paulo Freire), de experiência e saber da experiência (Jorge Larrosa) foram as principais guias conceituais para o preparo, a realização e a análise das intervenções. Ao final dos encontros observamos uma mudança de atitude de muitos estudantes com relação aos morcegos, indicando uma crescente afeição por esses animais. Como era de se esperar, as atividades não surtiram o mesmo efeito em todos e alguns alunos mantiveram suas opiniões a respeito dos morcegos. Como parte dos resultados do trabalho foi produzida uma Proposição de Ação Profissional Docente, destinada ao ensino sobre ecologia de morcegos para estudantes de 6o ano do nível fundamental.This dissertation purpose is to investigate the expression of affection of elementary school students for bats after educational interventions developed through the dialogue between scientific knowledge and common sense, intending to provoke conservationist attitudes towards these animals. People commonly detest bats. In a ethnographic-type research, we accomplished dialogic educative activities along nine weekly meetings, aiming to narrow the affective relationship between students and bats. Students’ productions were analyzed by Content Analysis. The concept of communication (Paulo Freire), experience and experience knowledge (Jorge Larrosa) were the main conceptual guides to the preparation, realization and analysis of the interventions. By the end of the meetings, we observed attitude changes in many students in concerning to bats, an indication of growing affection for these animals. As expected, the activities effects were not the same in all students and some of them kept their opinions about bats. As one of the results of this dissertation, we produced a Teacher’s Professional Action Proposition, destined to bats ecology education for 6th grade of elementary school students.Avanzi, Maria RitaLima, Júlia Machado de2016-08-19T13:10:00Z2016-08-19T13:10:00Z2016-08-192016-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Júlia Machado de. Ensino de ecologia: uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental. 2016. 132 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21260http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21260A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/21260Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental
title Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental
spellingShingle Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental
Lima, Júlia Machado de
Conservação animal
Morcegos
Ensino de ciências
Biologia - estudo e ensino
title_short Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental
title_full Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental
title_fullStr Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental
title_full_unstemmed Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental
title_sort Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental
author Lima, Júlia Machado de
author_facet Lima, Júlia Machado de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Avanzi, Maria Rita
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Júlia Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Conservação animal
Morcegos
Ensino de ciências
Biologia - estudo e ensino
topic Conservação animal
Morcegos
Ensino de ciências
Biologia - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-19T13:10:00Z
2016-08-19T13:10:00Z
2016-08-19
2016-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Júlia Machado de. Ensino de ecologia: uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental. 2016. 132 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21260
http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21260
identifier_str_mv LIMA, Júlia Machado de. Ensino de ecologia: uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental. 2016. 132 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21260
http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508395942641664