A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/26054 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100004 |
Resumo: | Neste trabalho descrevemos as fases de um procedimento de intervenção com professores de inglês de adultos, 2 homens e 2 mulheres, com média de 27 anos de idade. Identificamos as concepções dos sujeitos sobre o adulto e o processo de aquisição de uma língua estrangeira, sobre desenvolvimento e conhecimento, por meio de sessões de interação, com os objetivos de viabilizar as trocas verbais sobre o Desenvolvimento Psicológico Adulto, analisar os atos da fala e identificar e discutir as concepções e teorias que fundamentam o discurso dos sujeitos. Observamos as aulas e discutimos a prática de um dos sujeitos. Os resultados indicam a tomada de consciência sobre as implicações do Desenvolvimento Psicológico Adulto e a implicação para a prática de ensino; mudança na concepção sobre o desenvolvimento adulto; a identificação de um método de análise de intervenções feitas pelo psicólogo escolar e a identificação e a caracterização do papel deste profissional. |
id |
UNB_d4fdfd60e3f32ebe6ce9692f4f72ae37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/26054 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolarConsciousness taking and the teaching practice : an issue to be considered by school psychologyTomada de consciênciaDesenvolvimento psicológicoPsicologia escolarAtos de fala (Linguística)Neste trabalho descrevemos as fases de um procedimento de intervenção com professores de inglês de adultos, 2 homens e 2 mulheres, com média de 27 anos de idade. Identificamos as concepções dos sujeitos sobre o adulto e o processo de aquisição de uma língua estrangeira, sobre desenvolvimento e conhecimento, por meio de sessões de interação, com os objetivos de viabilizar as trocas verbais sobre o Desenvolvimento Psicológico Adulto, analisar os atos da fala e identificar e discutir as concepções e teorias que fundamentam o discurso dos sujeitos. Observamos as aulas e discutimos a prática de um dos sujeitos. Os resultados indicam a tomada de consciência sobre as implicações do Desenvolvimento Psicológico Adulto e a implicação para a prática de ensino; mudança na concepção sobre o desenvolvimento adulto; a identificação de um método de análise de intervenções feitas pelo psicólogo escolar e a identificação e a caracterização do papel deste profissional.This study describes the stages in an intervention procedure with English teachers of adult students- 2 male and 2 female, with an avarage age of 27. The subjects' conceptions of adult students and process of foreign language acquisition, development and knowledge were identified. Interaction sessions were held aiming to enable verbal exchanges concerning adult psychological development, analyse the speech acts and discuss the conceptions and theories behind subjects' discourse. During the second intervention, the teaching practice of one of the the subjects was observed and discussed. The results indicate consciousness taking of the implications of adult psychological development for teaching practice; the identification of a method for analysing interventions developed by school psychologists and the identification and caracterization of this professional's role.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-07T04:37:52Z2017-12-07T04:37:52Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFÁVERO, Maria Helena; MACHADO, Conceição de Maria Couto. A tomada de consciência e a prática de ensino: uma questão para a psicologia escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 15-28, 2003. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26054https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100004Psicologia: Reflexão e Crítica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessFávero, Maria HelenaMachado, Conceição de Maria Coutoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/26054Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar Consciousness taking and the teaching practice : an issue to be considered by school psychology |
title |
A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar |
spellingShingle |
A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar Fávero, Maria Helena Tomada de consciência Desenvolvimento psicológico Psicologia escolar Atos de fala (Linguística) |
title_short |
A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar |
title_full |
A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar |
title_fullStr |
A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar |
title_full_unstemmed |
A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar |
title_sort |
A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar |
author |
Fávero, Maria Helena |
author_facet |
Fávero, Maria Helena Machado, Conceição de Maria Couto |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Conceição de Maria Couto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fávero, Maria Helena Machado, Conceição de Maria Couto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tomada de consciência Desenvolvimento psicológico Psicologia escolar Atos de fala (Linguística) |
topic |
Tomada de consciência Desenvolvimento psicológico Psicologia escolar Atos de fala (Linguística) |
description |
Neste trabalho descrevemos as fases de um procedimento de intervenção com professores de inglês de adultos, 2 homens e 2 mulheres, com média de 27 anos de idade. Identificamos as concepções dos sujeitos sobre o adulto e o processo de aquisição de uma língua estrangeira, sobre desenvolvimento e conhecimento, por meio de sessões de interação, com os objetivos de viabilizar as trocas verbais sobre o Desenvolvimento Psicológico Adulto, analisar os atos da fala e identificar e discutir as concepções e teorias que fundamentam o discurso dos sujeitos. Observamos as aulas e discutimos a prática de um dos sujeitos. Os resultados indicam a tomada de consciência sobre as implicações do Desenvolvimento Psicológico Adulto e a implicação para a prática de ensino; mudança na concepção sobre o desenvolvimento adulto; a identificação de um método de análise de intervenções feitas pelo psicólogo escolar e a identificação e a caracterização do papel deste profissional. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-12-07T04:37:52Z 2017-12-07T04:37:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FÁVERO, Maria Helena; MACHADO, Conceição de Maria Couto. A tomada de consciência e a prática de ensino: uma questão para a psicologia escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 15-28, 2003. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26054 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100004 |
identifier_str_mv |
FÁVERO, Maria Helena; MACHADO, Conceição de Maria Couto. A tomada de consciência e a prática de ensino: uma questão para a psicologia escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 15-28, 2003. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26054 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508199321010176 |