Sobre o processo ensino-aprendizagem do cálculo infinitesimal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Thales Victor
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47449
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.
id UNB_d387f1f4736f6e558ba78db0cd9b2976
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47449
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Sobre o processo ensino-aprendizagem do cálculo infinitesimalCálculo diferencialCálculo integralMatemática - estudo e ensinoEstudantes - percepçãoDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.Começando por apresentar a evolução por que passa a disciplina conhecida hoje como Cálculo Diferencial e Integral, são enunciadas as principais definições e teoremas presentes nas ementas dos cursos de graduação nas universidades federais como preparação para apresentar a um panorama da discussão que se faz modernamente, sobre como se ensina, se aprende e se superam dificuldades presentes nesse processo ensinar-aprender. Após levantar os principais aspectos deste debate, é feita coleta de dados com dois grupos de estudantes, uma amostra dentre mestrandos do PROFMAT e outra de jovens universitários cursando as disciplinas de Cálculo 1 ou Matemática 1 na Universidade de Brasília - UnB, nos dois períodos do calendário de 2022, respectivamente. Os dados obtidos são descritos detalhadamente e confrontados com a literatura disponível de modo a permitir ao leitor identificar: (i) O que é a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral na UnB (ii) Quais são as principais afirmações matemáticas apresentadas aos estudantes (iii) Quais são os principais aspectos do ensino e os consideráveis obstáculos epistemológicos para as aprendizagens (iv) Qual é o perfil dos mestrandos do PROFMAT, na UnB, cursando Fundamentos de Matemática, no primeiro semestre de 2022 (v) Qual é o perfil dos estudantes de graduação cursando Cálculo 1 ou Matemática 1, na UnB, no segundo semestre de 2022 (vi) Contexto de mobilidade, rede de ensino de origem, tempo de estudo, dificuldades, pré-requisitos no Ensino Médio dos estudantes (vii) identificação de habilidades e competências a serem desenvolvidas na Formação Geral Básica (FGB) no Novo Ensino Médio (NEM) para o sucesso em Cálculo Diferencial e Integral (viii) Subsídios para a fundamentação e futura concepção de Disciplinas Eletivas e adequação dos programas das Unidades Currículares das diversas Trilhas de Aprendizagem em que estejam presentes a Matemática e as suas Tecnologias no NEM (viii) A abordagem presente neste trabalho permite sua aplicação em diferentes contextos e para diversos propósitos que atendam ao maior e mais diverso público possível interessado no tema, (ix) Também os dados brutos coletados estão disponibilizados ao final do texto, mantendo, porém, o cuidado de preservar a confidencialidade dos dados pessoais dos participantes, de modo que o leitor interessado poderá por si mesmo formular novas hipóteses e testá-las por sua conta, além de alimentarmos com este gesto o carácter experimental do método científico e a sua capacidade de desafiar os dogmas, no sentido de que o próprio leitor poderá chegar às conclusões a que chegamos reproduzindo quantas vezes desejar o mesmo experimento com o uso do mesmo método.Starting by presenting the evolution of the discipline known today as Differential and Integral Calculus, the main definitions and theorems present in the syllabuses of undergraduate courses at federal universities are enunciated in preparation for presenting an overview of the discussion that takes place nowadays, about how to teach, learn and overcome difficulties present in this teaching-learning process. After raising the main aspects of this debate, data is collected with two groups of students, a sample among master’s students from PROFMAT and another of young university students studying Calculus 1 or Mathematics 1 at the University of Brasília - UnB, in the two periods of the 2022 calendar respectively. The data obtained are described in detail and compared with the available literature in order to allow the reader to identify: (i) What is the discipline of Differential and Integral Calculus at UnB (ii) What are the main mathematical statements presented to students (iii) What are the main aspects of teaching and the considerable epistemological obstacles to learning (iv) What is the profile of PROFMAT master’s students, at UnB, studying Fundamentals of Mathematics, in the first half of 2022 (v) What is the profile of students in graduation studying Calculus 1 or Mathematics 1, at UnB, in the second half of 2022 (vi) Mobility context, original teaching network, study time, difficulties, prerequisites in students’ High School (vii) identification of skills and competences to be developed in Basic General Training (FGB) in the New High School (NEM) for success in Differential and Integral Calculus (viii) Subsidies for the foundation and future design of Elective Disciplines and adaptation of the programs of the Curriculum Units of the various Paths of Learning where Mathematics and its Technologies are present in NEM (viii) The approach present in this work allows its application in different contexts and for different purposes that serve the largest and most diverse public interested in the subject (ix) The raw data collected are also available at the end of the text, maintaining, however, care to preserve the confidentiality of the participants’ personal data, so that the interested reader can formulate new hypotheses by himself and test them on his own, in addition to to feed with this gesture the experimental nature of the scientific method and its ability to challenge dogmas, in the sense that the reader himself will be able to reach the conclusions we arrived at by reproducing the same experiment using the same method as many times as he wants.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalSeimetz, RuiDias, Thales Victor2024-01-23T19:04:35Z2024-01-23T19:04:35Z2024-01-232023-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Thales Victor. Sobre o processo ensino-aprendizagem do cálculo infinitesimal. 2023. 111 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47449A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-23T19:04:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/47449Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-23T19:04:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre o processo ensino-aprendizagem do cálculo infinitesimal
title Sobre o processo ensino-aprendizagem do cálculo infinitesimal
spellingShingle Sobre o processo ensino-aprendizagem do cálculo infinitesimal
Dias, Thales Victor
Cálculo diferencial
Cálculo integral
Matemática - estudo e ensino
Estudantes - percepção
title_short Sobre o processo ensino-aprendizagem do cálculo infinitesimal
title_full Sobre o processo ensino-aprendizagem do cálculo infinitesimal
title_fullStr Sobre o processo ensino-aprendizagem do cálculo infinitesimal
title_full_unstemmed Sobre o processo ensino-aprendizagem do cálculo infinitesimal
title_sort Sobre o processo ensino-aprendizagem do cálculo infinitesimal
author Dias, Thales Victor
author_facet Dias, Thales Victor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seimetz, Rui
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Thales Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo diferencial
Cálculo integral
Matemática - estudo e ensino
Estudantes - percepção
topic Cálculo diferencial
Cálculo integral
Matemática - estudo e ensino
Estudantes - percepção
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-27
2024-01-23T19:04:35Z
2024-01-23T19:04:35Z
2024-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Thales Victor. Sobre o processo ensino-aprendizagem do cálculo infinitesimal. 2023. 111 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47449
identifier_str_mv DIAS, Thales Victor. Sobre o processo ensino-aprendizagem do cálculo infinitesimal. 2023. 111 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508204096225280