Aprendizagens e bem viver - uma abordagem etnográfica sobre a escolarização de pessoas em situação de rua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Larissa Vargas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47122
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
id UNB_d6c5d458d6fe227b655a5b32befe342c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47122
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Aprendizagens e bem viver - uma abordagem etnográfica sobre a escolarização de pessoas em situação de ruaPessoas em situação de ruaEscolarizaçãoEducação ambientalEtnografiaDecolonialidadeDireitos humanosDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.O trabalho que se segue é resultado de pesquisa realizada na Escola Meninos e Meninas do Parque - EMMP, no Distrito Federal, caracterizada por atender pessoas em situação de rua. Minha motivação para empreender o projeto se deu a partir da reflexão a respeito da escolarização de estudantes tomados por múltiplas vulnerabilidades. Nesse sentido, busquei entender como os conhecimentos iniciais desses estudantes, aqueles não escolares, participam do processo de aprendizagem. Para tanto, escolhi como metodologia a etnografia, que me permitiu adentrar o espaço escolar e me relacionar com as pessoas, sujeitos da pesquisa. No texto que segue, traço alguns pontos importantes para a criação da escola e discuto as políticas públicas e movimentos da sociedade civil que legitimam seu trabalho. Além disso, falo da estruturação do projeto a partir de minha formação inicial em Educação Artística e o posterior alinhamento das minhas práticas docentes com a Educação Ambiental e a Educação em e para Direitos Humanos, sendo esses os eixos temáticos para o produto técnico que apresento como resultado de pesquisa, a Oficina do Bem Viver, construída com um olhar decolonial, transdisciplinar e pautado em princípios de cosmologias de povos andinos e amazônicos, o Bem Viver. Por fim, compartilho um resumo dos encontros, dos debates, além de alguns achados e reflexões que surgiram nas atividades da oficina, buscando compreender o processo de escolarização das pessoas em situação de rua no DF.The following work results from a research carried out at the Escola Meninos e Meninas do Parque - EMMP, in the Federal District of Brazil, which is characterized by serving homeless people. My motivation to undertake the project was based on the consideration of the schooling of students with multiple vulnerabilities. In this sense, I sought to understand how the previous knowledge of these students, prior to school experience, participate in the learning process. To this end, I chose ethnography as my methodology, which allowed me to enter the school space and relate to the people, the subjects of the research. In the text that follows, I outline some important points for the creation of the school and discuss the public policies and civil society movements that legitimize its work. In addition, I discuss the structuring of the project based on my initial training in Art Education and the subsequent alignment of my teaching practices with Environmental Education and Education in and for Human Rights, these being the thematic axes for the technical product that I present as a research result, the Living Well Workshop, built with a decolonial, transdisciplinary look and based on principles of cosmologies of Andean and Amazonian peoples, the Living Well. Finally, I share a summary of the meetings, the debates, as well as some findings and reflections that emerged in the workshop activities, seeking to understand the process of schooling of homeless people in the Federal District.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalDeus, Eduardo DiBrandão, Larissa Vargas2023-12-27T19:21:51Z2023-12-27T19:21:51Z2023-12-272023-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRANDÃO, Larissa Vargas. Aprendizagens e bem viver - uma abordagem etnográfica sobre a escolarização de pessoas em situação de rua. 2023. 156 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47122porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-27T19:21:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/47122Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-27T19:21:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens e bem viver - uma abordagem etnográfica sobre a escolarização de pessoas em situação de rua
title Aprendizagens e bem viver - uma abordagem etnográfica sobre a escolarização de pessoas em situação de rua
spellingShingle Aprendizagens e bem viver - uma abordagem etnográfica sobre a escolarização de pessoas em situação de rua
Brandão, Larissa Vargas
Pessoas em situação de rua
Escolarização
Educação ambiental
Etnografia
Decolonialidade
Direitos humanos
title_short Aprendizagens e bem viver - uma abordagem etnográfica sobre a escolarização de pessoas em situação de rua
title_full Aprendizagens e bem viver - uma abordagem etnográfica sobre a escolarização de pessoas em situação de rua
title_fullStr Aprendizagens e bem viver - uma abordagem etnográfica sobre a escolarização de pessoas em situação de rua
title_full_unstemmed Aprendizagens e bem viver - uma abordagem etnográfica sobre a escolarização de pessoas em situação de rua
title_sort Aprendizagens e bem viver - uma abordagem etnográfica sobre a escolarização de pessoas em situação de rua
author Brandão, Larissa Vargas
author_facet Brandão, Larissa Vargas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Deus, Eduardo Di
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Larissa Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoas em situação de rua
Escolarização
Educação ambiental
Etnografia
Decolonialidade
Direitos humanos
topic Pessoas em situação de rua
Escolarização
Educação ambiental
Etnografia
Decolonialidade
Direitos humanos
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27T19:21:51Z
2023-12-27T19:21:51Z
2023-12-27
2023-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRANDÃO, Larissa Vargas. Aprendizagens e bem viver - uma abordagem etnográfica sobre a escolarização de pessoas em situação de rua. 2023. 156 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47122
identifier_str_mv BRANDÃO, Larissa Vargas. Aprendizagens e bem viver - uma abordagem etnográfica sobre a escolarização de pessoas em situação de rua. 2023. 156 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508180661600256