A apologia do consumo de bebidas alcoólicas e da velocidade no trânsito no Brasil : considerações sobre a propaganda de dois problemas de saúde pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinsky, Ilana
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pavarino Filho, Roberto Victor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26917
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082007000100019
Resumo: Os acidentes de trânsito, muitas vezes relacionados com excesso de velocidade, e os problemas decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas são dois importantes problemas de saúde pública no Brasil. Esses problemas podem estar associados, como no caso do dirigir alcoolizado, mas também se apresentam de maneira independente. Entre os diversos fatores que impactam nesses problemas encontra-se a propaganda de estímulo (comerciais). A influência da propaganda em várias questões de saúde, incluindo consumo de álcool e segurança no uso de veículos, tem um papel que recentemente está sendo mais estudado e compreendido. Setores públicos e privados no Brasil têm influência na regulamentação da propaganda, que é ainda principalmente exercida através do exercício da auto-regulamentação. O presente artigo apresenta um quadro geral sobre o assunto e, diante dos prejuízos de ordem social e econômica advindos do consumo de bebidas e dos acidentes, propõe-se a discutir o papel que vem sendo exercido pelos meios de comunicação, sua responsabilidade social e os limites da auto-regulamentação.
id UNB_d85753f72239b59c0861ea67dbec6fe4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/26917
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A apologia do consumo de bebidas alcoólicas e da velocidade no trânsito no Brasil : considerações sobre a propaganda de dois problemas de saúde públicaThe promotion of alcoholic beverage consumption and traffic speed in Brazil : considerations on the advertising of two public health problemsAcidentes de trânsitoVelocidadeMídiaPropagandaOs acidentes de trânsito, muitas vezes relacionados com excesso de velocidade, e os problemas decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas são dois importantes problemas de saúde pública no Brasil. Esses problemas podem estar associados, como no caso do dirigir alcoolizado, mas também se apresentam de maneira independente. Entre os diversos fatores que impactam nesses problemas encontra-se a propaganda de estímulo (comerciais). A influência da propaganda em várias questões de saúde, incluindo consumo de álcool e segurança no uso de veículos, tem um papel que recentemente está sendo mais estudado e compreendido. Setores públicos e privados no Brasil têm influência na regulamentação da propaganda, que é ainda principalmente exercida através do exercício da auto-regulamentação. O presente artigo apresenta um quadro geral sobre o assunto e, diante dos prejuízos de ordem social e econômica advindos do consumo de bebidas e dos acidentes, propõe-se a discutir o papel que vem sendo exercido pelos meios de comunicação, sua responsabilidade social e os limites da auto-regulamentação.Traffic accidents, which are often associated with speeding, and the problems associated with consumption of alcoholic beverages are two major public health concerns in Brazil. These problems may be associated, as in the case of drunk driving, but they also occur independently. Commercial advertising is one of the factors that have an impact on these issues. The influence of advertising on many health issues, including alcohol consumption and traffic safety plays a role that has been continuously investigated and understood. Public and private sectors in Brazil have an influence on the advertising regulation, which is still mainly performed by industry self-regulation. This paper presents a general framework on the subject. In addition, faced with the social and economic hazards resulting from alcohol consumption and traffic accidents, it discusses the role of communication means, its social responsibility and the limits of self-regulation.Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU)Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul2017-12-07T04:47:35Z2017-12-07T04:47:35Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINSKY, Ilana; PAVARINO FILHO, Roberto Victor. A apologia do consumo de bebidas alcoólicas e da velocidade no trânsito no Brasil: considerações sobre a propaganda de dois problemas de saúde pública. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, v. 29, n. 1, p. 110-118, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-81082007000100019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rprs/a/5VsN9vqRWtR8s9GtqxHfggS/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26917https://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082007000100019Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rprs/a/5VsN9vqRWtR8s9GtqxHfggS/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessPinsky, IlanaPavarino Filho, Roberto Victorporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-12T12:21:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/26917Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-12T12:21:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A apologia do consumo de bebidas alcoólicas e da velocidade no trânsito no Brasil : considerações sobre a propaganda de dois problemas de saúde pública
The promotion of alcoholic beverage consumption and traffic speed in Brazil : considerations on the advertising of two public health problems
title A apologia do consumo de bebidas alcoólicas e da velocidade no trânsito no Brasil : considerações sobre a propaganda de dois problemas de saúde pública
spellingShingle A apologia do consumo de bebidas alcoólicas e da velocidade no trânsito no Brasil : considerações sobre a propaganda de dois problemas de saúde pública
Pinsky, Ilana
Acidentes de trânsito
Velocidade
Mídia
Propaganda
title_short A apologia do consumo de bebidas alcoólicas e da velocidade no trânsito no Brasil : considerações sobre a propaganda de dois problemas de saúde pública
title_full A apologia do consumo de bebidas alcoólicas e da velocidade no trânsito no Brasil : considerações sobre a propaganda de dois problemas de saúde pública
title_fullStr A apologia do consumo de bebidas alcoólicas e da velocidade no trânsito no Brasil : considerações sobre a propaganda de dois problemas de saúde pública
title_full_unstemmed A apologia do consumo de bebidas alcoólicas e da velocidade no trânsito no Brasil : considerações sobre a propaganda de dois problemas de saúde pública
title_sort A apologia do consumo de bebidas alcoólicas e da velocidade no trânsito no Brasil : considerações sobre a propaganda de dois problemas de saúde pública
author Pinsky, Ilana
author_facet Pinsky, Ilana
Pavarino Filho, Roberto Victor
author_role author
author2 Pavarino Filho, Roberto Victor
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinsky, Ilana
Pavarino Filho, Roberto Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Acidentes de trânsito
Velocidade
Mídia
Propaganda
topic Acidentes de trânsito
Velocidade
Mídia
Propaganda
description Os acidentes de trânsito, muitas vezes relacionados com excesso de velocidade, e os problemas decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas são dois importantes problemas de saúde pública no Brasil. Esses problemas podem estar associados, como no caso do dirigir alcoolizado, mas também se apresentam de maneira independente. Entre os diversos fatores que impactam nesses problemas encontra-se a propaganda de estímulo (comerciais). A influência da propaganda em várias questões de saúde, incluindo consumo de álcool e segurança no uso de veículos, tem um papel que recentemente está sendo mais estudado e compreendido. Setores públicos e privados no Brasil têm influência na regulamentação da propaganda, que é ainda principalmente exercida através do exercício da auto-regulamentação. O presente artigo apresenta um quadro geral sobre o assunto e, diante dos prejuízos de ordem social e econômica advindos do consumo de bebidas e dos acidentes, propõe-se a discutir o papel que vem sendo exercido pelos meios de comunicação, sua responsabilidade social e os limites da auto-regulamentação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2017-12-07T04:47:35Z
2017-12-07T04:47:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINSKY, Ilana; PAVARINO FILHO, Roberto Victor. A apologia do consumo de bebidas alcoólicas e da velocidade no trânsito no Brasil: considerações sobre a propaganda de dois problemas de saúde pública. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, v. 29, n. 1, p. 110-118, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-81082007000100019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rprs/a/5VsN9vqRWtR8s9GtqxHfggS/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26917
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082007000100019
identifier_str_mv PINSKY, Ilana; PAVARINO FILHO, Roberto Victor. A apologia do consumo de bebidas alcoólicas e da velocidade no trânsito no Brasil: considerações sobre a propaganda de dois problemas de saúde pública. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, v. 29, n. 1, p. 110-118, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-81082007000100019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rprs/a/5VsN9vqRWtR8s9GtqxHfggS/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26917
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082007000100019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580903229915136