Modelagem do transporte de contaminantes em sistemas de impermeabilização de fundo em múltiplas camadas compostas por argila compactada e geomembrana
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42610 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. |
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Modelagem do transporte de contaminantes em sistemas de impermeabilização de fundo em múltiplas camadas compostas por argila compactada e geomembranaModeling contaminant transport in multi-layer compacted clay liners and geomembrane linersLinersGeomembranaContaminaçãoModelos matemáticosTransporte de contaminantesDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.A dissertação visa modelar matematicamente os liners de fundo para analisar os mecanismos de transporte de contaminantes em liners de argila compactada pura e com geomembrana para os contaminantes: benzeno, diclorometano, cobre, cromo, cádmio, chumbo, cloretos e sódio. Foram estudados os mecanismos de advecção, difusão iônica/molecular, dispersão mecânica, sorção, decaimento radioativo e biodegradação. A solução semianalítica empregada para liners compostos foi ampliada para a inserção de furos e rugas na geomembrana. Os modelos foram aplicados para dois estudos de caso: o aterro sanitário de Brasília, no Distrito Federal e a barragem de rejeitos de Jacobina, na Bahia. Foi concluído que os parâmetros mais relevantes na propagação dos íons em liner compostos foram: o coeficiente de condutividade hidráulica do solo; as cargas hidráulicas; os coeficientes de difusão; os coeficientes de distribuição do contaminante no solo e os coeficientes de partição da geomembrana. O decaimento radioativo e a biodegradação se mostraram de grande benefício ambiental por reduzirem a quantidade de contaminante ao longo do tempo. A geomembrana intacta não foi capaz de conter o avanço da pluma por difusão para nenhum dos contaminantes testados e a presença de orifícios acarretou em prejuízos significativos a sua eficiência. Os contaminantes mais críticos em termos de velocidade de percolação foram o benzeno, o diclorometano (orgânicos) os cloretos e o sódio (inorgânicos não reativos).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The dissertation aims to mathematically model bottom liners to analyze the contaminant transport mechanisms in pure and geomembrane compacted clay liners for the contaminants: benzene, dichloromethane, copper, chromium, cadmium, lead, chlorides and sodium. The mechanisms of advection, ionic/molecular diffusion, mechanical dispersion, sorption, radioactive decay, and biodegradation were studied. The semi-analytical solution employed for composite liners was extended to insert holes and wrinkles in the geomembrane. The models were applied to two case studies: the Brasília landfill in the Federal District and the Jacobina tailings dam in Bahia, Brazil. It was concluded that the most relevant parameters in the propagation of ions in composite liner were: the hydraulic conductivity coefficient of the soil; the hydraulic loads; the diffusion coefficients; the distribution coefficients of the contaminant in the soil and the partition coefficients of the geomembrane. Radioactive decay and biodegradation proved to be of substantial environmental benefit by reducing the amount of contaminant over time. The intact geomembrane was unable to contain the advancing plume by diffusion for any of the contaminants tested. The presence of holes significantly compromised the efficiency of the geomembrane. The most critical contaminants in terms of percolation velocity were benzene, dichloromethane (organic), chlorides and sodium (non-reactive inorganics).Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em GeotecniaCavalcante, André Luís BrasilBaran, Camilla Turon2021-12-22T21:12:40Z2021-12-22T21:12:40Z2021-12-222021-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARAN, Camilla Turon. Modelagem do transporte de contaminantes em sistemas de impermeabilização de fundo em múltiplas camadas compostas por argila compactada e geomembrana. 2021. xv, 153 f. il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42610A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-20T16:53:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/42610Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-20T16:53:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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