Ensino a distância na pós-graduação : investigando experiências e crenças de mestrandos em linguística aplicada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruvinel, Roberta Carvalho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8709
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2011.
id UNB_d5ae2d55e49664191f9789d6de771353
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8709
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino a distância na pós-graduação : investigando experiências e crenças de mestrandos em linguística aplicadaEnsino a distância - pós-graduaçãoLinguagem e línguas - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2011.O presente trabalho tem como objetivos levantar relatos sobre as experiências dos alunos de pós-graduação em relação ao ensino a distância e identificar as crenças desses alunos referentes ao ensino a distância e ao ensino e aprendizagem de línguas, já que existe uma carência de estudos com alunos de pós-graduação, no contexto de ensino a distância. O embasamento teórico se firmou, especialmente, nos trabalhos de Barcelos (2000, 2001, 2003, 2004, 2006, 2007 e 2010), Lévy (1999) e Miccoli (1997, 2007 e 2010), entre outros pesquisadores. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativo-interpretativista. A pesquisa se desenvolveu em uma turma de treze mestrandos de uma universidade pública do centro-oeste, pertencentes ao programa de pós-graduação em Linguística Aplicada. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionário, narrativas escritas, observação e análise de fóruns e entrevista de grupo. Os resultados sugerem que as experiências e crenças estão inter-relacionadas e ambas moldadas nos anos de vida escolar pregressa, cuja representação maior de ensino está associada ao contexto presencial. Portanto, mesmo a exposição contínua a teorias, leituras, discussões e participação em eventos científicos não foram suficientes para a (des)construção de algumas crenças dos participantes que vêm se perpetuando ao longo dos anos. O estudo oferece contribuições para a ampliação de pesquisas relacionadas às crenças e ao contexto virtual de ensino e aprendizagem, fornecendo subsídios para a investigação das crenças e experiências no contexto da pós-graduação. Apresenta, ainda, implicações acerca do processo de ensino e aprendizagem para cursos que ofereçam aulas a distância e que necessitam considerar as particularidades inerentes a esse contexto. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research highlights postgraduate students´ distance learning experiences by identifying their beliefs with regards to language learning and teaching. There is a clear lack of research into postgraduate students in the context of distance learning. The theoretical support is provided by Barcelos (2000, 2001, 2003, 2004, 2006, 2007 and 2010), Lévy (1999), Miccoli (1997, 2007 e 2010), among others. The research presents a qualitative-interpretative case study which was developed using a class of thirteen master students attending an Applied Linguistics Programme at a state university in mid-west Brazil. The data collecting instruments were: questionnaire, written narratives, observations and an analysis of forums and group interview. The results suggest that both experiences and beliefs are interrelated and that these are formed during the students´ previous years at school where most teaching occurs within the classroom context. Continuous exposures to theories, readings, discussions and participation in scientific events failedto (des)construct some of the participant´s beliefs that had been held for many years. This study presents both a contribution to the expansion of research related to beliefs within the context of virtual teaching and learning, and it presents input for the investigation of beliefs and experiences within a postgraduate context. Furthermore, it presents implications concerning the teaching and learning process for courses that offer distance classes and the need to consider the particular requirements that are inherent within this context.Conceição, Mariney PereiraCruvinel, Roberta Carvalho2011-06-28T12:32:51Z2011-06-28T12:32:51Z2011-06-282011-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCRUVINEL, Roberta Carvalho. Ensino a distância na pós-graduação: investigando experiências e crenças de mestrandos em linguística aplicada. 2011, 208 f. il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universiade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8709info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/8709Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino a distância na pós-graduação : investigando experiências e crenças de mestrandos em linguística aplicada
title Ensino a distância na pós-graduação : investigando experiências e crenças de mestrandos em linguística aplicada
spellingShingle Ensino a distância na pós-graduação : investigando experiências e crenças de mestrandos em linguística aplicada
Cruvinel, Roberta Carvalho
Ensino a distância - pós-graduação
Linguagem e línguas - estudo e ensino
title_short Ensino a distância na pós-graduação : investigando experiências e crenças de mestrandos em linguística aplicada
title_full Ensino a distância na pós-graduação : investigando experiências e crenças de mestrandos em linguística aplicada
title_fullStr Ensino a distância na pós-graduação : investigando experiências e crenças de mestrandos em linguística aplicada
title_full_unstemmed Ensino a distância na pós-graduação : investigando experiências e crenças de mestrandos em linguística aplicada
title_sort Ensino a distância na pós-graduação : investigando experiências e crenças de mestrandos em linguística aplicada
author Cruvinel, Roberta Carvalho
author_facet Cruvinel, Roberta Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conceição, Mariney Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruvinel, Roberta Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância - pós-graduação
Linguagem e línguas - estudo e ensino
topic Ensino a distância - pós-graduação
Linguagem e línguas - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-28T12:32:51Z
2011-06-28T12:32:51Z
2011-06-28
2011-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUVINEL, Roberta Carvalho. Ensino a distância na pós-graduação: investigando experiências e crenças de mestrandos em linguística aplicada. 2011, 208 f. il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universiade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8709
identifier_str_mv CRUVINEL, Roberta Carvalho. Ensino a distância na pós-graduação: investigando experiências e crenças de mestrandos em linguística aplicada. 2011, 208 f. il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universiade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580734088314880