Impacto da projeção dos analistas de mercado nos resultados das ipo’s brasileiras no período de 2004 a 2009

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joyce Silva Gabriel dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pereira, Clesia Camilo, Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14817
Resumo: A publicação dos resultados contábeis das IPO’s é fator crítico para o processo de precificação da ação, pois nem sempre há informação publicamente disponível. Estudos indicam que IPO’s com accruals elevados e anormais tiveram baixo retorno nos três anos subsequentes. Este trabalho objetiva verificar se as projeções dos analistas de mercado influenciam os resultados das IPO’s brasileiras. Foi utilizada a metodologia que Kao, Wu e Yang (2009) aplicaram em um estudo recente realizado na China. A amostra composta por 99 IPO’s entre 2004 e 2009 foi classificada por setor econômico. Para o alcance do objetivo, o estudo utilizou o retorno sobre ativo (ROA) e o retorno anormal (RA). Essas foram as principais variáveis analisadas na realização dos testes de regressão logística e regressões lineares. Além desses, foram utilizadas estatísticas descritivas que classificaram as companhias abertas por setor, ano e tamanho de ativos. Os resultados obtidos apresentaram indícios de gerenciamento de resultados para a firma atingir a projeção dos analistas de mercado do BACEN relacionado ao ROA. Quanto às regressões dos RA’s (retornos anormais), constatou-se que, para o preço da ação no Prospecto, os RA’s estão relacionados positivamente ao desempenho do mercado. Quanto ao primeiro dia de negociação, as empresas que mais se distanciaram da projeção dos analistas tiveram um maior RA. Já para o RAA (retorno anormal acumulado), tanto o desempenho da firma como o de mercado tiveram significância, mesmo que opostas entre si. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_d4408c21be05a3c8ff2e0a6aad935328
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/14817
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Impacto da projeção dos analistas de mercado nos resultados das ipo’s brasileiras no período de 2004 a 2009Effect of market analysts forecasts in the outcomes of 2004-2009 brazilian iposImpacto de la proyección de analistas de mercado en los resultados de ipo’s brasileñas en el periodo de 2004 a 2009Gerenciamento de resultadosAções (Finanças)Ativos (Contabilidade)Retorno anormalA publicação dos resultados contábeis das IPO’s é fator crítico para o processo de precificação da ação, pois nem sempre há informação publicamente disponível. Estudos indicam que IPO’s com accruals elevados e anormais tiveram baixo retorno nos três anos subsequentes. Este trabalho objetiva verificar se as projeções dos analistas de mercado influenciam os resultados das IPO’s brasileiras. Foi utilizada a metodologia que Kao, Wu e Yang (2009) aplicaram em um estudo recente realizado na China. A amostra composta por 99 IPO’s entre 2004 e 2009 foi classificada por setor econômico. Para o alcance do objetivo, o estudo utilizou o retorno sobre ativo (ROA) e o retorno anormal (RA). Essas foram as principais variáveis analisadas na realização dos testes de regressão logística e regressões lineares. Além desses, foram utilizadas estatísticas descritivas que classificaram as companhias abertas por setor, ano e tamanho de ativos. Os resultados obtidos apresentaram indícios de gerenciamento de resultados para a firma atingir a projeção dos analistas de mercado do BACEN relacionado ao ROA. Quanto às regressões dos RA’s (retornos anormais), constatou-se que, para o preço da ação no Prospecto, os RA’s estão relacionados positivamente ao desempenho do mercado. Quanto ao primeiro dia de negociação, as empresas que mais se distanciaram da projeção dos analistas tiveram um maior RA. Já para o RAA (retorno anormal acumulado), tanto o desempenho da firma como o de mercado tiveram significância, mesmo que opostas entre si. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTDisclosure of accounting earnings of companies entering in IPO is a key factor in the process of pricing its stocks, since information is not always publicly available. Some studies indicate that IPOs with high and abnormal accruals had faced low returns along the subsequent three years of its IPO. This paper aims to verify whether industry analyst forecasts influence Brazilian IPO’s outcome. The methodology is based on Kao, Wu and Yang (2009) study carried on in China. A sample of 99 IPOs between 2004 and 2009 was sorted out by economic sector. Return on assets (ROA) and abnormal returns (AR) are the main variables used in tests of logistic and linear regressions. Descriptive statistics were used to classify the listed companies by sector, year and size of its assets. The findings show evidence of firms using earnings management to achieve ROA forecasted by market analysts from Central Bank. Regarding to AR regressions, it was found that, for the stock price in the prospectus, AR are positively associated to market performance. In the first after IPO trading day, companies that have distanced their earnings from that forecasted by analysts had a higher AR. Regarding the CAR (cumulative abnormal return) metric, both firm and market performance were significant, even though opposed to each other.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Universidade Federal do Rio Grande do Norte2013-12-10T17:11:36Z2013-12-10T17:11:36Z2013-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Joyce Silva Gabriel dos; PEREIRA, Clesia Camilo; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa. Impacto da projeção dos analistas de mercado nos resultados das ipo’s brasileiras no período de 2004 a 2009. Revista Ambiente Contábil, Natal, v.5, n.2, p.1– 19, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/4185>. Acesso em: 10 dez. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14817Revista Ambiente Contábil - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/4185. Acesso em: 27 nov. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Joyce Silva Gabriel dosPereira, Clesia CamiloLustosa, Paulo Roberto Barbosaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:04:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/14817Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:04:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da projeção dos analistas de mercado nos resultados das ipo’s brasileiras no período de 2004 a 2009
Effect of market analysts forecasts in the outcomes of 2004-2009 brazilian ipos
Impacto de la proyección de analistas de mercado en los resultados de ipo’s brasileñas en el periodo de 2004 a 2009
title Impacto da projeção dos analistas de mercado nos resultados das ipo’s brasileiras no período de 2004 a 2009
spellingShingle Impacto da projeção dos analistas de mercado nos resultados das ipo’s brasileiras no período de 2004 a 2009
Santos, Joyce Silva Gabriel dos
Gerenciamento de resultados
Ações (Finanças)
Ativos (Contabilidade)
Retorno anormal
title_short Impacto da projeção dos analistas de mercado nos resultados das ipo’s brasileiras no período de 2004 a 2009
title_full Impacto da projeção dos analistas de mercado nos resultados das ipo’s brasileiras no período de 2004 a 2009
title_fullStr Impacto da projeção dos analistas de mercado nos resultados das ipo’s brasileiras no período de 2004 a 2009
title_full_unstemmed Impacto da projeção dos analistas de mercado nos resultados das ipo’s brasileiras no período de 2004 a 2009
title_sort Impacto da projeção dos analistas de mercado nos resultados das ipo’s brasileiras no período de 2004 a 2009
author Santos, Joyce Silva Gabriel dos
author_facet Santos, Joyce Silva Gabriel dos
Pereira, Clesia Camilo
Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
author_role author
author2 Pereira, Clesia Camilo
Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joyce Silva Gabriel dos
Pereira, Clesia Camilo
Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Gerenciamento de resultados
Ações (Finanças)
Ativos (Contabilidade)
Retorno anormal
topic Gerenciamento de resultados
Ações (Finanças)
Ativos (Contabilidade)
Retorno anormal
description A publicação dos resultados contábeis das IPO’s é fator crítico para o processo de precificação da ação, pois nem sempre há informação publicamente disponível. Estudos indicam que IPO’s com accruals elevados e anormais tiveram baixo retorno nos três anos subsequentes. Este trabalho objetiva verificar se as projeções dos analistas de mercado influenciam os resultados das IPO’s brasileiras. Foi utilizada a metodologia que Kao, Wu e Yang (2009) aplicaram em um estudo recente realizado na China. A amostra composta por 99 IPO’s entre 2004 e 2009 foi classificada por setor econômico. Para o alcance do objetivo, o estudo utilizou o retorno sobre ativo (ROA) e o retorno anormal (RA). Essas foram as principais variáveis analisadas na realização dos testes de regressão logística e regressões lineares. Além desses, foram utilizadas estatísticas descritivas que classificaram as companhias abertas por setor, ano e tamanho de ativos. Os resultados obtidos apresentaram indícios de gerenciamento de resultados para a firma atingir a projeção dos analistas de mercado do BACEN relacionado ao ROA. Quanto às regressões dos RA’s (retornos anormais), constatou-se que, para o preço da ação no Prospecto, os RA’s estão relacionados positivamente ao desempenho do mercado. Quanto ao primeiro dia de negociação, as empresas que mais se distanciaram da projeção dos analistas tiveram um maior RA. Já para o RAA (retorno anormal acumulado), tanto o desempenho da firma como o de mercado tiveram significância, mesmo que opostas entre si. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-10T17:11:36Z
2013-12-10T17:11:36Z
2013-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Joyce Silva Gabriel dos; PEREIRA, Clesia Camilo; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa. Impacto da projeção dos analistas de mercado nos resultados das ipo’s brasileiras no período de 2004 a 2009. Revista Ambiente Contábil, Natal, v.5, n.2, p.1– 19, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/4185>. Acesso em: 10 dez. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14817
identifier_str_mv SANTOS, Joyce Silva Gabriel dos; PEREIRA, Clesia Camilo; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa. Impacto da projeção dos analistas de mercado nos resultados das ipo’s brasileiras no período de 2004 a 2009. Revista Ambiente Contábil, Natal, v.5, n.2, p.1– 19, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/4185>. Acesso em: 10 dez. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508197241683968