Gestão do conhecimento organizacional na administração pública federal em Brasília : um estudo exploratório
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13010 |
Resumo: | A premissa central deste artigo – parte de uma pesquisa de mestrado – é a verificação do entendimento sobre o conceito e prática de gestão do conhecimento na administração pública federal, onde foram selecionados e entrevistados nove gestores de organizações públicas federais em Brasília. Os resultados mostraram que a gestão do conhecimento organizacional, de acordo com o ponto de vista dos gestores públicos entrevistados, não é como conceito, uma idéia nova, mas um processo incipiente, cujo escopo, inserido no campo da cognição humana, apenas começa a ser discutido com mais profundidade na esfera da administração pública neste limiar do século XXI. Verificou-se, quando da aplicação das entrevistas, no ano de 2003, que nessas organizações públicas existe um significativo investimento nas áreas tecnológica e estratégica em detrimento dos investimentos nas áreas de capacitação e desenvolvimento de recursos humanos, que se constituem, na literatura revisada, como a essência da gestão do conhecimento. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
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Gestão do conhecimento organizacional na administração pública federal em Brasília : um estudo exploratórioOrganizational knowledge management in the federal public administration in Brasília : an exploratory studyConhecimento organizacionalInformação estratégicaGestão do conhecimentoAdministração públicaA premissa central deste artigo – parte de uma pesquisa de mestrado – é a verificação do entendimento sobre o conceito e prática de gestão do conhecimento na administração pública federal, onde foram selecionados e entrevistados nove gestores de organizações públicas federais em Brasília. Os resultados mostraram que a gestão do conhecimento organizacional, de acordo com o ponto de vista dos gestores públicos entrevistados, não é como conceito, uma idéia nova, mas um processo incipiente, cujo escopo, inserido no campo da cognição humana, apenas começa a ser discutido com mais profundidade na esfera da administração pública neste limiar do século XXI. Verificou-se, quando da aplicação das entrevistas, no ano de 2003, que nessas organizações públicas existe um significativo investimento nas áreas tecnológica e estratégica em detrimento dos investimentos nas áreas de capacitação e desenvolvimento de recursos humanos, que se constituem, na literatura revisada, como a essência da gestão do conhecimento. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe central idea of this article – part of a Master thesis – is to check the understanding of the concept and the know-how of knowledge management. Nine federal public organization managers were selected and interviewed. The results showed that the management of the organizational knowledge, in accordance with the point of view of the interviewed, is not a new idea as a concept, but rather an incipient process, which target, in the field of human cognition, has just been inserted on the debate agenda of the public administration sphere in the threshold of the XXI century. It may be observed that, in such public organizations, there is a large investment in the technological and strategic areas, in detriment of investments in the qualification and development of human resources, which constitutes, according to the reviewed literature, the essence of the knowledge management.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB)2013-05-03T16:56:36Z2013-05-03T16:56:36Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAMPOS, Marcelo Moreira; BAPTISTA, Sofia Galvão. Gestão do conhecimento organizacional na administração pública federal. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/RICI/article/view/2015>. Acesso em: 24 abr. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13010Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI) - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/RICI/index. Acesso em: 23 abr. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Marcelo MoreiraBaptista, Sofia Galvãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T23:29:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/13010Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T23:29:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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A premissa central deste artigo – parte de uma pesquisa de mestrado – é a verificação do entendimento sobre o conceito e prática de gestão do conhecimento na administração pública federal, onde foram selecionados e entrevistados nove gestores de organizações públicas federais em Brasília. Os resultados mostraram que a gestão do conhecimento organizacional, de acordo com o ponto de vista dos gestores públicos entrevistados, não é como conceito, uma idéia nova, mas um processo incipiente, cujo escopo, inserido no campo da cognição humana, apenas começa a ser discutido com mais profundidade na esfera da administração pública neste limiar do século XXI. Verificou-se, quando da aplicação das entrevistas, no ano de 2003, que nessas organizações públicas existe um significativo investimento nas áreas tecnológica e estratégica em detrimento dos investimentos nas áreas de capacitação e desenvolvimento de recursos humanos, que se constituem, na literatura revisada, como a essência da gestão do conhecimento. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
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