O uso de jogos do software educativo Hércules e Jiló no mundo da matemática na construção do conceito de número por estudantes com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Masciano, Cristiane Ferreira Rolim
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18185
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18185
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
id UNB_d27e239a7ee71edf184e0e57d2f9747d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/18185
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O uso de jogos do software educativo Hércules e Jiló no mundo da matemática na construção do conceito de número por estudantes com deficiência intelectualThe use of educational software games Hércules and Jiló the world of mathematics in building of the concept of the number of studants with intellectual disabilitiesDeficiência mentalJogos educativosAprendizagemDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.Este estudo buscou analisar o uso de jogos do software educativo Hércules e Jiló no mundo da matemática na construção do conceito de número, por estudantes com deficiência intelectual no início de escolarização de uma Classe Especial da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. O software educativo Hércules e Jiló no mundo da matemática, (em fase finalização), é recomendado para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual, no início de escolarização, no processo de construção do conceito de número. Sabe-se que o ensino desses estudantes, principalmente em relação aos conteúdos matemáticos, em várias situações, tem sido realizado de forma mecânica, desvinculado de seu cotidiano e, em muitos casos, resume-se a exercícios de repetição e memorização. Estudos mostram (Souza, 2006, Santos 2012) que a utilização de softwares educativos no ensino de sujeitos com deficiência intelectual pode trazer novos desafios aos estudantes e seus professores, permitindo que trabalhem com explorações diversas, além do desenvolvimento da sua intuição e de sua aprendizagem dos conteúdos estudados de forma dinâmica e lúdica. Com este estudo pretende-se também contribuir para a desconstrução da lógica vigente no cotidiano escolar de que o estudante com deficiência intelectual é incapaz de aprender, atitude ainda adotada por muitos professores que esperam desse sujeito um rendimento escolar inferior ao dos demais estudantes da turma, e que por isso, deixam de lhes oferecer oportunidades diversificadas e motivadoras para a realização de aprendizagens significativas por não acreditarem nas suas “reais potencialidades”. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que utilizou um estudo de caso em uma Classe Especial para estudantes com deficiência intelectual da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, tendo como instrumentos de coleta de informações a observação participante e a entrevista semiestruturada. Após análise dos dados obtidos, foi possível constatar que os jogos propostos pelo Software Hércules e Jiló no Mundo da Matemática, foram capazes de instigar o estudante a um processo mais criativo e motivador, em relação às aprendizagens relacionadas aos conteúdos de matemática, assim como despertar a professora para a contribuição que as tecnologias podem oferecer, mais especificamente os jogos do software educativo mencionado, quando utilizado de forma intencionada no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, nesse caso especificamente na construção do conceito de número, conteúdo integrante do currículo da escola pública. Constatou-se ainda, a urgente necessidade de formação da professora para integrar mais os recursos tecnológicos em seu planejamento pedagógico para potencializar o processo de ensino e aprendizagem desses estudantes.The aim of this study is to analyze educational software games recommended to intellectual disabled students in the beginning of their school years in the process of number concept construction, with special class students. It also contributes to deconstruct the idea that the student is unable to learn, a common behavior adopted by a lot of educators that believe these students have lower school perfomance and consequently don’t give them learning opportunities as these opportunities are considered higher than their true potential. These children’s teaching has been, mainly in relation to the math content, done mechanically disconnected from their daily lives and in many cases comes down to repetition and memorization exercises. The use of educational sofware in teaching intellectual disabled students can bring new challenges to students and teachers, allowing them to work in several ways. The use ofeducational software also develops their intuition and awareness of the contents studied in a playful and dynamic way, providing a new perspective to the process of teaching and learning, meeting their specific educational needs in order to invest in the potencial of the students and not only in their difficulties. This is a qualitative study, which used a case study in a special class for students with intellectual disabilities in a public school in Distrito Federal. There was participant observation and semi-structured interview, guided by a list of questions, which allowed the expansion of questions. After analyzing the observations in the context of the classroom and the interview with the teacher, it was noticed that the games offered by Hercules and Jiló in the World of Mathematics Software were able to lead the student to a more creative and motivating process, regarding the activities related to math content, specifically the construction of number concept, which is in the public school curriculum. It also reflected the urgent need for the inclusion of technological resources when planning activities, as well as in the preparation of teachers to use these tools more often to enhance the teaching and learning of these students.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSouza, Amaralina Miranda deMasciano, Cristiane Ferreira Rolim2015-05-18T11:15:12Z2015-05-18T11:15:12Z2015-05-182015-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMASCIANO, Cristiane Ferreira Rolim. O uso de jogos do software educativo Hércules e Jiló no mundo da matemática na construção do conceito de número por estudantes com deficiência intelectual. 2015. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18185http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18185A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T17:47:41Zoai:repositorio.unb.br:10482/18185Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T17:47:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de jogos do software educativo Hércules e Jiló no mundo da matemática na construção do conceito de número por estudantes com deficiência intelectual
The use of educational software games Hércules and Jiló the world of mathematics in building of the concept of the number of studants with intellectual disabilities
title O uso de jogos do software educativo Hércules e Jiló no mundo da matemática na construção do conceito de número por estudantes com deficiência intelectual
spellingShingle O uso de jogos do software educativo Hércules e Jiló no mundo da matemática na construção do conceito de número por estudantes com deficiência intelectual
Masciano, Cristiane Ferreira Rolim
Deficiência mental
Jogos educativos
Aprendizagem
title_short O uso de jogos do software educativo Hércules e Jiló no mundo da matemática na construção do conceito de número por estudantes com deficiência intelectual
title_full O uso de jogos do software educativo Hércules e Jiló no mundo da matemática na construção do conceito de número por estudantes com deficiência intelectual
title_fullStr O uso de jogos do software educativo Hércules e Jiló no mundo da matemática na construção do conceito de número por estudantes com deficiência intelectual
title_full_unstemmed O uso de jogos do software educativo Hércules e Jiló no mundo da matemática na construção do conceito de número por estudantes com deficiência intelectual
title_sort O uso de jogos do software educativo Hércules e Jiló no mundo da matemática na construção do conceito de número por estudantes com deficiência intelectual
author Masciano, Cristiane Ferreira Rolim
author_facet Masciano, Cristiane Ferreira Rolim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Amaralina Miranda de
dc.contributor.author.fl_str_mv Masciano, Cristiane Ferreira Rolim
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência mental
Jogos educativos
Aprendizagem
topic Deficiência mental
Jogos educativos
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-18T11:15:12Z
2015-05-18T11:15:12Z
2015-05-18
2015-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MASCIANO, Cristiane Ferreira Rolim. O uso de jogos do software educativo Hércules e Jiló no mundo da matemática na construção do conceito de número por estudantes com deficiência intelectual. 2015. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18185
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18185
identifier_str_mv MASCIANO, Cristiane Ferreira Rolim. O uso de jogos do software educativo Hércules e Jiló no mundo da matemática na construção do conceito de número por estudantes com deficiência intelectual. 2015. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/18185
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508401743364096