A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fávero, Maria Helena
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Machado, Conceição de Maria Couto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26054
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100004
Resumo: Neste trabalho descrevemos as fases de um procedimento de intervenção com professores de inglês de adultos, 2 homens e 2 mulheres, com média de 27 anos de idade. Identificamos as concepções dos sujeitos sobre o adulto e o processo de aquisição de uma língua estrangeira, sobre desenvolvimento e conhecimento, por meio de sessões de interação, com os objetivos de viabilizar as trocas verbais sobre o Desenvolvimento Psicológico Adulto, analisar os atos da fala e identificar e discutir as concepções e teorias que fundamentam o discurso dos sujeitos. Observamos as aulas e discutimos a prática de um dos sujeitos. Os resultados indicam a tomada de consciência sobre as implicações do Desenvolvimento Psicológico Adulto e a implicação para a prática de ensino; mudança na concepção sobre o desenvolvimento adulto; a identificação de um método de análise de intervenções feitas pelo psicólogo escolar e a identificação e a caracterização do papel deste profissional.
id UNB_d4fdfd60e3f32ebe6ce9692f4f72ae37
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/26054
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolarConsciousness taking and the teaching practice : an issue to be considered by school psychologyTomada de consciênciaDesenvolvimento psicológicoPsicologia escolarAtos de fala (Linguística)Neste trabalho descrevemos as fases de um procedimento de intervenção com professores de inglês de adultos, 2 homens e 2 mulheres, com média de 27 anos de idade. Identificamos as concepções dos sujeitos sobre o adulto e o processo de aquisição de uma língua estrangeira, sobre desenvolvimento e conhecimento, por meio de sessões de interação, com os objetivos de viabilizar as trocas verbais sobre o Desenvolvimento Psicológico Adulto, analisar os atos da fala e identificar e discutir as concepções e teorias que fundamentam o discurso dos sujeitos. Observamos as aulas e discutimos a prática de um dos sujeitos. Os resultados indicam a tomada de consciência sobre as implicações do Desenvolvimento Psicológico Adulto e a implicação para a prática de ensino; mudança na concepção sobre o desenvolvimento adulto; a identificação de um método de análise de intervenções feitas pelo psicólogo escolar e a identificação e a caracterização do papel deste profissional.This study describes the stages in an intervention procedure with English teachers of adult students- 2 male and 2 female, with an avarage age of 27. The subjects' conceptions of adult students and process of foreign language acquisition, development and knowledge were identified. Interaction sessions were held aiming to enable verbal exchanges concerning adult psychological development, analyse the speech acts and discuss the conceptions and theories behind subjects' discourse. During the second intervention, the teaching practice of one of the the subjects was observed and discussed. The results indicate consciousness taking of the implications of adult psychological development for teaching practice; the identification of a method for analysing interventions developed by school psychologists and the identification and caracterization of this professional's role.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-07T04:37:52Z2017-12-07T04:37:52Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFÁVERO, Maria Helena; MACHADO, Conceição de Maria Couto. A tomada de consciência e a prática de ensino: uma questão para a psicologia escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 15-28, 2003. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26054https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100004Psicologia: Reflexão e Crítica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessFávero, Maria HelenaMachado, Conceição de Maria Coutoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/26054Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar
Consciousness taking and the teaching practice : an issue to be considered by school psychology
title A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar
spellingShingle A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar
Fávero, Maria Helena
Tomada de consciência
Desenvolvimento psicológico
Psicologia escolar
Atos de fala (Linguística)
title_short A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar
title_full A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar
title_fullStr A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar
title_full_unstemmed A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar
title_sort A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar
author Fávero, Maria Helena
author_facet Fávero, Maria Helena
Machado, Conceição de Maria Couto
author_role author
author2 Machado, Conceição de Maria Couto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fávero, Maria Helena
Machado, Conceição de Maria Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Tomada de consciência
Desenvolvimento psicológico
Psicologia escolar
Atos de fala (Linguística)
topic Tomada de consciência
Desenvolvimento psicológico
Psicologia escolar
Atos de fala (Linguística)
description Neste trabalho descrevemos as fases de um procedimento de intervenção com professores de inglês de adultos, 2 homens e 2 mulheres, com média de 27 anos de idade. Identificamos as concepções dos sujeitos sobre o adulto e o processo de aquisição de uma língua estrangeira, sobre desenvolvimento e conhecimento, por meio de sessões de interação, com os objetivos de viabilizar as trocas verbais sobre o Desenvolvimento Psicológico Adulto, analisar os atos da fala e identificar e discutir as concepções e teorias que fundamentam o discurso dos sujeitos. Observamos as aulas e discutimos a prática de um dos sujeitos. Os resultados indicam a tomada de consciência sobre as implicações do Desenvolvimento Psicológico Adulto e a implicação para a prática de ensino; mudança na concepção sobre o desenvolvimento adulto; a identificação de um método de análise de intervenções feitas pelo psicólogo escolar e a identificação e a caracterização do papel deste profissional.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-12-07T04:37:52Z
2017-12-07T04:37:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FÁVERO, Maria Helena; MACHADO, Conceição de Maria Couto. A tomada de consciência e a prática de ensino: uma questão para a psicologia escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 15-28, 2003. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26054
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100004
identifier_str_mv FÁVERO, Maria Helena; MACHADO, Conceição de Maria Couto. A tomada de consciência e a prática de ensino: uma questão para a psicologia escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 15-28, 2003. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26054
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508199321010176