Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21260 http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21260 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016. |
id |
UNB_d27bd99dd043a048161d638df5db1d57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/21260 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamentalConservação animalMorcegosEnsino de ciênciasBiologia - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016.O objetivo desta dissertação é investigar a expressão de afetividade de estudantes de ensino fundamental com morcegos a partir de intervenções educativas desenvolvidas por meio do diálogo entre conhecimento científico e senso comum, com a intenção de provocar atitudes conservacionistas em relação a esses animais. Os morcegos são animais normalmente ojerizados pelas pessoas. Em uma pesquisa do tipo etnográfico, realizamos atividades educativas dialógicas ao longo de nove encontros semanais, com o intuito de estreitar as relações afetivas entre estudantes e morcegos. Os materiais produzidos pelos estudantes foram analisados com base na Análise de Conteúdo. O conceito de comunicação (Paulo Freire), de experiência e saber da experiência (Jorge Larrosa) foram as principais guias conceituais para o preparo, a realização e a análise das intervenções. Ao final dos encontros observamos uma mudança de atitude de muitos estudantes com relação aos morcegos, indicando uma crescente afeição por esses animais. Como era de se esperar, as atividades não surtiram o mesmo efeito em todos e alguns alunos mantiveram suas opiniões a respeito dos morcegos. Como parte dos resultados do trabalho foi produzida uma Proposição de Ação Profissional Docente, destinada ao ensino sobre ecologia de morcegos para estudantes de 6o ano do nível fundamental.This dissertation purpose is to investigate the expression of affection of elementary school students for bats after educational interventions developed through the dialogue between scientific knowledge and common sense, intending to provoke conservationist attitudes towards these animals. People commonly detest bats. In a ethnographic-type research, we accomplished dialogic educative activities along nine weekly meetings, aiming to narrow the affective relationship between students and bats. Students’ productions were analyzed by Content Analysis. The concept of communication (Paulo Freire), experience and experience knowledge (Jorge Larrosa) were the main conceptual guides to the preparation, realization and analysis of the interventions. By the end of the meetings, we observed attitude changes in many students in concerning to bats, an indication of growing affection for these animals. As expected, the activities effects were not the same in all students and some of them kept their opinions about bats. As one of the results of this dissertation, we produced a Teacher’s Professional Action Proposition, destined to bats ecology education for 6th grade of elementary school students.Avanzi, Maria RitaLima, Júlia Machado de2016-08-19T13:10:00Z2016-08-19T13:10:00Z2016-08-192016-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Júlia Machado de. Ensino de ecologia: uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental. 2016. 132 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21260http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21260A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/21260Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental |
title |
Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental |
spellingShingle |
Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental Lima, Júlia Machado de Conservação animal Morcegos Ensino de ciências Biologia - estudo e ensino |
title_short |
Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental |
title_full |
Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental |
title_fullStr |
Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental |
title_sort |
Ensino de ecologia : uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental |
author |
Lima, Júlia Machado de |
author_facet |
Lima, Júlia Machado de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Avanzi, Maria Rita |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Júlia Machado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conservação animal Morcegos Ensino de ciências Biologia - estudo e ensino |
topic |
Conservação animal Morcegos Ensino de ciências Biologia - estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-19T13:10:00Z 2016-08-19T13:10:00Z 2016-08-19 2016-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Júlia Machado de. Ensino de ecologia: uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental. 2016. 132 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/21260 http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21260 |
identifier_str_mv |
LIMA, Júlia Machado de. Ensino de ecologia: uma proposta dialógica sobre conservação de morcegos com estudantes de ensino fundamental. 2016. 132 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21260 http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508395942641664 |