Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36345 https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934030002 http://orcid.org/0000-0003-3877-9825 http://orcid.org/0000-0002-3835-829X http://orcid.org/0000-0002-6199-1392 http://orcid.org/0000-0003-0014-754X http://orcid.org/0000-0001-9052-2010 |
Resumo: | O artigo analisa as mudanças na docência do direito, relacionando a maior participação das mulheres e da diferença no professorado, com a pulverização das instituições de ensino, a distribuição regional, os regimes de trabalho e o maior de grau de titulação docente. Investiga como esses deslocamentos se refletem nas identificações profissionais e em suas intersecções, bem como no jogo para produzir o centro e o descentramento dos grupos estabelecidos e do cânone jurídico. Baseia-se em dados do Censo Nacional da Educação Superior, Inep (2015) e em entrevistas qualitativas realizadas com docentes homens e mulheres de seis faculdades de direito do país. |
id |
UNB_d6cb4124d5a22ed792b427e776d9952b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/36345 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Intersecções e identidades na docência do direito no BrasilIntersections and identities in the Brazilian legal academyProfissionalismoDireito - estudo e ensinoProfessores de direitoO artigo analisa as mudanças na docência do direito, relacionando a maior participação das mulheres e da diferença no professorado, com a pulverização das instituições de ensino, a distribuição regional, os regimes de trabalho e o maior de grau de titulação docente. Investiga como esses deslocamentos se refletem nas identificações profissionais e em suas intersecções, bem como no jogo para produzir o centro e o descentramento dos grupos estabelecidos e do cânone jurídico. Baseia-se em dados do Censo Nacional da Educação Superior, Inep (2015) e em entrevistas qualitativas realizadas com docentes homens e mulheres de seis faculdades de direito do país.The article focuses on the changes in legal academy in Brazil, linking the increase in the participation of women and difference among the professoriate, with the fragmentation of institutional models, regional distribution of schools, type of labor agreement and higher titration of faculty members. It examines how such dislocations are articulated with professional identifications and their intersections, as well as the play to produce the center and to decenter the canonical knowledge and established groups. The research gathers data from the 2015 National Census of Higher Education, Inep, and from qualitative fieldwork, interviewing male and female professors of six Brazilian Law schools.Faculdade de Direito (FD)Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília2020-01-24T10:30:23Z2020-01-24T10:30:23Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBONELLI, Maria da Gloria et al. Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil. Sociedade e Estado, v. 34, n. 3, p. 661-688, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934030002. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000300661. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36345https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934030002http://orcid.org/0000-0003-3877-9825http://orcid.org/0000-0002-3835-829Xhttp://orcid.org/0000-0002-6199-1392http://orcid.org/0000-0003-0014-754Xhttp://orcid.org/0000-0001-9052-2010(CC BY-NC)info:eu-repo/semantics/openAccessBonelli, Maria da GloriaBertolin, Patricia Tuma MartinsAlbuquerque, Rossana Maria MarinhoCampos, Veridiana P. ParahybaBarbalho, Renne Martinsporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-24T18:15:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/36345Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-24T18:15:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil Intersections and identities in the Brazilian legal academy |
title |
Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil |
spellingShingle |
Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil Bonelli, Maria da Gloria Profissionalismo Direito - estudo e ensino Professores de direito |
title_short |
Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil |
title_full |
Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil |
title_fullStr |
Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil |
title_full_unstemmed |
Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil |
title_sort |
Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil |
author |
Bonelli, Maria da Gloria |
author_facet |
Bonelli, Maria da Gloria Bertolin, Patricia Tuma Martins Albuquerque, Rossana Maria Marinho Campos, Veridiana P. Parahyba Barbalho, Renne Martins |
author_role |
author |
author2 |
Bertolin, Patricia Tuma Martins Albuquerque, Rossana Maria Marinho Campos, Veridiana P. Parahyba Barbalho, Renne Martins |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonelli, Maria da Gloria Bertolin, Patricia Tuma Martins Albuquerque, Rossana Maria Marinho Campos, Veridiana P. Parahyba Barbalho, Renne Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissionalismo Direito - estudo e ensino Professores de direito |
topic |
Profissionalismo Direito - estudo e ensino Professores de direito |
description |
O artigo analisa as mudanças na docência do direito, relacionando a maior participação das mulheres e da diferença no professorado, com a pulverização das instituições de ensino, a distribuição regional, os regimes de trabalho e o maior de grau de titulação docente. Investiga como esses deslocamentos se refletem nas identificações profissionais e em suas intersecções, bem como no jogo para produzir o centro e o descentramento dos grupos estabelecidos e do cânone jurídico. Baseia-se em dados do Censo Nacional da Educação Superior, Inep (2015) e em entrevistas qualitativas realizadas com docentes homens e mulheres de seis faculdades de direito do país. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-01-24T10:30:23Z 2020-01-24T10:30:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BONELLI, Maria da Gloria et al. Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil. Sociedade e Estado, v. 34, n. 3, p. 661-688, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934030002. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000300661. Acesso em: 23 jan. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36345 https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934030002 http://orcid.org/0000-0003-3877-9825 http://orcid.org/0000-0002-3835-829X http://orcid.org/0000-0002-6199-1392 http://orcid.org/0000-0003-0014-754X http://orcid.org/0000-0001-9052-2010 |
identifier_str_mv |
BONELLI, Maria da Gloria et al. Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil. Sociedade e Estado, v. 34, n. 3, p. 661-688, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934030002. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000300661. Acesso em: 23 jan. 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36345 https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934030002 http://orcid.org/0000-0003-3877-9825 http://orcid.org/0000-0002-3835-829X http://orcid.org/0000-0002-6199-1392 http://orcid.org/0000-0003-0014-754X http://orcid.org/0000-0001-9052-2010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY-NC) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY-NC) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508325337825280 |